Embora não possuam o mesmo poder aquisitivo de gerações anteriores, os Millennials (também conhecidos por Geração Y, nascidos entre 1980 e 2000) tendem a ser o público que mais janta, almoça e lancha fora de suas casas. Isso torna esta geração os principais clientes dos atuais restaurantes e, por isso, não é exagero dar um foco maior neles na hora de estabelecer novas estratégias nas redes de food services.
A geração Millennials é o grupo mais diversificado da juventude dos últimos tempos, além disso, é a primeira geração na história que considera a interação em mídias digitais não como inovações da era digital, mas, sim, como parte do cotidiano de suas vidas sociais. Estes comportamentos influenciam diretamente suas atitudes e escolhas diárias, inclusive na alimentação.
Juntando as informações disponíveis em mãos o tempo todo com a necessidade cada vez maior de alimentar-se fora de casa, a geração Millennials adquiriu algumas características específicas no momento das refeições que influenciam diretamente nas estratégias de redes de alimentação fora do lar.
Confira algumas:
Eles anseiam pela diversidade autêntica
Valorizam as culturas e etnias diferentes, a autenticidade e a veracidade das informações. Gostam de combinações de cozinhas de diferentes nacionalidades mesclando temperos, alimentos e formas de preparos diversos.
O mesmo tamanho não serve para todos
Millennials desejam personalizar os itens do menu e desconfiam de qualquer coisa que pareça ter sido produzida em massa.
Eles são conscientes com a saúde
Favorecem o lado fitness e entendem mais sobre alimentos saudáveis e os ingredientes.
Possuem uma consciência social
Orgânico, livre de crueldade animal, cultivado localmente, alimentados com capim. Os Millennials estão preocupados com a origem dos alimentos, dão preferências aos produtos naturais, orgânicos e locais.
Munidos com estas ideias e observações, o que as redes podem fazer para atingir de forma mais eficaz os Millennials? Ou o que não devem fazer?
A resposta a esta última questão é relativamente simples: não tente um menu com uma visão de atacado. Mude a forma de pensar e estabeleça um relacionamento mais aproximado com estes consumidores identificando seus desejos e necessidades.
Já para atraí-los, uma base de dados atualizada e uma gestão eficaz do estoque e dos fornecedores auxilia em eventuais mudanças de rotinas e entregas de produtos. Além de poder modificar o cardápio de forma organizada e acrescentar novas rotinas de preparação com velocidade.