Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A previsão de demanda em restaurantes é um dos mecanismos que contribuem para realizar um bom planejamento e uma eficiente estratégia comercial, além de ajudar os estabelecimentos a manterem a regularidade de seu cardápio.
Para o sucesso de um restaurante, esse planejamento é essencial, pois a maioria dos alimentos são perecíveis, e alimentos fora da validade representam prejuízos para o negócio. Os desfalques no cardápio também não são bem vistos pela sua clientela.
Quer saber mais sobre a previsão de demanda para restaurantes? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para mostrar que sua adoção pode ajudar bares e restaurantes. Continue a sua leitura e confira!
Você já foi a um restaurante e se deparou com a falta de algum prato que você gostaria de pedir? Ou pior, seu restaurante já deixou de vender algum item do seu cardápio porque não havia como ele ser preparado pela falta dos ingredientes? Essas situações são frustrantes, tanto para clientes quanto para donos de restaurantes, mas ela pode ser evitada com alguns esforços.
É a isso que se presta a previsão de demanda para restaurantes, também. Ela é feita por meio da análise de diversos fatores, internos e externos, e faz com que seja possível estimar qual será a procura pelo seu restaurante bem como a de produtos específicos.
Isso é possível por meio da análise de dados concretos sobre o negócio, que apesar da complexidade, ajudam a traçar as estratégias ideais para o controle de estoque e assim faz com que seja possível ter à disposição todos os itens do menu, em qualquer circunstância.
Quem empreende sabe que essa é uma atividade em que riscos sempre estão presentes, em maior ou menor medida. Por isso, sai na frente quem se antecipa a eles e consegue oferecer respostas para a maior parte dos problemas que possam surgir, a exemplo das falhas no fornecimento e falta de insumos necessários para o regular funcionamento.
Da mesma forma, produtos parados em estoque significam dinheiro represado, e se tratando de produtos altamente perecíveis, também podem significar dinheiro jogado fora. Ambos os cenários são absolutamente indesejáveis, e as instabilidades decorrentes da política e da economia, também são fatores a serem considerados nessa equação.
Recentemente o mundo todo experimentou a restrição ao funcionamento de diversos negócios em razão da pandemia e, o setor de food service não ficou de fora, sendo que diversos restaurantes fecharam as portas de forma definitiva e outros tiveram que aderir ou melhorar as estratégias nos serviços de delivery.
Os pequenos negócios foram os mais afetados, seja pelo amadorismo na gestão, seja pela falta de um fluxo de caixa capaz de amenizar os custos da adaptação. Isso não quer dizer que não haja saída para os restaurantes de pequeno porte, mas sim que a vulnerabilidade exige diferenciais na gestão que permitam uma maior flexibilidade em razão do orçamento enxuto, e a previsão de demanda é uma das ferramentas capazes de oferecer soluções para essas empresas.
Existem duas formas de abordagem para quem deseja aderir ao método de previsão de demanda: a qualitativa e a quantitativa. Em qualquer uma das metodologias, o ideal é ser específico ao máximo, pois a análise genérica não gera bons resultados para o negócio.
Os produtos que compõem o cardápio do restaurante passam por uma análise que tem por base um horizonte temporal, que pode ser por curto, médio ou longo prazo, de acordo com o interesse e necessidade de cada gestor. Para os empreendimentos de menor porte ou que estejam iniciando suas operações, o ideal é que a análise seja feita para o curto prazo, estimado entre 3 meses a 1 ano.
Em qualquer fase poderá ser adotada a previsão da demanda para restaurante e um dos efeitos desejáveis é o despertar para a cultura da coleta e análise de dados, que também é útil para outras finalidades. Quando ela é concebida ainda no início do empreendimento, as chances de sucesso são bem maiores.
É o mais simples de ser aplicado e consiste em uma análise dos números anteriores, sob a perspectiva de que eles tendem a se repetir. É indicado para negócios que não contam com uma forte influência da sazonalidade, isso é, a demanda costuma ser estável.
Quando há incidência de demanda atípica, ela se revela em períodos previsíveis, como feriados e datas em que a parcela assalariada costuma receber o pagamento. Nesses casos, também é possível prever qual será o incremento na demanda e se antecipar para conseguir cobri-la.
Para o food service esse método é bastante pertinente, especialmente quando se está no mercado tempo suficiente para saber como cada data impacta na demanda.
Em alguns setores há maior complexidade para se mensurar a demanda e assim prevê-la. Dessa forma, a análise também deve ser feita de forma mais complexa, combinando um número maior de dados e até mesmo a intuição ou experiência do gestor.
Deve ser feito um cruzamento dos dados e informações, interna e externamente. Além das vendas dos meses anteriores, entrará no cálculo questões de macro e microeconomia, política, variações climáticas e dos preços ao mercado.
Essa metodologia pode ser utilizada por restaurantes em qualquer fase do empreendimento, mas seu sucesso e assertividade dependerá muito da experiência prévia do gestor e, quanto maior ela for, melhor.
Mas ele também poderá contar com os conselhos das pessoas à sua volta, a exemplo dos garçons, que podem ter experiências relevantes na área e serem capazes de identificar o comportamento da clientela em cada período.
Independentemente do tipo de metodologia utilizada para se fazer a previsão da demanda, o benefício gerado pela adoção justifica o esforço feito pela gestão do restaurante, com reflexos que podem ser rapidamente notados na lucratividade do negócio.
Agora que você sabe como funciona a previsão de demanda, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!