Programa de Benefício em Medicamentos (PBM): o que é e como administrar?
Farmácias e drogarias

Programa de Benefício em Medicamentos (PBM): o que é e como administrar?

O Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é muito utilizado pelas farmácias para oferecer preços bem mais atrativos aos seus clientes. As drogarias que aderem a esse serviço obtêm descontos dos laboratórios e, assim, conseguem repassar um valor melhor aos consumidores.

Com isso, a empresa consegue fidelizar o público e aumentar seu ticket médio. Como resultado, eleva seu faturamento e conquista uma importante vantagem competitiva no mercado. Quer saber mais sobre o assunto?

Neste post, você entenderá melhor o que é o PBM, quais são as vantagens de participar dele e como administrá-lo de maneira eficiente em sua farmácia. Acompanhe!

Afinal, o que é um Programa de Benefício em Medicamentos (PBM)?

Como mencionamos, trata-se de um programa que oferece descontos em medicamentos comercializados em drogarias. Ele é disponibilizado por laboratórios e envolve toda a cadeia produtiva: desde a fabricação, passando pelo varejo até a venda ao consumidor final.

O PBM tem uma lista com mais de 3 mil fármacos (entre genéricos, similares e de referência) com preços acessíveis. A propósito, essa lista cobre cerca de 80% dos tratamentos de nível ambulatorial.

É importante esclarecer que, ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um Programa de Benefício em Medicamentos (PBM). Cada empresa de PBM faz uma parceria com um ou mais laboratórios específicos, que disponibilizam um preço diferenciado em seu sistema.

Então, uma farmácia pode contar com diversos PBM — e quanto mais opções, maior será a quantidade de medicamentos com desconto.

Banner CTA_Funcionalidades farmácia

Quais são as vantagens de participar desse programa?

O Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é uma estratégia eficaz para a farmácia, pois ele oferece uma série de benefícios ao negócio. Os principais são:

  • satisfação dos clientes — ao oferecer bons descontos, principalmente em medicamentos de uso contínuo, o consumidor sente que é valorizado pela drogaria;
  • fidelização dos consumidores — por conta dos preços atrativos, o cliente tende a permanecer fiel à farmácia, inclusive recomendando o estabelecimento para outras pessoas;
  • competitividade — como os descontos concedidos pelos PBMs são padronizados, as pequenas e grandes drogarias competem de igual para igual;
  • faturamento — além dos medicamentos com desconto, os clientes consumirão outros produtos da farmácia, o que aumenta a rentabilidade.
  • rentabilidade – o desconto aplicado é subsidiado pela indústria, evitando assim a necessidade em se aplicar descontos que subtraiam da marca de lucro da farmácia.

Como administrar PBMs nas farmácias?

Como existem diversos Programas de Benefício em Medicamentos (PBM), cada um conta com um grupo de laboratórios cadastrados, portanto, com um sistema específico. Além disso, os produtos que participam desse programa têm algumas especificações em relação a estoque e pagamento.

Desse modo, é preciso que a drogaria tenha muita atenção na hora de administrar esses produtos e programas. Assim, o ideal é optar pela inovação nas farmácias.

Um software de gestão completo, como o Linx Big Farma, oferece tudo o que você precisa: desde a gestão de PBM, preços e controle de compras até o acompanhamento da produtividade dos funcionários.

Portanto, o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é uma opção excelente para atrair e reter clientes, além de aumentar o faturamento da sua farmácia. No entanto, é fundamental utilizar um software específico para aproveitar as vantagens e integrar o programa já utilizado com a gestão dos PBMs.

Quer outras dicas para conquistar mais público? Então, aproveite a visita no blog e saiba como as novas tecnologias podem ajudar a fidelizar clientes em farmácias!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente