Programa de fidelidade em food service: entenda e escolha o seu!
Bares e restaurantes

Programa de fidelidade em food service: entenda e escolha o seu!

Hoje, queremos falar sobre a importância do programa de fidelidade em food service. Mesmo em tempos de pandemia, o setor de serviços alimentícios continua crescendo de forma significativa, apresentando faturamento de mais de 10% do total do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Já os investimentos na área ultrapassam os R$21 bilhões, como mostra a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Diante desse cenário, é normal que o segmento também seja concorrido, exigindo que os seus empreendedores superem desafios constantemente. Por isso, as estratégias de fidelização não devem ser descartadas se o seu objetivo é liderar uma empresa inovadora e de imagem fortalecida.

É nesse momento que o programa de fidelidade deve entrar em ação. Contudo, em que consiste essa iniciativa? Como é possível investir na ideia e iniciá-la do zero? Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias sobre o assunto. Acompanhe e saiba como sair na frente!

O que é um programa de fidelidade?

Antes de tudo, vamos entender o que, de fato, é um programa de fidelidade. Basicamente, a estratégia diz respeito a uma série de ações realizadas para oferecer benefícios aos clientes de uma empresa. Em geral, tais vantagens são disponibilizadas quando o consumidor realiza compras dessa marca, permitindo que o relacionamento com o público fique cada vez mais sólido.

De modo geral, podemos dizer que os programas de fidelidade consistem em incentivos contínuos, atuando como um mecanismo de recompensa. Em curto e longo prazo, essa atividade também é interessante para encorajar a realização de novas compras e envolver o usuário nos principais acontecimentos de uma empresa.

Aliás, para ter um processo eficiente é importante que a organização conte com parceiros de vários ramos do mercado. Isso garante que os benefícios se tornem mais atrativos e possam ser aproveitados de diferentes maneiras.

programa de fidelidade food service

Como os programas de fidelidade funcionam?

Felizmente, o programa de fidelidade acontece de um modo bem simples. Em linhas gerais, sempre que o cliente realiza uma compra, ele é beneficiado com um desconto, promoção, brinde ou serviço extra gratuito. Ao investir nessa ideia, o consumidor se sentirá muito mais motivado a fazer outras compras com a mesma empresa, sempre visando conseguir novas ofertas interessantes.

De todo modo, é importante ressaltar que essa estratégia não deve funcionar de forma automática. Ou seja, esses diferenciais não são distribuídos aleatoriamente entre os consumidores. Para tanto, o usuário precisa fazer um cadastro, ou então, atingir um valor mínimo de compras.

E mais! Existem situações em que os programas de fidelidade contam com prazo de validade. Isso quer dizer que, caso o cliente comece a acumular pontos, essa pontuação poderá ser resgatada somente até uma data limite.

Veja razões para investir no programa de fidelidade em food service:

  • é uma alternativa eficiente para melhorar a imagem da marca no mercado;
  • você pode melhorar a experiência digital do público;
  • é possível aumentar sua base de clientes fiéis;
  • os consumidores vão gastar mais em sua loja para obter os benefícios ofertados;
  • será possível minimizar os custos de marketing;
  • você conseguirá aumentar seu ticket médio.

Como fazer um programa de fidelidade em food service?

Como você deve imaginar, existem vários cuidados que precisam ser tomados ao implementar um programa de fidelidade em um food service.

Esteja preparado para cadastrar informações

Cadastrar os clientes é a primeira etapa para quem deseja adotar essa estratégia. Se possível, pegue as suas principais informações pessoais, como nome, endereço e telefone (WhatsApp). A fim de extrair melhores resultados, utilize os dados dos usuários de forma inteligente e seguindo as exigências da LGPD, para fazer ações direcionadas conforme os hábitos de consumo de cada um.

Estabeleça as regras

Para ter bons resultados com o programa de fidelidade em seu restaurante é imprescindível que essa iniciativa conte com uma série de regras. Isso impedirá que os consumidores fiquem em dúvidas ou, até mesmo, que haja problemas no futuro. Com isso em mente, estabeleça diretrizes claras e objetivas. Por exemplo: fale tudo a respeito da pontuação necessária, dos prazos, da forma de uso e até dos prêmios oferecidos.

Guia food service

Capriche nos benefícios

É necessário oferecer recompensas atrativas. Isso não quer dizer que os prêmios devem ser caros demais, mas devem ser interessantes para o público. Logo, conhecer os seus consumidores é algo essencial. Somente assim, você conseguirá identificar os benefícios mais vantajosos e firmar relacionamentos duradouros.

Acompanhe os resultados em tempo real

Por último, e não menos importante, esteja sempre de olho nos resultados dessa ação. Durante o processo, você precisará saber se o programa de fidelidade está funcionando e garantindo um crescimento significativo em suas vendas. Para isso, a tecnologia se torna obrigatória e uma plataforma completa de CRM se faz necessária.

Viu só? Como foi possível notar ao longo deste artigo, o programa de fidelidade em food service é uma iniciativa muito vantajosa para que o seu restaurante se destaque no setor e lucre mais. Esperamos que as recomendações tenham sido válidas.

E caso tenha gostado da leitura, aproveite para nos seguir e acompanhar as tendências para o mercado de food service. Assine a newsletter do blog da Linx e fique por dentro das novidades para o seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente