7 ações que as lideranças podem adotar para aumentar a produtividade da equipe
Recursos humanos

7 ações que as lideranças podem adotar para aumentar a produtividade da equipe

Muitos são os fatores que levam gestores a investirem na produtividade da equipe organizacional. As frequentes transformações no mercado, a alta competitividade e a rotatividade de colaboradores são alguns dos elementos que afetam as metas de desempenho das empresas.

Funcionários produtivos se sentem satisfeitos e motivados com a experiência laboral que vivenciam diariamente. Por isso, é preciso buscar maneiras efetivas de melhorar a performance e o engajamento dos profissionais que fazem parte da companhia. O primeiro passo para isso é informatizar tarefas repetitivas e setores, substituindo tarefas manuais com o auxílio de um software de gestão.

No entanto, como estamos falando de pessoas que precisam se sentir engajadas para produzir mais, listamos uma série de dicas e informações para você melhorar a conduta operacional do seu time. Confira!

Fatores que reduzem a produtividade da equipe

Antes de falarmos sobre o crescimento produtivo dos colaboradores, vamos aos motivos levam à ausência funcional das equipes.

Estrutura antiquada e ineficiente

O mobiliário deve preservar a integridade física dos funcionários, ao mesmo tempo em que devem favorecer a execução das tarefas. Equipamentos antigos e que não são renovados há um bom tempo podem desmotivar o time. Portanto, não hesite em melhorar recursos e aumentar a eficiência.

Falta de organização

Funcionalidade e praticidade são palavras de ordem no ambiente organizacional. Quando os colaboradores não encontram o que precisam em arquivos, armários, pastas e prateleiras, perdem muito tempo para iniciar, continuar e finalizar tarefas. É claro que é necessário contar com o auxílio de todos para deixar tudo em ordem, mas a equipe precisa de uma infraestrutura adequada para organizar tudo.

Ambiente desconfortável

Processos operacionais de empresas que fabricam produtos podem ser barulhentos, o que pode afetar a concentração e a produtividade de profissionais que trabalham em setores administrativos, por exemplo. Nesse caso, investir em revestimentos acústicos e oferecer protetores auriculares pode amenizar o problema.

Além disso, a falta de iluminação adequada para executar tarefas e o desconforto térmico podem ser agravantes para diminuir a performance da equipe. Para reverter a situação, invista em um ambiente estimulante e agradável para todos.

Atividades repetitivas

Funções repetitivas e burocráticas são as maiores vilãs de produtividade nas companhias. O problema pode passar despercebido por conta de ser rotineiro, além de alguns gestores terem uma percepção equivocada de que um time sempre ocupado está sendo produtivo ao máximo. Nesse caso, vale investir em tecnologia para produtividade.

Gestão autoritária

Gestores autoritários não são vistos com bons olhos pelos demais integrantes da companhia, pois desmotivam os colaboradores e prejudicam os resultados. Sem falar que os funcionários são mais propícios a procurar outras empresas, uma vez que não são reconhecidos pelos seus esforços. Aqui, é válido orientar e treinar a liderança a respeito da empatia e da tolerância para com o próximo.

7 ações para garantir a produtividade da equipe

Felizmente, existe uma infinidade de ações para favorecer a produtividade do time. Pensando nisso, listamos 7 atitudes e melhorias que a liderança deve promover para deixar a equipe mais produtiva.

1. Promova reuniões e entregue feedbacks

A boa comunicação deve fazer parte da rotina de reuniões e feedbacks. Quando um funcionário não atinge metas e falha na execução de atividades que exigem concentração, ele precisa ser informado o mais rápido possível. Essa conduta também vale quando o colaborador atinge uma boa performance, já que é importante dar um retorno positivo para mantê-lo no ritmo.

A recomendação é que os feedbacks sejam passados regularmente, aproveitando o momento do resultado para surtir mais efeito. Portanto, se perceber algo passível de orientação, faça isso imediatamente.

Lembrando que os retornos construtivos devem ser dados individualmente, em uma reunião one on one para instruir o colaborador diretamente e estreitar o vínculo profissional com ele. Já os feedbacks positivos podem ser fornecidos em reuniões coletivas. Esses encontros são essenciais para incentivar o crescimento produtivo da equipe, mostrando que a empresa se importa com a performance de todos. Para deixar o processo mais favorável, marque os encontros com antecedência e deixe todos os participantes a par dos assuntos que serão abordados.

2. Alinhe a gestão de equipes à gestão de tarefas

Mais um aspecto importante para engajar o time é fazer uma gestão de equipes eficiente, garantindo que todos conheçam as atividades laborais dos colegas, assim como a etapa e o tempo de cada uma. Dessa forma, além de o grupo saber quanto falta para cumprir as metas de produtividade, um time pode ajudar o outro sempre que necessário.

Para que isso seja possível, utilize um quadro físico para que todos os integrantes anotem suas tarefas e obrigações, ou utilize um software específico para garantir a atualização dos registros diários e agilizar compartilhamentos.

3. Estabeleça pequenas metas de eficiência

Definir uma meta global a longo prazo deixa os funcionários com uma sensação de estar muito longe de atingi-la. Por isso, estipule pequenas metas — que sejam alcançáveis e necessárias — ao longo do fluxo operacional e leve cada conquista ao conhecimento todos os colaboradores.

4. Descentralize as responsabilidades

Dividir responsabilidades é a melhor forma de deixar o fluxo operacional mais ágil. Delegar tarefas e oferecer autonomia é uma maneira de aliviar a rotina laboral da empresa e favorecer a resolução de problemas. Ao fazer isso, gestores transmitem confiança para as equipes, garantindo comprometimento genuíno com os resultados da empresa.

5. Ofereça planos de desenvolvimento

Muitas companhias apostam em planos de desenvolvimento individuais para engajar e aumentar a produtividade dos profissionais. Essa abordagem incentiva a qualificação contínua e beneficia o crescimento escalável do negócio, garantindo sua continuidade no mercado.

Para isso, é preciso avaliar o desempenho individual de cada talento, levantando suas forças e fraquezas. Depois, basta promover treinamentos específicos e dar as orientações necessárias para que os funcionários sejam bem-sucedidos.

6. Seja o exemplo

O cumprimento de horários, metas e políticas da empresa demonstram a seriedade do gestor para com as obrigações assumidas. Dessa forma, os liderados tendem a acatar o mesmo cumprimento laboral de modo a evidenciar compromisso, comprometimento e produtividade. Assim, todos tendem a ficar engajados com a cultura organizacional.

7. Refine o processo de recrutamento e seleção

Embora o assunto do conteúdo seja focado no aumento produtivo do seu time, também é importante mencionar a necessidade de selecionar talentos que tenham a produtividade como característica natural e saibam executar as tarefas necessárias para garantir uma alta performance.

Por isso, é importante contar com RH estruturado e que saiba onde buscar os melhores profissionais com auxílio de ferramentas específicas para identificar as habilidades dos candidatos, escolhendo as pessoas ideais para cada vaga em aberto.

E então, o que achou das ações que a liderança pode adotar para aumentar a produtividade da equipe? O segredo está em pensar em todos os profissionais que fazem parte da empresa, pois isso impacta diretamente em sua performance. Ofereça um ambiente estruturado, organizado, acolhedor e aberto às novas tecnologias para obter os melhores resultados com o seu time.

Gostou do conteúdo? Aproveite o gancho do tema para conhecer 11 indicadores de RH para aplicar diariamente.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente