E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Neste ano, uma das datas mais importantes para o calendário do varejo brasileiro acontece no dia 29 de novembro
O crescimento do sucesso da Black Friday no Brasil é evidente. A data, que, em 2019, será celebrada na última sexta-feira de novembro, dia 29, mostra aumentos significativos nos índices de vendas do varejo. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da BigData Corp, a Black Friday já atinge mais de 96% dos e-commerces brasileiros.
No ano passado, a Black Friday superou as expectativas, alcançando um volume de vendas 25,2% maior do que o mesmo período de 2017 no varejo online, em apenas dois dias (quinta e sexta-feira). Isso representou cerca de 4,5% do faturamento anual do comércio eletrônico, de acordo com a consultoria Ebit.
Considerada uma das principais datas do calendário do varejo brasileiro, junto com o Dia das Mães e o Natal, os clientes já estão prontos para aproveitar os descontos da Black Friday meses antes do dia oficial. Por isso, para conseguir faturar mais na data, oferecer verdadeiros descontos, suprir toda a demanda com qualidade e satisfazer os clientes, é preciso se preparar com antecedência – principalmente se levarmos em conta que a data já está se diluindo durante a semana (a chamada Black Week) e que as lojas que mais se destacam fazem as ações de desconto durante toda a semana, não focando somente na sexta-feira.
E o seu e-commerce já pronto para a Black Friday? Para auxiliar neste processo, separamos algumas dicas para você se organizar de forma a alavancar suas vendas e usar a Black Friday como porta de entrada para conquistar e fidelizar os clientes. Confira:
Planeje sua campanha
Como já mencionamos, o e-commerce tem uma adesão de 96% na Black Friday, isto quer dizer que, assim como você, muitas lojas online estarão na corrida para atrair clientes para seus sites e vender mais. Por isso, não deixe para última hora: o varejista deve iniciar a preparação com 3 a 4 meses de antecedência. Comece a pensar em estratégias de campanhas para se destacar da concorrência e não ser apenas mais uma loja entre tantas outras. Os descontos e promoções de todo o varejo vão estar atrativos, então, qual será o seu diferencial?
São muitas opções para a realização de uma campanha. Pense em promoções que podem ser enviadas com antecedência por e-mail marketing, já vá organizando a sua vitrine online com os produtos que serão destaque na data, divulgue ofertas nas mídias sociais. Enfim, avalie onde estão os seus clientes e qual é a melhor forma de se relacionar com eles, invista em uma comunicação mais focada e efetiva.
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Prepare a estrutura do seu e-commerce
A ideia da Black Friday é conquistar os consumidores e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. Mas para oferecer a melhor experiência durante esse processo, é preciso que o seu site esteja preparado para receber um volume enorme de clientes durante um curto espaço de tempo. Como já mencionamos, a promoção pode se estender por uma semana ou, em alguns casos, até a próxima segunda-feira, com a Cyber Monday. Mesmo que o pico de vendas ocorra na data da Black Friday, é preciso estar preparado para suprir a demanda durante um período maior. De acordo com um estudo realizado pelo Google, 16% das compras ocorrem antes da Black Friday (segunda-feira a quinta-feira), e outras 5% são concretizadas logo após a data (sábado, domingo e segunda-feira).
Certifique-se da eficiência da plataforma que opera o seu e-commerce para ter certeza de que ela suporta uma enxurrada de pedidos sendo feitos no mesmo momento. Garantir o bom funcionamento da sua loja virtual é fundamental para não perder clientes. Outro ponto importante e que deve estar no seu radar meses antes da Black Friday é a qualidade da interface da sua loja online. Ela precisa ser intuitiva e simples, permitindo que o consumidor finalize a compra em poucos cliques. Afinal, serão milhares de pessoas ao mesmo tempo comprando os seus produtos e quanto mais rápido elas finalizarem a compra, melhor.
Contar com um bom fornecedor, que disponibiliza uma plataforma robusta, escalável e que se adapta facilmente às regras do seu negócio e às datas sazonais comemorativas que demandam preocupações e responsabilidades extras, é fundamental para o sucesso das suas operações. A Linx Commerce tem infraestrutura na Amazon, no modelo Cloud, evitando que o varejista se preocupe em fazer testes e adaptações, focando no que interessa: vender. Uma plataforma SaaS como a nossa está pronta para datas como a Black Friday, para atender à alta demanda, pois realizamos inúmeros testes de carga para cobrir um alto volume de acessos, deixando seu e-commerce preparado.
Então, verifique se o seu site atende a essas expectativas. Caso contrário, planeje-se para fazer as mudanças necessárias até a Black Friday, eliminando os processos de check-out confusos e extensos e fazendo com que os consumidores efetivamente finalizem a compra. Afinal, cada segundo a menos para abrir fotos, apresentar um banner de promoção que já leva o consumidor para o produto certo reflete diretamente no aumento de conversão e, logo, de vendas.
Outra dica valiosa para faturar mais é ter estratégias afiadas para trazer de volta o consumidor que costuma abandonar o carrinho, usando soluções de e-mail de reengajamento, por exemplo, ou ativando a campanha de e-mail de redução de preço antes da Black Friday começar para que os consumidores recebam os avisos quando os preços baixarem. Enfim, use o carrinho abandonado como oportunidade para manter um vínculo com o consumidor e fazê-lo retornar à sua loja.
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Descontos reais para clientes atentos
Assim que a Black Friday chegou ao Brasil, algumas empresas usavam a estratégia de aumentar o preço alguns dias antes da data para, depois, baixar e oferecer os famosos descontos pela “metade do dobro”. Esta atitude manchou a reputação da sexta-feira de desconto e gerou muita desconfiança.
