E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Colocar uma loja no ar é muito mais complexo do que apenas lançar o site e esperar que as vendas aconteçam. Pensando nisso, reunimos as principais dúvidas dos lojistas no momento de ativar a loja.
Afinal, este é um momento chave para todas as operações da empresa, até mesmo para a integração com um marketplace, por exemplo. Confira, a seguir, quais são essas questões, as suas respectivas respostas e entenda a importância de realizar um processo de ativação cuidadoso.
Um dos principais gargalos no momento da ativação é o cadastro de produtos. Agora, você deve estar se perguntando: “mas essa não é uma tarefa simples, somente cadastrar aquelas mercadorias que você pretende vender e pronto?”. E a nossa resposta é não, essa não é uma tarefa tão simples assim. É preciso envolvimento por parte do lojista, que deve conhecer muito bem os produtos que deseja cadastrar.
Se a razão principal pela qual uma pessoa visita um site está no conteúdo, então ofereça informação relevante para que ela permaneça ali. Por isso, é preciso criar conteúdos de qualidade, originais e relevantes. Procure fornecer as informações dos produtos que os seus clientes estejam buscando de forma simplificada e clara. Além disso, não copie e cole dados de outros sites, muito menos compre descrições de sites que vendem textos prontos, os buscadores tendem a ignorar conteúdos que existem em massa na internet.
Para ajudar você, separamos algumas dicas sobre como preencher as lacunas do cadastro de produtos no momento da ativação:Outro ponto importante é lembrar que a integração com o ERP facilita todo esse processo. É preciso realizar apenas uma vez o cadastro dos produtos de forma correta para que as suas mercadorias sejam sempre relevantes para o consumidor.
Da mesma forma é preciso pensar que no momento de integrar com um marketplace é necessário estar de acordo com as suas exigências e particularidades de cadastro. Por isso, a nossa dica é: faça o registro dos produtos de forma bastante completa, com todas as descrições e dados importantes, até mesmo aquelas especificações para a definição do frete, como peso e prazo de entrega.
Agora, se você quer ter o seu e-commerce integrado a vários marketplaces, mas acredita que dá muito trabalho administrar esses cadastros, saiba que as soluções do Grupo LINX permitem:
Você pode criar anúncios uma única vez, e a plataforma publica em todos os marketplaces automaticamente.
Com as nossas soluções, você integra e atualiza todo o seu estoque automaticamente com os marketplaces, ERP e sua plataforma de e-commerce.
Você pode gerenciar preços, nota fiscal, código de rastreio, status e muito mais em um único sistema.
É preciso entender que a sua loja não vai funcionar sozinha. O que queremos dizer com isso? Que todo o cuidado no momento da ativação é pouco, até mesmo quando se trata da definição das principais estratégias de anúncio do seu e-commerce.
Confira, a seguir, alguns dos recursos que as ferramentas LINX oferecem para auxiliar na gestão do marketing da sua empresa:
Quando se tem um e-commerce ativo no mercado e se pretende migrar de plataforma é preciso ter alguns cuidados. O principal deles é não perder o seu posicionamento orgânico, ou seja, o espaço que você conquistou nos buscadores. Como fazer isso? Por meio de recursos específicos de SEO é possível fazer com que o seu site continue bem indexado e posicionado após a migração, afinal, boa parte do tráfego de uma loja virtual nasce das buscas orgânicas.Para isso, a ferramenta usa diversos recursos. Confira, a seguir, alguns deles:
Com as plataformas LINX, o lojista consegue manter o posicionamento orgânico já conquistado e não comprometer todo o esforço realizado na plataforma anterior. Isso porque a plataforma faz o redirecionamento das URLs das páginas da antiga base para a nova sem perder relevância da loja no Google, por exemplo. Para isso, a ferramenta usa diversos recursos. Confira, a seguir, alguns deles:
Ao abrir uma loja é preciso ter em mente que a plataforma de e-commerce não opera sozinha. Mesmo que muitas funções sejam realizadas de forma automática, como a possibilidade de o consumidor acompanhar o pedido por meio da ferramenta de tracking da plataforma, existem algumas atividades que precisam ser conduzidas pelo próprio lojista ou suas equipes, e o atendimento ao cliente é uma delas.
Um dos pontos mais importantes na prática de um e-commerce é resolver as dúvidas dos consumidores. E para fazer isso de maneira eficiente é preciso estar ativo na plataforma, controlando as interações e solicitações, ou seja, gerenciando o serviço de atendimento.
Com um time voltado para atender aos chamados dos clientes é possível ser muito mais eficiente na operação da loja como um todo, afinal, a dúvida de uma pessoa pode ser a de diversos consumidores. Portanto, ao manter-se conectado com o seu público por meio de diferentes canais de atendimento, como o chat, redes sociais, e-mail, entre outros, você pode, além de responder e conquistar ainda mais aquele cliente, melhorar a reputação da loja e agregar eficiência a sua operação.
A nossa dica, neste caso, é integrar a sua plataforma de e-commerce a um CRM, assim você tem todas as informações do cliente reunidas e todo o histórico de relacionamento com a empresa.
E aí, gostou? Essas são apenas algumas das dúvidas dos lojistas, surgidas antes mesmo de colocar a loja no ar. Existem muitas outras e, pensando nisso, a Linx oferece um suporte diário para que o dono do e-commerce resolva suas dúvidas e questões por diversos canais, como: telefone, HelpDesk, e-mail, entre outros canais.