Postos são autorizados a vender combustíveis de várias distribuidoras

Postos são autorizados a vender combustíveis de várias distribuidoras

Medida Provisória 1063/21, assinada pelo governo federal no dia 11 de agosto de 2021 libera os postos de bandeira para vender combustíveis de várias distribuidoras e reforça a importância de ter controle sobre a gestão do negócio.

Os postos de combustíveis estão passando por um período de intensas transformações. A nova matriz energética, com o crescimento de opções como o GNV e a eletricidade, foi apenas o começo. Dos novos meios de pagamento às transformações na distribuição de combustíveis por postos de bandeira, uma revolução está acontecendo no setor.

Essas transformações são parte de uma mudança mais ampla na sociedade, que acelera o uso de tecnologia no relacionamento dos clientes com marcas, produtos e serviços. É por isso que seu posto de combustíveis precisa estar preparado para lidar com questões como:

  • Meios de pagamento inovadores: a adoção do PIX e de QR Codes conectados a carteiras digitais pelos postos de combustíveis aumenta a eficiência da operação dos postos, já que acelera o processo de pagamento. Ao mesmo tempo, o uso de ferramentas como o cashback aumenta a fidelidade dos clientes e gera incentivos para o consumo de serviços e de produtos nas lojas de conveniência.
  • Aplicativos e relacionamento contactless: a pandemia reforçou o uso do smartphone como forma de interação entre o cliente e o posto. Aplicativos se tornaram um meio eficiente de promoção e pagamento, permitindo que a transação seja feita com o mínimo de contato humano.
  • Análise de dados para tomada de decisões: a digitalização do relacionamento com o consumidor faz com que os postos de combustíveis tenham a possibilidade de entender o comportamento de consumo. Com isso, podem participar de maneira mais ativa do dia a dia de seus clientes, gerando vendas adicionais e estimulando a fidelidade do público.

combustíveis de várias distribuidoras

Distribuição de combustíveis, a nova fronteira

Em julho, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) disse estar estudando a possibilidade de que os postos vendam combustíveis de mais de uma distribuidora, mudando uma condição que, hoje, está na base do relacionamento do setor. Atualmente, por contrato, postos de redes têm fidelidade à bandeira que representam. A ideia da ANP é criar algumas “bombas não exclusivas” nos postos, que poderiam receber produtos de outras distribuidoras. Como cerca de 55% dos postos de combustíveis do Brasil têm contratos exclusivos com apenas três bandeiras (BR, Ipiranga e Shell), a ANP acredita que a mudança poderá aumentar a concorrência entre as distribuidoras, levando a uma redução do preço final dos combustíveis.

Essa redução das barreiras à concorrência dentro dos setores não está acontecendo somente nos postos: o setor financeiro, por exemplo, vem sendo transformado pela adoção do Open Banking, que simplifica a migração de dados dos clientes para outras instituições financeiras e torna mais fácil obter serviços de outros bancos a taxas competitivas.

Embora essa mudança na distribuição de combustíveis não esteja ainda definida, os postos de combustíveis precisam estar preparados. Afinal de contas, esse é o tipo de situação que pode trazer vantagens competitivas importantes para quem estiver atento.

O papel da tecnologia

Em meio a todas essas transformações que vão da distribuição ao relacionamento com o cliente, passando pela oferta de serviços e ao aumento das opções de venda nos postos, existe um ponto que conecta tudo isso: o uso de tecnologia.

Postos de combustíveis que contam com um sistema de gestão moderno e atualizado em relação às tendências do mercado conseguem aproveitar melhor as oportunidades que surgem. Ao mesmo tempo em que é uma ferramenta poderosa, o sistema de gestão precisa ser simples e eficiente: afinal de contas, o gestor precisa concentrar seus esforços em atender bem o cliente. A tecnologia precisa impulsionar os resultados.

Um sistema de gestão ideal precisa contar com recursos como estes:

  • Acesso às informações de gestão a qualquer momento, de qualquer lugar;
  • Uso de computação em nuvem (cloud computing) para reduzir os custos de infraestrutura;
  • Segurança e proteção às informações gerenciais e dos clientes;
  • Controle total de acessos e ações;
  • Operação sem necessidade de conexão à internet 100% do tempo;
  • Simplicidade e operação intuitiva para reduzir o tempo de treinamento da equipe;
  • Indicadores em tempo real;
  • Gráficos e relatórios customizados;
  • Controle da gestão dos estoques, fiscal, contábil e financeiro;
  • Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como evitar fraudes nos postos de combustíveis

O dono do posto de combustíveis é o dono de um negócio com grande potencial de crescimento. Para que isso aconteça, porém, ele precisa aproveitar as mudanças de comportamento dos clientes e transformações nas relações de negócios. E isso só é possível quando o empresário está atento às tendências do mercado e utiliza a tecnologia a seu favor.

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