Atualmente, a data já ganhou a confiança dos consumidores e tem sido muito oportunida para os varejistas. De acordo com um estudo do Google, espera-se que 370 mil pessoas comprem pela primeira vez online nesta edição da Black Friday e que 68% dos clientes que já compram produtos online, aproveitem a data.
Os consumidores estão atentos aos descontos e vantagens oferecidas pelos lojistas. Para se destacar, planeje-se para criar promoções que você realmente possa cumprir. Negocie com os seus fornecedores, calcule os seus preços corretamente e ofereça descontos e vantagens reais e atrativos. Ainda de acordo com o levantamento do Google, 51% dos consumidores compram em lojas que, além dos descontos, oferecem uma melhor experiência de compra, incluindo o custo do frete, formas de pagamento e prazo de entrega.ç´çç
Evite a ruptura de estoque
Não prometa o que você não pode cumprir. Não adianta atrair muitos clientes e não conseguir atender à demanda de venda devido à falta do produto em estoque. A ruptura de estoque causa frustração nos consumidores, e eles rapidamente perderão o interesse na sua marca.
É preciso organizar e utilizar seu estoque de forma estratégica para não perder excelentes negócios. A integração entre Linx Commerce e Linx OMS permite agregar ao seu e-commerce soluções para que seu estoque trabalhe com prateleiras infinitas, ou seja, é a ligação entre seu estoque de lojas físicas e virtuais, minimizando consideravelmente esta quebra de expectativa do cliente e, consequentemente, aumentando a confiança na sua marca e as suas vendas.
Fique de olho na logística
Quem trabalha com e-commerce sabe que a logística é uma questão que precisa de dedicação durante o ano inteiro. Mas, na Black Friday, com o aumento dos pedidos, os cuidados devem ser redobrados.
Para proporcionar uma experiência de compra completa aos seus clientes, busque possibilidades para diminuir o valor do frete e o prazo de entrega. Com a solução Linx OMS integrada ao Linx Commerce, cada loja é transformada em um centro de distribuição (CD), e nossos algoritmos de frete garantem o melhor valor para que a experiência do cliente seja completa do início ao fim da jornada de compra. Afinal, o potencial de crescimento do seu negócio é diretamente impactado pela sua capacidade de suportar uma operação omnichannel.
Outra dica para facilitar a logística é que, durante os picos de venda, é comum receber solicitações de trocas e de recolhimento mercadorias. Então, mantenha os documentos organizados e automatize os processos. A retirada de produtos do e-commerce na loja física pode ser interessante para seu negócio, pois, além de diminuir os custos de entrega, é menos demorada para o cliente, e o lojista ainda pode aproveitar o aumento do fluxo para vender mais.
Seja omnichannel
Estar disponível em todos os canais e oferecer aos clientes um atendimento personalizado é essencial. Os consumidores não enxergam mais diferenças entre o on e o offline e exigem um contato direto, rápido e ágil, em qualquer que seja o canal escolhido para a comunicação com a marca. Por isso, para não perder vendas durante a Black Friday, é preciso estar preparado para atender com qualidade e eficiência em todos os canais, seja no site (desktop ou mobile), mídias sociais ou na loja física.
Mas é importante ressaltar que o omnichannel vai além de estar disponível em todos os lugares, ele conecta o offline ao online e atende a pedidos originados em qualquer canal, independentemente de onde o produto estiver. Para transformar sua loja em um canal verdadeiramente omnichannel, contar com uma solução que consiga integrar todas as operações com eficiência é fundamental.
Esta integração acontece muito além do atendimento ao consumidor, é um processo que está entrelaçado em toda a cadeia de produção e reflete na agilidade de todo o seu negócio, estoque, logística, gerenciamento, pagamento e lojas físicas e virtuais. Com esta sinergia no sistema, seu e-commerce conseguirá eficiência e agilidade para ofertar uma experiência completa ao consumidor. E lembre-se: em qualquer canal, tenha um discurso coerente, repasse informações corretas e tenha respostas claras para atender os consumidores com qualidade.
Outra forma de atendimento que deve ser explorada pelos lojistas é apostar nos canais de marketplace para potencializar as vendas fora o seu site, em locais com grande fluxo de consumidores e já conhecidos e consolidados no mercado. A Linx Commerce possui um hub que integra a sua loja aos maiores marketplaces do mercado e permite acompanhamento integrado e em tempo real com um dashboard que unifica a visão de estoque e canais.
Não descuide do pós-venda
A venda não acaba quando o pedido é finalizado. Em tempos de concorrência acirrada e inúmeras possibilidades para seus clientes escolherem, é preciso trabalhar para fidelizá-los ao longo do ano todo. Afinal, a Black Friday acontece todos os anos. Isso sem falar nas outras datas comemorativas que também são sinônimo de faturamento para o seu e-commerce.
Manter contato com os consumidores é essencial para construir uma relação com eles. Após a entrega, procure saber a opinião dos clientes em relação à sua empresa. Ou seja: ouça o seu cliente, troque mensagens com ele e, principalmente, ofereça vários canais de atendimento (online e offline) para que ele escolha quando e como deseja se comunicar com a sua marca.
A Black Friday de 2019 está logo ali. Que tal potencializar suas vendas contando com as melhores soluções para seu e-commerce? Não perca tempo e entre em contato com a Linx Digital, pois nós temos soluções de ponta a ponta para apoiar o sucesso do seu negócio.