Os Marketplaces são aqueles sites que parecem shoppings virtuais. Eles vendem todo tipo de produto, de eletrônicos a peças de carro. É uma mão na roda para os pequenos empresários, que não precisam montar um e-commerce próprio.
Os marketplaces se dividem entre os multimarcas e os que também vendem linhas próprias de mercadorias. Os abertos vendem qualquer tipo de produto. Já os de nicho são focados em um setor. A dica para o empresário é participar de todos.
Adriano Guizon foi parar numa dessas plataformas há 7 anos, quando estavam começando a ficar mais procurados os exercícios do pilates. Ele começou a vender bolas de ginástica pela internet. Rodrigo Fontes decidiu vender adesivos de decoração que fazia em casa pra conseguir uma renda extra. Hoje, ele está em seis marktplaces.
Para ter espaço nesse enorme mercado online, é importante ter empresa aberta. Para quem vai se cadastrar num marketplace, é feita uma análise da documentação fiscal. Já para impulsionar as vendas, é necessário dar destaque ao produto. Na hora de cadastrá-los é importante colocar o maior número possível de fotos e informações. E ficar atento a um cuidado: o tráfego é intenso nesses sites e é preciso estar preparado pra atender a demanda.
Assista a entrevista do Maurício Correa, Diretor e cofundador da EZ Commerce, para TV Pequenas Empresas Grandes Negócios:
Fonte: G1.globo/