Recursos humanos
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O recrutamento é uma das ações mais importantes, pois tem o intuito de atrair novos talentos para a empresa e definir quais profissionais farão parte da equipe. No entanto, diversas abordagens desse processo se tornaram obsoletas, visto que o comportamento dos candidatos mudou completamente. Nesse sentido, o processo seletivo humanizado é a melhor maneira de completar o time de colaboradores das instituições.
Em um passado recente, apenas com um teste (teórico e/ou prático) e uma entrevista as companhias já definiam quem seria contratado, considerando somente experiências passadas. Atualmente, as organizações estão mais preocupadas em realizar uma trajetória mais humana e longeva para diminuir a rotatividade (turnover) e reter talentos.
Se você faz parte da gestão de RH e deseja tornar o processo seletivo mais humanizado, não deixe de conferir as dicas e recomendações a seguir.
Assim como existe a jornada comercial, que começa com a identificação de determinada necessidade por parte dos consumidores, há a jornada dos candidatos, que inicia com a descoberta das vagas disponíveis e percorre 5 etapas específicas até o processo de admissão:
É importante considerar todos esses procedimentos, pensando como eles podem ser otimizados para atrair e reter um maior número de profissionais ao longo da contratação.
Uma sugestão é utilizar canais de alcance efetivo para anunciar vagas abertas e facilitar a descoberta por parte dos talentos. Nesse sentido, levantar o perfil dessas pessoas ajuda a marcar presença onde elas costumam estar, como redes sociais específicas, aplicativos de mensagem, anúncios em sites de recrutamento etc.
Marca empregadora corresponde à imagem da empresa no mercado de trabalho e atua como uma espécie de termômetro para talentos. Quando a reputação é sólida, os candidatos sentem-se mais confiantes e determinados durante o processo seletivo.
Para favorecer o recrutamento, elabore materiais (artigos, infográficos, fotos e vídeos) que mostrem como é trabalhar na empresa e quais são as experiências vivenciadas e os desafios enfrentados. Assim, você tem a chance de garantir um número maior de pessoas para a seleção.
A elaboração do processo de recrutamento e seleção deve ser detalhada para não deixar nada em branco. Considere todas as fases que serão percorridas (como as 5 etapas mencionadas anteriormente) ao longo da jornada a fim de informar e orientar os candidatos da melhor forma, sanando quaisquer dúvidas que podem surgir.
Para o candidato, entrar em um ambiente organizacional, em que há outras pessoas trabalhando, pode ser um motivo de pressão, especialmente se estiver muito tempo sem emprego ou for a primeira entrevista. Por isso, é importante que o entrevistador deixe o processo seletivo menos informal e mais descontraído, para deixar o candidato à vontade. Afinal, o diálogo não deve parecer um interrogatório, e sim uma conversa amistosa entre dois profissionais.
Conversar sobre as conquistas e as dificuldades que o talento teve ao longo de outras funções é uma maneira de tornar o processo mais humanizado. Isso é essencial para deixá-lo expressar suas habilidades e saber como costuma reagir a determinadas situações, avaliando o nível de autocrítica. Além disso, você tem a chance de observar como o candidato se relacionava com outros colegas e lidava com conflitos durante a jornada de trabalho.
Além de deixar os talentos mais confortáveis no processo de recrutamento e seleção, é importante deixá-los cientes das particularidades da função que está sendo disputada. Portanto, informe tudo na descrição do cargo para evitar dúvidas comuns durante o processo e favorecer as entrevistas.
Após as entrevistas, muitos candidatos ficam apreensivos quanto ao resultado, para saberem se continuam na seleção. No entanto, a grande maioria dos recrutadores não entrega qualquer retorno ou o faz de forma superficial.
É importante informar ao concorrente se ele permanece no processo seletivo ou não, e o que pode ser melhorado para ter uma performance mais satisfatória no futuro. Mas esse tipo de feedbacks deve ser construtivo, evitando abordagens críticas.
Para garantir uma experiência mais agradável e humanizada, envie um retorno claro e simplificado, indicando se a pessoa passou ou não na etapa. Só envie uma explicação mais detalhada caso o próprio candidato a solicite. Dessa forma, você terá a oportunidade de ajudá-lo a aperfeiçoar suas habilidades.
Aplique a pesquisa Net Promoter Score (NPS) e faça a seguinte pergunta para o candidato: “Entre 0 e 10, o quanto você recomendaria nosso processo seletivo para uma pessoa próxima?”. Depois, solicite uma justificativa para a nota dada.
Os entrevistados com notas de 0 a 6 são chamados de detratores, pois tiveram uma experiência desagradável. Os que deram notas 7 e 8 são considerados neutros em relação ao processo. Já os que avaliaram com notas 9 e 10 são promotores, satisfeitos com os procedimentos realizados.
A aplicação da metodologia ágil para RH pode ser realizada em empresas de qualquer porte e segmento, visto que agilidade não tem nada a ver com a estrutura do setor, mas com a aplicação de abordagens eficientes para exercer funções em menor escala.
Uma maneira de favorecer o Recursos Humanos e, por consequência, o processo seletivo é por meio da realização dos seguintes procedimentos:
O RH ágil gera um ambiente estratégico com melhorias contínuas, favorecendo a atração de talentos. O segredo está em deixar o fluxo operacional mais proativo.
A eficiência de um recrutamento está ligada à qualidade do banco de currículos e da fonte de candidatos. Nesse sentido, é válido investir em um sistema de gestão de RH para controlar o andamento dos processos seletivos, monitorar as atividades de rotina, acompanhar as novidades/mudanças do e-social e agilizar funções a fim de potencializar a metodologia ágil.
Além disso, ter um banco de talentos sempre atualizado e disponível pode facilitar recrutamentos futuros. Afinal de contas, pode ser que aquele profissional que por pouco não foi contratado seja ideal para a sua próxima vaga.
Com o apoio das dicas mencionadas, você, recrutador, terá tudo que precisa para tornar o processo seletivo mais humanizado. Por fim, não se esqueça de deixar a experiência mais inclusiva por meio do uso da linguagem de gênero ou neutra. Ao estabelecer o primeiro contato — pessoal ou online — pergunte como o candidato deseja ser tradado durante a entrevista.
E então, o que achou das informações abordadas no conteúdo? Ficou com dúvidas ou deseja complementar algo sobre processos seletivos humanizados? Comente abaixo.