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Como a tecnologia pode ser aliada no processo de compra?

Como a tecnologia pode ser aliada no processo de compra?

Quer melhorar suas vendas? Então invista em melhorar o seu processo de compras. No varejo, a gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para os bons resultados da loja. Afinal, é o produto que o cliente irá levar para casa.

Mas, o processo de compra é complexo e exige atenção. O que nem sempre todos os gestores de lojas podem dar. Para facilitar a administração dessa área, a tecnologia se torna uma aliada. Quer saber como? Neste artigo contamos tudo. Aproveite!

Por que é importante ter atenção com o processo de compra?

Todo negócio depende de uma gestão inteligente de suprimentos e logística para ter sucesso. Essa gestão beneficia estabelecimentos e clientes. Por isso, ao fazer melhores negociações de preço e mantendo os fornecedores mais adequados, ambos terão acesso a produtos de qualidade por um preço menor.

Essa relação de “ganha-ganha” também gera retorno para o negócio e seus fornecedores de forma indireta, por meio do aumento de suas vendas, causados pela recompra, fidelização dos consumidores e da propaganda que eles farão, atraindo novos clientes para a loja.

Como é possível mapear a cadeia de suprimentos e logística?

Com a complexidade do processo de compra, mapear toda a cadeia de suprimentos e logística, planejar etapas e padronizar procedimentos é algo imprescindível para aperfeiçoar a sua gestão. Dessa forma, será possível conhecer os participantes e ter uma visão sistêmica para amparar a tomada de decisão.

Inicialmente, é necessário definir todas as fases, criando um fluxo com entradas e saídas, especificando cada etapa, por quais tarefas são compostas, quem são os envolvidos (tanto interna quanto externamente), quais recursos são utilizados e que resultados são esperados. O objetivo é ser descritivo para compreender todo o processo.

Sob essa sequência aplica-se a análise SWOT, a fim de evidenciar quais são as forças e fraquezas, bem como, oportunidades e ameaças de cada fase. Com isso é possível fazer melhorias, eliminar atividades que não agregam ou mesmo reduzir o uso de recursos, definido a forma ideal de realizar cada ação.

Com os procedimentos alinhados e padronizados, o próximo passo é criar uma representação gráfica desse fluxo. Para isso, utiliza-se o método BPMN desenhando-o de ponta a ponta. Isso proporciona facilidade e rapidez na visualização e compreensão do processo por todos os envolvidos.

Como a tecnologia pode auxiliar o processo de compra?

Do planejamento de estoque até o cronograma logístico de entregas, todas as atividades que compõe a cadeia de suprimentos exigem análises complexas e precisão. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada, que além de agilizar o processo de compra e garantir o abastecimento adequado, agrega muitos outros benefícios. Veja quais são eles abaixo!

Redução de retrabalho

Soluções tecnológicas para a gestão da cadeia de suprimentos produzem informações exatas sobre a demanda, permitindo a compra de quantidades adequadas, evitando assim algumas situações como falta de produtos ou perda de dinheiro com estoque parado.

Também previne entraves que a realização manual desses procedimentos possibilita, como ter deixado de realizar um pedido, tê-lo feito duplicado e até falhas de digitação.

Fluidez da cadeia produtiva

Não basta comprar conforme o necessário, é preciso comprar na hora certa. Ter uma cadeia de suprimentos fluida, na qual tudo chega quando planejado, evita desabastecimentos em momentos-chave.

Realizar o pedido a tempo, evitando gargalos de aumento de demanda (como acontece no Natal, por exemplo), ter inúmeras outras responsabilidades, além das compras para gerir, você corre o risco de ter alguns esquecimentos. Mas com as soluções de TI, esse tipo de situação não ocorre.

Diminuição de custos operacionais

A diminuição de custos ocorre com a elevação da eficiência operacional e o aumento da produtividade. A primeira é um reflexo da modernização dos processos e da precisão que a inteligência de máquina permite. Diminuindo o desperdício de recursos.

Já o segundo, se deve a automação que retira processos repetitivos e pré-definidos da equipe, deixando os colaboradores livres para se dedicarem a outras tarefas mais importantes e a realizá-las com mais qualidade.

Mais controle da operação

Como visto, a margem de erro é maior quando as atividades são realizadas manualmente. Além disso, nessa situação o acompanhamento posterior também depende unicamente da percepção humana. Com a utilização de softwares para a gestão do processo de compra o controle aumenta, permitindo a percepção de falhas e de oportunidades de melhoria.

Integração com outros departamentos

Em uma empresa as ações de um setor impactam no trabalho dos demais. A falta de integração compromete o processo de compra, pois ele depende de informações geradas em outras áreas para definir demandas e questões logísticas. Um software permite o acesso a tais dados automaticamente, mitigando os efeitos dos ruídos na comunicação.

Mobilidade no atendimento

Atender a demanda de uma operação 24×7 (24 horas por dia, de segunda a domingo) exige flexibilidade. Realizar pedidos de qualquer lugar, a qualquer hora e sem depender da visita de um representante, para quem tem uma rotina bastante corrida e com uma agenda apertada, é o acréscimo de mobilidade que a tecnologia dá ao processo de compra.

Otimização da experiência do cliente

A experiência do cliente está correlacionada diretamente com alguns fatores, como as compras efetuadas por eles, se o consumidor sente falta de um produto que desejava adquirir e, de maneira indireta, com os impactos gerados nas áreas de marketing e comercial, pois são elas que gerenciam a relação com o consumidor.

Com o andamento adequado da cadeia de suprimentos e logística, esses setores podem planejar ações que visam agregar valor por meio de atendimento direto e interação nas redes sociais, baseando-se em oportunidades que os produtos possibilitam.

A vida cotidiana não acontece mais sem tecnologia. Mesmo lojas físicas precisam adotá-las, não só para atender melhor seus clientes, mas para serem mais eficientes. Soluções para o processo de compra automatizam e agilizam todo o negócio.

A Linx, por meio do software Storex, descomplica as operações centralizando tudo em um pedido só. Com ele a loja não precisa mais parar, pois é um sistema cloud que tem funcionamento off-line para autosserviço e omnichannel a fim de apoiar o centro de distribuição. Sendo uma solução completa e de baixo investimento.

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