Aproveite as estratégias de publicidade digital para a Black Friday

Aproveite as estratégias de publicidade digital para a Black Friday

Não importa qual seja seu tamanho, você precisa ter uma estratégia clara de comunicação e publicidade digital para a Black Friday e estar pronto para vender mais.

Na Black Friday, ter boas promoções e negociações saudáveis com os fornecedores é importante, mas elas de nada adiantam se o consumidor não ficar sabendo das suas ofertas. Cada vez mais, o investimento em mídia faz a diferença no resultado das ações promocionais.

Não importa qual seja o tamanho do seu e-commerce, é preciso ter uma estratégia clara de comunicação e publicidade. Tanto em mídia digital quanto nos meios convencionais e até mesmo usando as lojas físicas como espaço publicitário, os varejistas que obtêm mais sucesso na Black Friday são os que conseguem alcançar o cliente certo, com a campanha adequada, no momento exato.

Com o aumento da concorrência digital, tanto no e-commerce quanto nos marketplaces, quem investe mais em publicidade gera mais resultados. E, por isso, é priorizado pelos algoritmos dos marketplaces. Já o investimento em mecanismos como o Google Shopping impulsiona a visibilidade de seus produtos e promoções, gerando tráfego e contribuindo para o aumento da relevância do seu e-commerce.

Publicidade digital não é uma coisa só

Mesmo antes da pandemia, os formatos digitais de publicidade já vinham em forte expansão. Em 2019, o valor alocado em mídia digital ultrapassou, pela primeira vez, a publicidade tradicional nos Estados Unidos. Já no Brasil, no ano passado a internet respondeu por 26,7% do total investido em publicidade. Para 2021, um estudo do IAB Brasil trouxe previsões e tendências para o setor:

  • 63% das agências e anunciantes (buy side) disseram que investem mais da metade de seu orçamento de publicidade em meios digitais, sendo que 20% direcionam mais de 80% para os canais online;
  • 45% dos anunciantes pretendem aumentar a verba gasta com anúncios digitais em 2021;
  • 14% reforçaram neste ano sua estratégia de influencers;
  • ROI, performance, posicionamento de marca e alcance de novas audiências são os drivers mais importantes de investimento em publicidade digital;
  • 27% esperam aumentar os investimentos em Search, 23% em áudio digital / podcasts e 18% em publicidade nativa.

Assim como acontece na mídia tradicional, em que existem inúmeros formatos de comunicação com o cliente (rádio, TV, jornais, revistas, mídia outdoor, mídia indoor), o digital também oferece um cardápio recheado de opções. Todo varejista deve estar atento a aspectos como:

1) Publicidade nativa

Quanto maior o tráfego de seu site, maior a possibilidade de utilizar seus próprios espaços digitais para promover os produtos de seus fornecedores. Marketplaces obtêm uma parcela considerável de suas receitas com a oferta de espaços em suas plataformas para anunciantes. Funcionando como Publishers, eles oferecem áreas de alto valor para outros varejistas, em uma relação ganha-ganha:

  • O marketplace apresenta produtos que estão sendo procurados pelos clientes, aumentando a possibilidade de conversão;
  • O anunciante obtém mais visibilidade e impulsiona suas vendas;
  • O consumidor tem uma experiência de compra mais prática e conveniente.

A publicidade nativa aumenta a visibilidade de lançamentos e de produtos de catálogo, em uma estratégia que pode ser utilizada tanto para impulsionar as vendas de novidades quanto de itens que precisam de mais giro. Especialmente para os itens de curva B e C, o uso de publicidade nativa entrega uma visibilidade que dificilmente aconteceria de forma orgânica.

publicidade digital para a black friday

2) Mídia programática

A compra de mídia direta em sites e portais continua sendo uma forma relevante de acesso a espaços pagos no meio digital. Por meio de plataformas online que fazem a intermediação da compra desses espaços publicitários, é possível utilizar um portfólio de mídia automatizado, de acordo com as necessidades de comunicação do anunciante. Para melhorar a performance das vendas, esse é um modelo que traz diversas vantagens:

  • Possibilidade de segmentação: as campanhas são apresentadas aos consumidores de acordo com critérios como gênero, idade, intenção de compra e outros sites navegados;
  • Comunicação mais direcionada, sem dispersão em sites aleatórios;
  • Determinação do valor máximo a ser investido;
  • Em tempo real, controle dos anúncios e análise dos resultados das campanhas.

3) Search

Os resultados das ferramentas de busca podem ser um canal importante de captação de clientes e geração de vendas para o seu negócio. Afinal de contas, todos os dias ocorrem 3,5 bilhões de pesquisas no Google. Seja externamente (no Google) ou internamente (a busca do seu próprio site), esse é um meio importante de geração de resultados.

O investimento no patrocínio de palavras-chave e na exibição de ofertas relacionadas aos produtos pesquisados é um recurso que aumenta a visibilidade do seu negócio e pode ser usado a partir de diferentes estratégias:

  • Tráfego de alta prioridade: com o uso de palavras-chave relevantes, um varejista pode garantir para si o direcionamento das principais pesquisas relevantes para o seu negócio;
  • Expansão do alcance: por meio da correspondência de termos (broad match), o varejista pode expandir o universo de consultas que consegue capturar. Dessa forma, se torna visível para mais clientes;
  • Automatização: o uso de anúncios dinâmicos faz com que o varejista capture consultas adicionais por meio de recursos automatizados, dando mais flexibilidade para reagir às mudanças do mercado.

Tudo o que você precisa saber para investir melhor e ter resultados acima das expectativas

Segundo o próprio Google, para melhorar os textos dos anúncios e conquistar mais clientes, é preciso levar em conta alguns princípios de ciência comportamental:

  • O poder do gratuito: cupons e ofertas gratuitas podem direcionar o comportamento de compra;
  • Autoridade: marcas, produtos e serviços recomendados por especialistas e fontes confiáveis sempre se destacam;
  • Enquadramento: destacar os benefícios corretos para cada cliente aumenta a possibilidade de conversão;
  • Confirmação social: recomendações e destaques populares no grupo social (a base de clientes do site ou seus amigos, por exemplo) têm poder de persuasão;
  • Sinalização: associações que demonstrem a natureza exclusiva de um produto mudam a percepção dos clientes.

Potencialize sua estratégia de publicidade digital para a Black Friday

O investimento em publicidade digital é fundamental para obter resultados nas ações de Black Friday. O uso de uma plataforma integrada de Ads permite desenvolver e controlar uma rede de anúncios que aumente o alcance e a eficiência de suas ações de publicidade. Dessa forma, o varejista oferece mais visibilidade para seu catálogo, obtêm posições mais destacadas nos principais e-commerces e marketplaces do país, qualifica o tráfego do seu e-commerce, melhora a comunicação com o cliente, otimiza os investimentos em publicidade e permite controlar e alterar as campanhas em tempo real.

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