Projeção de vendas: as vantagens para a sua loja virtual

Projeção de vendas: as vantagens para a sua loja virtual

A projeção de vendas pode ser uma solução estratégica para aumentar o lucro do seu comércio eletrônico.

A base de todo planejamento de uma empresa é a projeção de vendas, pois através desse processo que se determina os objetivos e as estratégias de marketing. Além disso, a projeção possibilita um diagnóstico do desempenho das ações, em que o lojista consegue ver onde deve focar sua energia para atingir os resultados.

A projeção também é conhecida como forecast de vendas, mas no discurso prático é a previsão ou estimativa de receitas e vendas que a loja virtual pode gerar.  Por isso, é importante realizar os cálculos com base nos dados, indicadores, taxa de conversão, por exemplo. 

projeção de vendas

Como fazer a projeção de vendas?

Atualmente, existem diversas formas de calcular a projeção de vendas de uma empresa, como:

  • Recursos: determina o volume de vendas de acordo com a capacidade de venda e produção;
  • Sazonalidade: considera datas de menor e maior volume de vendas;
  • Mercado: a previsão acontece em uma análise comportamental do setor.

Depois de escolher o critério que será base da projeção, é necessário estabelecer as metas de vendas, entender o objetivo ao longo do período analisado (lembrando das sazonalidades) e acompanhar a progressão de vendas de acordo com o que foi previsto. 

Quais as vantagens da projeção de vendas no e-commerce?

Compreensão do mercado

Quando se faz uma projeção de vendas, isso exige um conhecimento do mercado. Além de incentivar o estudante a estudar sobre ele, é possível entender as possibilidades de inserção e os períodos que o consumidor mais consome o produto que o lojista vende. Outro detalhe importante para ajudar compreender o mercado, é estudar os concorrentes, isso amplia mais o conhecimento do setor.

Comprometimento do time

Após definir as expectativas de vendas, o lojista pode estabelecer metas para a equipe atingir. Mas, esses objetivos precisam ser realistas, pois se não, o time ficará frustrado. Além disso, as metas precisam ser mensuráveis para que o time entenda se estão no caminho certo.

A projeção de vendas pode trazer engajamento para a equipe que busca cumprir os objetivos feitos. Se isso não é feito, os colaboradores ficam desestimulados e começam a se sentir perdidos, e isso não pode acontecer, não é mesmo?

Evolução orgânica

A projeção pode ajudar nos períodos de oscilações de vendas. Quando se tem determinado o fim de um período que vem sendo analisado, o planejamento pode ser adequado para momentos de contenção de gastos. A projeção de vendas pode aumentar o crescimento orgânico, desde que com metas bem estabelecidas, é possível traçar caminhos com controle e segurança. 

Decisões em cima de dados

Com as projeções, a marca pode tomar decisões embasadas em dados concretos, como produção, estoque, alocação de recursos, investimentos, etc. Dessa forma, através da análise é possível obter uma visão clara das demandas, permitindo que a empresa antecipe alguma necessidade que surgir no mercado. 

Gestão do estoque

Quando se tem uma projeção de vendas, a empresa consegue determinar o estoque que será necessário. Assim, é possível evitar escassez de produtos e estoque parado, que pode acabar resultando em custos extras. Logo, se tem uma gestão de estoque adequada com base nas projeções, isso ajuda a melhorar a eficiência operacional e a satisfação do cliente. 

Para dar certo a projeção de vendas no comércio eletrônico é preciso contar com uma plataforma que permita escalar o seu negócio e acompanhar as métricas das vendas, isso e muito mais você encontra na Linx Commerce

Quer saber mais? Acesso nosso conteúdo e solicite uma demonstração da nossa plataforma. Nosso time está esperando para transformar o seu negócio digital. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!