Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
Independentemente do seu segmento de atuação, de a sua base de clientes ser grande ou de os seus produtos terem um preço mais baixo, a organização interna é uma das premissas básicas para o sucesso. Uma forma de se fazer isso é conhecendo os erros na gestão de centros automotivos.
Para tanto, ficar de olho na concorrência é sempre importante, e não apenas para ver o que eles estão acertando, mas as suas falhas também. Assim, a sua marca consegue investir exatamente nos pontos em que eles têm mais dificuldades. Muito mais do que colocar o cliente no centro da estratégia, é necessário tomar cuidado com diversas etapas do seu negócio.
Que tal, então, tirar as suas dúvidas sobre o assunto? Preparamos um artigo completo com a lista dos principais erros na gestão de centros automotivos, o impacto de cada um deles na sua rotina de trabalho e como evitá-los pode gerar resultados positivos. Continue a leitura e confira!
Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental investir na gestão do negócio, independentemente da sua área de atuação. Por melhor que seja o serviço oferecido ao cliente, nenhuma empresa consegue se sustentar a longo prazo sem um trabalho estruturado internamente. Quando isso acontece, os resultados tendem a aparecer de modo mais rápido.
Para começar, a organização interna permite que a sua equipe se concentre mais em atividades que contribuam para a experiência do consumidor na jornada de compra. Imagine quanto tempo — e dinheiro — não é desperdiçado quando os processos internos ainda não estão funcionando de forma integrada e simples. O pior disso é que o cliente é diretamente impactado.
Ao se organizar, o seu negócio passa a gerenciar com mais qualidade os seus recursos — humanos e financeiros —, explorando o melhor de cada um deles. Menos desperdícios e mais resultados. O atendimento é outro ponto aprimorado, entregando uma experiência melhor ao seu cliente em cada um dos contatos com a sua marca. No fim, o seu negócio consegue criar uma diferenciação no mercado.
Que tal, então, conferir quais são os erros que devem ser evitados durante o trabalho de gestão em um centro automotivo? Listamos os principais deles e o que fazer para não repeti-los. Confira!
O erro mais comum é não mapear os processos internos. Afinal, como identificar o que deve ser aprimorado se você não souber o que está sendo aplicado? A gestão do estoque é um exemplo: deixar que as peças dos serviços que o seu negócio oferece acabem é um erro grave, que pode resultar em um impacto significativo na performance e reputação do seu negócio.
Outro exemplo relevante é compreender como está funcionando o processo de agendamento. A partir de melhorias nessas operações, o cliente pode ser atendido em um tempo adequado, sem que se sinta prejudicado e sem exigir mais do que deve da sua equipe. Tudo isso deve estar integrado para se ter um processo fluido e sem rupturas ou perdas de informação. Por isso, é recomendável contar com ferramentas tecnológicas de gestão que ajudem a centralizar as informações em seu mapeamento dos processos.
Dois dos grandes desafios dentro de qualquer organização são a refação e o desperdício. Ou seja, o trabalho feito ou repetido por conta da falta de comunicação, execução ruim, etc.
Imagine que você tenha uma estratégia de comunicação com os seus clientes, mas que o funcionário de atendimento não tenha explicado a um outro o que deveria ser feito. O resultado pode ser a realização de um serviço diferente do que havia sido solicitado, o que não geraria satisfação ao cliente e, ainda, acarretaria prejuízos diretos à sua operação.
Por isso, o tópico anterior é bastante relevante, já que ele é o guia para entender o que está sendo feito e os respectivos responsáveis por cada atividade. Quando esse problema é solucionado, toda a sua equipe ganha em produtividade e na redução do desperdício de tempo e recursos internos.
Entender quais são os hábitos, desejos e comportamentos do consumidor é fundamental. Quando não se atenta ao que o seu cliente está buscando, a tendência é que o negócio se torne defasado em relação aos seus concorrentes. Basta uma experiência negativa para que o — cada vez mais exigente — consumidor procure por uma alternativa.
O objetivo é compreender o seu cliente para conseguir estabelecer, por exemplo, uma comunicação mais direta e sem ruídos com o público. Além de tornar a relação mais próxima e saudável — o que contribui para a fidelização —, isso evita problemas com prazos e entregas dos produtos. O consumidor ganha confiança na sua empresa quando a relação se torna mais transparente.
Atualmente, adotar uma postura de customer centricity é fundamental para o sucesso no segmento automotivo. Como ilustração, de acordo com dados do NADA (National Automobile Dealers Association), 62% dos consumidores querem ir além de uma relação transacional, mostrando uma preferência por mentores, especialistas no atendimento em detrimento dos vendedores.
A quantidade de informações disponíveis é cada vez maior, e não utilizá-las pode ser um erro grave para o seu negócio. Afinal, esses detalhes podem fornecer insights valiosos para o seu modelo de operação. Antes de tomar qualquer decisão, você pode ter o embasamento desses números e detalhes para identificar qual é a melhor opção para o futuro do seu empreendimento.
Isso se reflete claramente no processo de compra de peças. Para que não haja compra em excesso ou falta de peças em seu estoque, é preciso coletar e acompanhar os dados sobre a porcentagem de venda ao longo do tempo e, a partir da análise, saber a quantidade exata de peças que devem ser adquiridas. Além disso, reúna informações sobre seus fornecedores como prazo de produção, logística de entrega, preço, etc. Cruze esses dados para tomar a decisão mais estratégica para o seu negócio, pensando na relação custo/benefício. Assim, você terá o controle do seu fluxo de caixa pode ser organizado para atender a essa demanda no tempo certo e na hora certa.
Dados divulgados pela McKinsey revelam que 80% dos consumidores do setor automotivo já utilizam as plataformas online no processo de compra. Sendo assim, não aceitar que a transformação digital é uma realidade é outro erro grave das empresas. A gestão digital no varejo é uma necessidade cada vez maior para quem deseja se destacar. Seja a partir do pagamento digital, seja com a utilização de ferramentas para gerenciar o que entra e o que sai do seu negócio, tudo pode ser otimizado a partir do uso adequado da tecnologia.
Para melhorar a gestão de centros automotivos, portanto, pode ser importante contar com soluções que auxiliem ao longo do processo. Dessa forma, você garante a maior eficiência da sua companhia e ganha em resultados com os clientes finais. A boa notícia é que existem sistemas completos para auxiliar no controle do seu negócio e reduzir os erros na gestão automotiva.
Agora que você já sabe quais são os erros na gestão de um centro automotivo, como é importante evitá-los e o papel da tecnologia nesse desafio, que tal dar o próximo passo? Conheça as soluções oferecidas pela Linx e tenha um sistema completo e descomplicado para sua loja de autopeças!