Prateleira infinita: estratégia para aumentar conversão de vendas na loja
Omnichannel

Prateleira infinita: estratégia para aumentar conversão de vendas na loja

A prateleira infinita é um novo canal de vendas dentro da loja. Ela empodera o vendedor e a loja a vender todo o catálogo de produtos da rede, mesmo não tendo o estoque disponível na loja no momento da venda. Entenda como essa solução pode transformar a experiência de compra do seu negócio. 

Toda loja possui uma limitação de estoque e de produtos disponíveis para venda, tendo em vista a própria restrição de tamanho da loja e espaço para armazenagem. Em alguns segmentos, a profundidade de estoque por produto é ainda mais desafiadora. É muito comum o consumidor ir numa loja e sair frustrado por não encontrar o produto desejado. Quem nunca passou por essa situação? Para contornar esse tipo de problema, surge então a Prateleira Infinita.  

Na prática, como funciona a solução: se algum item estiver faltando na loja física, o vendedor conseguirá consultar sua disponibilidade no estoque da loja virtual. Se tiver o produto no estoque de outra loja ou CD, ele ajudará o cliente a realizar a compra naquele momento, e ainda, com a possibilidade dele receber em casa ou retirar na loja.  

A Prateleira Infinita se torna um canal de venda adicional que ajuda a loja a vender mais e converter clientes que não encontram o produto desejado na loja. A solução aumenta a conversão de vendas e evita que o consumidor saia da loja frustrado, melhorando a experiência de compra. Para que a solução alcance o máximo do seu potencial, é importante que os estoques das lojas e CDs estejam integrados. A Prateleira Infinita é um componente essencial em uma estratégia omnichannel. 

Para ficar por dentro dessa tendência que vem conquistando mais espaço no mercado, separamos algumas informações importantes que você precisa saber.  

prateleira infinita

Quais são os benefícios da Prateleira Infinita? 

A prateleira infinita pode trazer diversos benefícios para o comerciante e o consumidor. Confira as principais! 

Expansão da oferta de produtos 

Se os estoques de todas as lojas estiverem disponíveis, o cliente terá mais acesso a diversos produtos que não estão disponíveis dentro da loja. Dessa forma, o vendedor consegue ampliar suas ofertas e converter mais vendas.

Crescimento de vendas e receita 

Quando o varejista oferece a solução para o cliente não sair de sua loja sem sua compra, ele reduz a chance de procura no concorrente. Dessa forma, o varejista proporciona nova experiência de compra ao cliente, quando não existe estoque local do produto. Se o varejista possibilitar a opção de compra em outra loja ou entregar em casa, a marca vai garantir a venda e isso reflete no crescimento dessas, pois a Prateleira Infinita se torna outro canal de negócios das lojas físicas. 

Atendimento de qualidade para os clientes 

A falta de estoque pode gerar uma decepção ao cliente, mas com a prateleira infinita isso é resolvido. Quando se oferece essa solução, é como se o varejista dissesse ao seu consumidor que ele se preocupa com sua experiência de compra, mesmo que a mercadoria não esteja ali na sua loja. Diante disso, é estabelecido uma conexão com o cliente e isso reflete na sua satisfação com a marca, aumentando assim as possibilidades de fidelização e maior atração de clientes nas lojas. 

Em suma, os benefícios são diversos e é fundamental mensurar a performance da Prateleira Infinita como um novo canal de venda. Ou seja, analisar a taxa de conversão, experiência de compra e prazo de entrega. Assim, o varejista conseguirá analisar os dados e se necessário ajustar seu estoque e entender quais lojas e CDs devem ter o maior volume dos produtos para escalar a operação.  

Como implementar a prateleira infinita no seu negócio? 

Para ter a Prateleira Infinita operacional, o varejista precisa ter uma arquitetura de soluções muito bem integradas conforme o modelo sugerido abaixo. 

prateleira infinita

Entendemos que para viabilizar o canal Prateleira Infinita é essencial uma boa combinação de quatro tecnologias: ERP, PDV, OMS e Mobile. O ERP gerencia toda a retaguarda do varejista e o PDV é o sistema que suporta os processos de loja. Já o OMS (Order Management System) é uma solução que habilita a integração de estoques e pedidos de todas as lojas e CDs com todos os canais de venda disponíveis (loja física, site, marketplaces, app, prateleira infinita e outros). 

Do ponto de vista do vendedor em Loja, a experiência da Prateleira Infinita pode estar disponível no formato Mobile, ou no próprio PDV da loja. A experiência no Mobile traz maior flexibilidade para o vendedor que pode fechar a venda com livre circulação dentro da loja, sem a necessidade de se locomover para o caixa. Caso o varejista possua um dispositivo SmartPOS com a adquirência, ele pode inclusive processar o pagamento e fechar a venda de ponta a ponta. 

Nesta arquitetura, vale reforçar o papel do OMS para viabilizar uma operação escalável que una o mundo físico ao digital em uma lógica omnichannel. Imagine que os diversos canais de venda consomem simultaneamente os estoques das lojas e CDs de forma integrada. Com o aumento da volumetria na Prateleira infinita e demais canais digitais, é fundamental uma orquestração centralizada. Você pode alcançar os primeiros resultados da omnicanalidade com algumas integrações entre os sistemas, mas para alcançar vendas em maior escala com a abordagem omnichannel uma solução OMS especializada se faz necessário. 

O Linx Omni é a solução de OMS da Linx. A plataforma une os canais online e offline, lojas próprias e lojas de franquias, aumenta a conversão em vendas, otimiza a operação logística e centraliza a gestão de pedidos. Nosso OMS é referência em omnichannel no mercado e os nossos números confirmam esse sucesso:  

  • 25 milhões pedidos processados por ano 
  • 7000 lojas omni integradas na nossa solução 
  • 6 dos 13 maiores varejistas de Moda do País utilizam o Linx Omni

Se você ficou interessado, entre em contato conosco e veja como podemos transformar o seu negócio em omnichannel.  

 

 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!