Preço dinâmico no e-commerce: conheça os benefícios dessa prática!

Preço dinâmico no e-commerce: conheça os benefícios dessa prática!

O preço dinâmico no e-commerce pode ser um grande aliado para o varejista que precisa fazer o estoque girar. Veja as vantagens de aplicar no comércio eletrônico essa estratégia. 

O processo de precificação dentro de um e-commerce é muito importante para a longevidade do negócio. Se tem uma estratégia que o lojista precisa ficar por dentro é a precificação dinâmica, que nada mais é que ajustar o preço de acordo com as variáveis do mercado. Na prática, os preços são definidos e mantidos, mas dependendo do dia, horário e competitividade eles podem ser alterados. 

A precificação dinâmica tem o objetivo de estabilizar o nível de vendas, lucros e posicionamento da marca em relação ao mercado. Esse tipo de estratégia é uma grande aliada quando chega a temporadas de baixa nas vendas. 

Apesar de não ser muito usado no Brasil, existem algumas empresas de transportes que já utilizam essa estratégia. Mas, dentro do comércio eletrônico, ainda é pouco utilizado. Mas, existem diversas formas de aplicar o preço dinâmico no e-commerce, como variar o valor analisando demanda de procura, estoque, concorrência e até as tendências sazonais.

Agora, se o lojista está com estoque alto de um determinado produto, ele pode abaixar o preço para atrair mais consumidor e utilizar o gatilho de escassez, para fazer o estoque girar e o cliente comprar. 

Preço dinâmico no e-commerce

Quais os benefícios do preço dinâmico no e-commerce?

Confira algumas vantagens de usar o preço dinâmico no comércio eletrônico. 

Competitividade no mercado

O preço dinâmico pode ser um diferencial no negócio, pois além de trazer uma nova realidade para o negócio também ajuda o lojista a tomar decisões mais rápidas e eficientes.

Flutuações sazonais

As datas sazonais são grandes aliadas para varejistas digitais, pois proporcionam mais oportunidades de vendas durante o ano. Uma data que pode ser usada o preço dinâmico no e-commerce é a Black Friday. Isso, pode gerar mais possibilidade para conquistar mais clientes. 

Encantamento do cliente

Quando se fala em preço dinâmico no e-commerce já se imagina o aumento do valor do produto. Contudo, também existe a possibilidade de diminuir esses preços; nessa situação é quase uma garantia de encantamento do cliente, pois ele se sente beneficiado e pode acabar incentivando compras recorrentes. 

Insights sobre os consumidores

O preço dinâmico quando está aliada a uma boa ferramenta de coleta de dados, pode oferecer informações importantes sobre o comportamento do consumidor. Além disso, com esses dados, o lojista consegue planejar campanhas de forma eficiente e otimizando a sua estratégia de vendas. 

Como fazer preço dinâmico no e-commerce?

1. Estruture os processos e custos 

Antes de começar a aplicar o preço dinâmico no e-commerce, defina os fatores que vão influenciar o preço final dos produtos, ou seja, desde a fase de fabricação até o pós venda. 

2. Crie regras de precificação

Após reunir os dados, crie regras que vão influenciar o dinamismo dos preços. Dependendo do setor de atuação, as variações podem ser mais toleradas pelo consumidor. Por isso, não tente enganar o seu cliente, ele saberá se você está sendo abusivo com os valores. Assim, para ser mais seguro, crie regras para as flutuações dos preços. 

3. Escolha tecnologia certa

É muito importante escolher a tecnologia que vai automatizar sua estratégia de vendas e suas campanhas promocionais. Atualmente, existem sistemas que permitem a gestão dos valores e ações promocionais que o lojista deseja fazer. Na Linx, temos um ERP completo que pode ser integrado à sua plataforma Linx Commerce, que é a Linx Microvix.

Com a Linx Microvix é possível fazer o controle do seu negócio de forma fácil e segura, além de permitir o acesso às informações importantes dentro e fora da sua loja. Com essa praticidade, sobra mais tempo para você planejar as estratégias de vendas e aumentar seu faturamento.

A Linx também conta com um CRM que realiza a gestão completa de ações promocionais, engajando e fidelizando novamente os seus clientes que abandonaram o carrinho de compras. Com Linx Reshop, o lojista coloca  o consumidor no centro das ações e obtém dados relevantes para incrementar as vendas e aumentar o ticket médio.

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time, e veja como ter uma plataforma de e-commerce integrada ao Linx Microvix e Linx Reshop. 

 

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