Precificação dinâmica em posto de combustível: conheça a estratégia
Postos de combustíveis

Precificação dinâmica em posto de combustível: conheça a estratégia

Está sempre muito ocupado com a operação do seu posto de combustível e não consegue dar atenção aos assuntos estratégicos? Tem ouvido reclamações sobre sua tarifa? Isso tem influenciado muito na competitividade do seu negócio? Os gestores desse ramo estão sempre em busca de uma solução para a diferenciação de preço.

As constantes mudanças nos valores dos combustíveis nos fornecedores têm dificultado, ainda mais, a fidelização de clientes. Para facilitar a gestão e ajudar a oferecer um preço competitivo, a precificação dinâmica é a solução ideal.

Não conhece esse conceito? Neste artigo, contamos tudo para você sair na frente e ter mais sucesso que a concorrência. Confira!

O que é precificação dinâmica?

A precificação dinâmica é uma estratégia que otimiza a análise de mercado. Por meio de um sistema automatizado é realizada a comparação de preços entre varejos concorrentes, adaptando o valor praticado para que fique dentro da margem trabalhada pelos demais estabelecimentos.

A troca de tarifas ocorre de forma automática, atendendo a critérios já pré-definidos pelo lojista, para que não haja perdas. Assim, não é necessária a ação humana, agilizando o processo e mantendo o negócio competitivo.

Qual é a importância dessa prática em postos de combustível?

Utilizar essa prática, para otimizar precificação, é importante, pois ela agrega agilidade na atualização de valores em relação ao mercado e possibilita o aproveitamento de oportunidades de oferta e demanda. Tudo isso amplia a margem de lucro e a competitividade do posto de combustível.

Qual é a melhor maneira de aplicar essa estratégia?

Como uma estratégia de preço para garantir o alinhamento do negócio com o mercado, a precificação dinâmica depende de alguns pontos que devem ser geridos com exatidão.

Conhecer a concorrência

Grandes redes conseguem manter preços agressivos ou fazer grandes queimas de estoque, por terem maior vantagem na negociação de aquisição. Já pequenos postos não poderão fazer frente a essas práticas. Por isso, definir quem compõe a concorrência é fundamental para a aplicação da precificação dinâmica.

A chave dessa estratégia é monitorar as variações de tarifas dos concorrentes diretos. Identificando anormalidades no abastecimento ou promoções, para evitar situações que afastam clientes, como estar com o preço acima da média de mercado. Outra possibilidade é aproveitar oportunidades de baixa oferta.

Compreender o consumidor

Ao longo do ano há momentos, como feriados e férias, diminuição de linhas de transporte público em determinados dias ou um clima mais frio, nos quais haverá mais demandas.

Além disso, a localização do estabelecimento, o horário de atendimento e a loja de conveniência são outras situações que afetam a tomada de decisão do cliente, devendo ser acompanhadas para a precificação.

Combinar estratégias

Não basta ter o melhor preço, é preciso que o cliente saiba disso. Aplicar estratégias de marketing que comuniquem as ofertas do posto de combustível deve ocorrer de forma ostensiva e abrangente.

Podem ser usados cartazes no local, até mensagens de texto para clientes cadastrados. Uma boa forma de aumentar a base de dados com contatos, para esse envio de publicidade, é criar um programa de fidelidade.

Automatizar

Realizar todas as práticas para a precificação adequada exige a utilização de sistemas automatizados. Um software é capaz de buscar as informações dos concorrentes, analisar o comportamento dos clientes, bem como as alterações de tarifa de acordo com a predefinição dos parâmetros preestabelecidos. Tudo isso automaticamente.

Postos de combustível estão cada vez mais aderindo às soluções de tecnologia da informação, como a inteligência artificial para lojas de conveniência. Na precificação dinâmica, o varejista do ramo ganha uma grande vantagem comercial e operacional, pois dinamiza tal processo.

A utilização de sistemas com inteligência artificial, que integrem serviços e otimizem tempo, torna as atividades mais fáceis e práticas. Aplicá-los para automatizar a troca de preços já é uma realidade.

Para potencializar os negócios dos seus clientes, a Linx, tem uma solução nesse sentido. Entre em contato conosco e conheça as possibilidades de parceria que temos a oferecer.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente