Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Se você possui um bar ou restaurante, já deve ter notado que esse tipo de negócio exige a atenção de seus gestores a uma série de detalhes — especialmente no que diz respeito ao acompanhamento financeiro. Nesse caso, muitos empreendedores ainda têm dúvida quanto à precificação de produtos, uma vez que não sabem como elaborar um menu bem estruturado e capaz de render os lucros esperados.
A princípio, a tarefa até parece simples demais, já que basta definir os preços e começar a servir. Mas não se engane! Além de estabelecer uma boa margem de rentabilidade, será necessário analisar outros elementos importantes, como a situação econômica do setor no país e, inclusive, se os valores estabelecidos são competitivos e atrativos para a sua clientela.
Gostou do assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este post. Abaixo, contamos algumas dicas sobre precificação de produtos para que você encontre as melhores saídas e faça seu negócio decolar. Vamos lá!
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), aproximadamente 80% dos bares e restaurantes fecham as portas rapidamente — em menos de dois anos.
Normalmente, isso se dá por falta de gestão ou, simplesmente, por descaso no planejamento, ainda mais quando falamos sobre a precificação de produtos. Explicamos: o cardápio é um dos “cartões de visita” de um restaurante.
É a partir dele que todo o negócio terá suas atividades desenvolvidas, portanto, é necessário realizar um apurado controle de gastos com alimentos e bebidas, o que é possível fazer gerenciando o CMV dos produtos. É essencial também sempre analisar a performance da cozinha e do atendimento no salão, a fim de reduzir desperdícios, o que impacta diretamente na rentabilidade do negócio.
Assim, ao começar a analisar esses detalhes, você conseguirá calcular o rendimento, o custo da mercadoria, as quantidades necessárias para montar um prato e, consequentemente, o valor final a ser cobrado dos clientes.
Aqui, também ressaltamos que um menu completo precisa ser vendedor e atrativo, com eventuais promoções e combos que chamem a atenção do consumidor.
Com essas informações em mente, fica clara a importância da precificação de produtos. Contudo, será que você sabe o que analisar no decorrer desse processo? Inicialmente, indicamos cuidar da gestão de um indicador importantíssimo — o Custo por Mercadoria Vendida (CMV).
Ele serve para medir a participação do custo total investido em mercadorias que fazem parte dos produtos de venda sobre o faturamento total. Na prática, ele é usado em restaurantes para:
● fazer o controle e organização das vendas;
● identificar possíveis desperdícios;
● analisar se a precificação está sendo feita de forma correta.
Fora isso, existem outras questões que não devem ser ignoradas daqui para frente. Abaixo, listamos as principais. Anote todas!
Em se tratando de restaurantes, é essencial definir o preço real de uma bebida ou prato.
Geralmente, são necessários diversos ingredientes e em quantidades distintas para compor um produto final e, por isso, a melhor solução é montar uma ficha técnica de cada opção disponível no menu.
Nela, você precisará considerar, para não ter surpresas no futuro, os temperos e as menores quantidades de ingredientes usados.
Nessa jornada, também é interessante analisar as características de seus consumidores. Afinal, será que o público-alvo está disposto a pagar pelos valores estabelecidos? Qual o preço máximo que você pode incluir em um prato?
Todas essas questões devem ser previamente respondidas antes mesmo de montar o menu do seu restaurante ou lanchonete.
E mais: se encontrar dificuldade para realizar essa ação, considere utilizar um sistema de gestão para restaurantes que te ajude a gerir todos os seus gastos, o CMV dos produtos de venda e o seu faturamento.
Que tal aprender como diferenciar preço e valor? Muitas vezes, esses dois termos podem causar uma certa confusão, já que têm significados muito parecidos. Ainda assim, existe uma diferença notável entre eles.
Em relação ao preço, a palavra diz respeito ao gasto pago efetivamente por um serviço ou produto. Em linhas gerais, estamos falando da soma de inúmeras variáveis que formam o preço de um item e, logo, resultam no montante pago pelo consumidor.
O valor, por sua vez, é o conceito em relação ao serviço ou produto. Ou seja, o nível de importância dado pelo público para os itens oferecidos em seu negócio. Aqui a experiência oferecida ao cliente conta muito.
Com essas dicas, esperamos que tenha ficado fácil aprender tudo sobre a precificação de produtos e não cometer nenhum deslize em seu restaurante.
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