Uma das tendências para o varejo que foi muito reforçada na NRF Big Show 2016 é a Produtividade. Investir em melhorias das operações, reduzir custos e aumentar a eficiência foram pontos citados como os desafios para as empresas neste ano.
Em busca por melhoria de resultados das lojas, os varejistas podem usufruir de diferentes ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado. A cada dia surgem novas e as já existentes estão em constante evolução.
Neste ano, observa-se o surgimento de muitas novidades que visam otimizar o tempo e a produção das marcas em troca de uma melhoria nos rendimentos, porém, com a preocupação de uma “entrega rápida” e com qualidade.
A tecnologia pode ser aplicada para alcançar a produtividade em diversas frentes:
– Para ampliar ou melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores, modificando o design e usando-as nas lojas físicas, como por exemplo, o uso de telas touch screen para a visualização de catálogos de produtos e combinação de looks ou cabides com marcadores de “curtidas” que a peça recebe no site da loja;
– No atendimento ao cliente, utilizando aplicativos móveis que finalizam a venda ou reduzem filas no caixa, além de aumentar o ticket médio da venda;
– No e-commerce, integrando a gestão da loja virtual com a loja física e controlando o estoque de forma centralizada, que facilita todo o processo e reduz a ruptura de vendas;
– Na divulgação da marca e produtos tendo as mídias digitais como as principais propagadoras – elas são mais rápidas para chegar até os clientes e possibilitam a manutenção de um relacionamento mais próximo, encurtando o canal entre os consumidores e a loja;
– Utilizando o Big Data para analisar preferências e customizar produtos e serviços em tempo real;
– Com a aplicação do Analytics para estabelecer novas relações de qualidade com os consumidores.
Esses são alguns exemplos de ferramentas que apoiam o varejista na busca do tão desejado incremento da produtividade. Existem diversas opções no mercado, para diferentes necessidades. Por isso, a primeira ação a ser tomada é a de análise: como está sua empresa hoje? Quais processos podem ser considerados eficientes se comparados ao restante do mercado? Em quais deles é necessário melhorar? Respondidas essas perguntas, ficará mais simples identificar as ferramentas certas para investir.
Percebe-se ainda que a produtividade não é algo direcionado apenas para os processos das empresas, mas também para o consumidor, que deseja aplicar seu tempo com experiências agradáveis e enriquecedoras, ao invés de perder horas com a parte burocrática de uma compra de produto ou serviço.
O leque de oportunidades é enorme, acessível e adaptável para todos os tipos de varejo. Os avanços tecnológicos são um caminho para uma execução mais assertiva, tornando-se um ponto determinante para o sucesso das marcas, para a produtividade e para a satisfação do cliente.
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