Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Os vários feriados prolongados de 2023 oferecem oportunidades para vender mais – mas para isso é preciso estar preparado. Saiba como melhorar a gestão do seu postos de estrada.
Este ano de 2023 traz de volta uma alegria da população: feriados prolongados. Alguns dias para milhões de pessoas relaxarem e aproveitarem para viajar. Para o varejo, uma grande oportunidade para quem está nos destinos turísticos – ou no caminho para lá. É o caso dos postos de combustíveis nas estradas: em um período muito curto, o movimento se multiplica e é hora de vender muito mais.
Os feriados prolongados são, ao mesmo tempo, uma oportunidade e uma ameaça. Oportunidade porque o fluxo de clientes aumenta muito e, com isso, o faturamento também tem um salto. Ameaça porque, com o grande volume de clientes em poucas horas, os postos de estrada correm o risco de superlotação – o que prejudica a experiência do consumidor e pode fazer com que aquela visita seja a última para a vida toda.
A preparação de um posto de estrada para atender ao público em um feriado prolongado é diferente daquela de um estabelecimento na cidade, já que os momentos do consumidor mudam. Antes da viagem, o posto próximo da casa do cliente é uma parada importante para abastecer encher o tanque, verificar o óleo, a água e o estado dos pneus, e fazer compras de conveniência para encarar as horas de trânsito.
Já no posto de estrada, a missão de consumo é bem diferente. O consumidor busca um lugar limpo, iluminado e seguro para se alimentar, utilizar o banheiro, eventualmente comprar uma lembrança ou algo para comer no restante da viagem – abastecer e fazer a manutenção do veículo, somente se for realmente necessário.
Por isso, no posto de estrada, a conveniência é o principal atributo de vendas – mas essa conveniência pode se apresentar de muitas maneiras. Para aproveitar melhor a oportunidade trazida pelos feriados prolongados, o posto precisa estar atento a estes 3 pontos:
O foco precisa estar em entender o que o cliente precisa quando procura um posto de estrada durante a sua viagem. A partir daí, é hora de orientar o mix de produtos, a organização do espaço físico e os processos de atendimento. Dessa forma, o posto irá resolver os problemas dos clientes, tanto na pista quanto no restaurante.
Cada caso é um caso, e tudo depende do perfil dos clientes que utilizam a estrada e dos destinos dessas viagens. Por isso, adotar uma abordagem baseada na coleta e análise de dados faz todo o sentido: é assim que será possível entender se o público para no seu posto para abastecer e então se alimentar, ou se a ordem é oposta.
Parece um detalhe, mas é um detalhe que muda tudo, pois leva o posto a priorizar o atendimento na pista ou no restaurante. Por isso, esteja atento!
Não importa se a prioridade está no reabastecimento do automóvel ou da barriga do cliente, uma coisa é certa: ninguém tem paciência para um atendimento lento. Filas nos caixas são, historicamente, um dos fatores que mais prejudicam a experiência de consumo.
Por isso, seja na pista ou na loja, utilize soluções que tragam mais velocidade ao atendimento. Entre essas soluções, estão:
Nem sempre o cliente quer sair do carro para ser atendido. Nesses casos, “a montanha vai a Maomé”. Utilize soluções de mobilidade, como um PDV Móvel, para que o cliente seja atendido com máxima conveniência, sem perder a segurança que o posto precisa..
O autoatendimento representa tecnologia a favor do posto de combustíveis – especialmente na área de conveniência e alimentação. Isso é ainda mais verdade no caso de postos de estrada, quando o fluxo de motoristas ou de pessoas vindas de ônibus pode provocar filas nos caixas convencionais.
O uso de terminais de autoatendimento oferece uma opção prática, rápida e conveniente para evitar aglomerações e filas, levando mais agilidade e eficiência à operação do negócio. Especialmente na compra de poucos itens, o self checkout acelera o processo de pagamento, elimina a sensação de tempo perdido e melhora a experiência do consumidor.
O varejo é um negócio sensível demais para se dar ao luxo de esperar o consumidor ir até ele. Isso também vale para os postos. Se você possui um programa de fidelidade ou desenvolve alguma forma de cadastrar seus clientes para receber promoções, aproveite essa oportunidade!
Existem várias formas criativas de estimular a preferência do cliente pelo seu posto:
É importante ressaltar que essas formas de gerar promoções também geram dados adicionais e impulsionam o conhecimento sobre os clientes, levando a uma gestão mais inteligente. Ser data driven, hoje em dia, é uma oportunidade de entender melhor os consumidores e agregar valor à jornada de consumo.
Coletar dados e analisar as informações de venda, especialmente quando são cruzadas informações do programa de fidelidade, navegação no site ou app, uso de tablets pelo time de atendimento ou outros recursos digitais, gera conhecimento, que pode se transformar em inteligência e aumentar as vendas.
Nesse processo, contar com um sistema PDV integrado ao ERP do posto é fundamental para atender bem o cliente – na pista e na loja. Com a análise de dados, o posto pode simplificar a administração do negócio para eliminar perdas, ser mais eficiente, apresentar promoções mais relevantes, diminuir os desperdícios e impulsionar vendas e resultados.
As soluções de negócios da Linx foram desenvolvidas para agregar valor à operação dos postos de estrada e melhorar os resultados de negócios de todos os tamanhos. Seja você um posto bandeira branca, uma operação embandeirada ou uma grande rede, conte com as soluções Linx para controlar seu negócio de forma fácil e prática, personalizando o atendimento para fidelizar o consumidor.
Fale com a gente e saiba como impulsionar suas vendas.