A projeção de vendas pode ser uma solução estratégica para aumentar o lucro do seu comércio eletrônico.
A base de todo planejamento de uma empresa é a projeção de vendas, pois através desse processo que se determina os objetivos e as estratégias de marketing. Além disso, a projeção possibilita um diagnóstico do desempenho das ações, em que o lojista consegue ver onde deve focar sua energia para atingir os resultados.
A projeção também é conhecida como forecast de vendas, mas no discurso prático é a previsão ou estimativa de receitas e vendas que a loja virtual pode gerar. Por isso, é importante realizar os cálculos com base nos dados, indicadores, taxa de conversão, por exemplo.
Como fazer a projeção de vendas?
Atualmente, existem diversas formas de calcular a projeção de vendas de uma empresa, como:
- Recursos: determina o volume de vendas de acordo com a capacidade de venda e produção;
- Sazonalidade: considera datas de menor e maior volume de vendas;
- Mercado: a previsão acontece em uma análise comportamental do setor.
Depois de escolher o critério que será base da projeção, é necessário estabelecer as metas de vendas, entender o objetivo ao longo do período analisado (lembrando das sazonalidades) e acompanhar a progressão de vendas de acordo com o que foi previsto.
Quais as vantagens da projeção de vendas no e-commerce?
Compreensão do mercado
Quando se faz uma projeção de vendas, isso exige um conhecimento do mercado. Além de incentivar o estudante a estudar sobre ele, é possível entender as possibilidades de inserção e os períodos que o consumidor mais consome o produto que o lojista vende. Outro detalhe importante para ajudar compreender o mercado, é estudar os concorrentes, isso amplia mais o conhecimento do setor.
Comprometimento do time
Após definir as expectativas de vendas, o lojista pode estabelecer metas para a equipe atingir. Mas, esses objetivos precisam ser realistas, pois se não, o time ficará frustrado. Além disso, as metas precisam ser mensuráveis para que o time entenda se estão no caminho certo.
A projeção de vendas pode trazer engajamento para a equipe que busca cumprir os objetivos feitos. Se isso não é feito, os colaboradores ficam desestimulados e começam a se sentir perdidos, e isso não pode acontecer, não é mesmo?
Evolução orgânica
A projeção pode ajudar nos períodos de oscilações de vendas. Quando se tem determinado o fim de um período que vem sendo analisado, o planejamento pode ser adequado para momentos de contenção de gastos. A projeção de vendas pode aumentar o crescimento orgânico, desde que com metas bem estabelecidas, é possível traçar caminhos com controle e segurança.
Decisões em cima de dados
Com as projeções, a marca pode tomar decisões embasadas em dados concretos, como produção, estoque, alocação de recursos, investimentos, etc. Dessa forma, através da análise é possível obter uma visão clara das demandas, permitindo que a empresa antecipe alguma necessidade que surgir no mercado.
Gestão do estoque
Quando se tem uma projeção de vendas, a empresa consegue determinar o estoque que será necessário. Assim, é possível evitar escassez de produtos e estoque parado, que pode acabar resultando em custos extras. Logo, se tem uma gestão de estoque adequada com base nas projeções, isso ajuda a melhorar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Para dar certo a projeção de vendas no comércio eletrônico é preciso contar com uma plataforma que permita escalar o seu negócio e acompanhar as métricas das vendas, isso e muito mais você encontra na Linx Commerce.
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