Quais são as expectativas do varejo para o dia das mães?
Varejo

Quais são as expectativas do varejo para o dia das mães?

Por Fabiana Fujihara Abreu, Inteligência de Mercado na Linx.

Com a maior flexibilização das medidas sanitárias, a expectativa de faturamento para o Dia das Mães aumenta. Considerada a segunda maior data sazonal do varejo, ficando somente atrás do Natal, o Dia das Mães configura-se como uma data importante no calendário do primeiro semestre.

Em 2020, com o isolamento social, grande parte do varejo não pode manter as lojas abertas, com isso, a expectativa para 2021 é maior entre os lojistas, conforme divulgado pelas Associações de Lojistas e Shopping Centers.

Segundo Pesquisa Dia das Mães 2021 realizada por AlliN, Social Miner em parceria com o Instituto Opinion Box com 1.035 consumidores em todo o país entre os dias 07 e 12 de abril de 2021, 66% dos pesquisados revelam que irão presentear nesta data, sendo que 35% pretendem comprar na semana do evento.

Dentre as categorias favoritas, estão no topo da intenção de compra:

  • Beleza e Cosméticos (52%);
  • Vestuário, Calçados e Acessórios (46%);
  • Casa e Decoração (29%);
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis (24%);
  • Eletrônicos e informática (18%);
  • Vale presente (17%).

Além das Mães, os entrevistados disseram que irão aproveitar a data para presentear: o cônjuge (20%), a sogra (18%), a avó (11%, a si mesmo (11%), a irmã (10%) e a madrinha (6%).

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Dicas para aumentar seu faturamento no Dia das Mães

Como dicas para conquistar mais clientes neste Dia das Mães, destacamos os seguintes pontos apresentados na pesquisa:

  • Bons preços e promoções (76%),
  • Vantagens no frete (55%),
  • Ser uma loja ou marca que já conheço (47%),
  • Ter a garantia de segurança contra fraudes (41%),
  • Poder comprar online e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa (39%),
  • Poder trocar itens comprados online na loja física (38%),
  • Poder aproveitar os descontos do e-commerce na loja física (36%),
  • Encontrar os mesmos produtos online e na loja física (36%)
  • Receber ofertas e conteúdo personalizados (30%),
  • Receber comunicações apenas pelos canais que eu selecionei (24%).

Diante da aceleração digital, os varejistas precisam estar mais do que nunca preparados para enfrentar os novos cenários que virão. Cada vez mais, a tecnologia deverá ser usada como aliada para proporcionar uma experiência digital, omnichannel e personalizada dentro da Jornada de Compra do consumidor.

E para falar deste “Next Normal“, take away bastante comentado na NRF 2021, mencionamos uma frase da Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence, uma empresa de consultoria, disse que o que trouxe você até aqui não vai ser suficiente para te levar daqui pra frente. Que cada dia será diferente e que as companhias terão que estar preparadas para compreender, atender e se readaptar a este novo ambiente.

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