Posto independente: veja vantagens e desvantagens do embandeiramento

Posto independente: veja vantagens e desvantagens do embandeiramento

Afinal de contas, você deve optar por um posto independente ou embandeirado? Essa é a pergunta que inicia a jornada de muitos investidores no mercado de postos de combustíveis. Por isso, desenvolvemos este conteúdo exclusivo sobre o tema!

O nosso objetivo é demonstrar os prós e contras de cada opção. Como você vai perceber durante a leitura, não existe alternativa melhor, e sim aquela que é mais compatível com as suas expectativas de gestão. Agora, não perca tempo e acompanhe!

O que é embandeiramento?

Um posto embandeirado é o estabelecimento que conta com um contrato de exclusividade de marca e distribuição. O objetivo desse contrato é selar um acordo muito parecido com o de uma franquia, em que a gestão do estabelecimento se compromete a obedecer a certas condições.

No embandeiramento, você opta por se associar a uma das grandes marcas do mercado. Além de carregar a identidade visual dessa empresa, você se compromete a comprar combustível de distribuidoras previamente estipuladas no contrato, que são conveniadas ou constituintes da marca em questão.

O que é um posto de marca própria?

Essa é a abordagem contrária. Um posto independente é o estabelecimento que não se associa a nenhuma grande marca ou distribuidora para mobilizar sua operação. Isso aumenta a flexibilidade operacional, mas exige mais trabalho na construção de uma marca própria, que seja reconhecida e respeitada pelo consumidor.

Como frisamos, não existe alternativa melhor ou pior. Na realidade, é importante que o empreendedor por trás do projeto reconheça os prós e contras de cada solução, identificando qual modelo é mais adequado para as suas competências de marketing e gestão.

Além de ser uma decisão importante para quem ingressa na comercialização de combustível, entender o funcionamento dos postos de marca própria no mercado é fundamental para orientar o seu crescimento nesse setor — inclusive, com a transição de posto individual para uma rede de unidades bem-estabelecida.

Quais as vantagens do embandeiramento?

Marca, suporte e mão de obra. Esses são os maiores atrativos para quem busca embandeirar o seu posto de combustível. Veja!

Marca

Assim que você inaugura um posto embandeirado, já conta com o reconhecimento de mercado, ou seja, a credibilidade de uma marca com muito tempo de atuação. Esse é um detalhe determinante, pois maximiza a atração de clientes e o faturamento logo nos primeiros meses.

Suporte

O embandeiramento compartilha algumas semelhanças com o modelo de franquias. Uma indicação disso é o suporte técnico e financeiro oferecido pela marca, que provê um apoio considerável para balizar suas decisões, principalmente para investimento em tecnologia, marketing e afins.

Mão de obra

As grandes marcas oferecem um know-how valioso sobre como operar no setor. Uma das maiores provas disso é a facilitação na busca por mão de obra qualificada. A rodada inicial de contratação já conta com profissionais mais experientes no ramo, minimizando erros nos primeiros meses de operação.

Quais as desvantagens do embandeiramento?

Como sempre, todo bônus tem seu ônus. O embandeiramento apresenta duas desvantagens ao empreendedor: a exclusividade e a concorrência interna. Veja!

Exclusividade

O contrato de embandeiramento limita a sua flexibilidade na aquisição de combustível. Isso significa que você deve manter o acordo de fidelidade com um grupo seleto de distribuidoras que complementam a estratégia da marca. Em alguns momentos, isso pode significar a perda de melhores preços.

Fidelidade

Um detalhe importante sobre os postos embandeirados é a fidelidade do consumidor, pois o cliente é fiel à marca e não ao estabelecimento. Por isso, é comum que exista concorrência interna, em que você disputa mercado com postos da mesma bandeira. Além disso, os programas de fidelidade das distribuidoras limitam o acesso às informações dos clientes. Por conta disso, o consumidor é mais da bandeira do que do próprio posto.

Quais as vantagens do posto independente?

Autonomia de gestão e menor precificação. No fim das contas, a maior liberdade amplia o seu leque de oportunidades no mercado. Entenda como!

Autonomia

Um posto independente opera sem nenhuma influência de um agente externo, como uma grande marca distribuidora. Isso significa que a sua gestão é livre para operar com qualquer fornecedor do mercado, orientando suas compras em busca dos melhores preços, condições, prazos, produtos e serviços.

Precificação

Com a maior liberdade de compra, é comum que os postos de marca própria pratiquem menores preços no mercado, justamente como uma estratégia de competitividade contra o reconhecimento de marca dos postos embandeirados. Se bem aplicada, essa tática pode resultar em boa atração de consumidores, compensando a deficiência no reconhecimento da marca própria.

Quais as desvantagens do posto independente?

Grosso modo, operar um posto de marca própria é uma tarefa mais delicada e desafiadora. Dizemos isso porque esses estabelecimentos não contam com o suporte e know-how de uma marca gigantesca, histórica e reconhecida no mercado. Veja!

Marketing

O marketing e a publicidade costumam ser os maiores desafios dos bandeiras brancas. Afinal, esses empreendimentos não recebem nenhuma assessoria especializada e precisam, por conta própria, desenvolver sua estratégia de visibilidade e engajamento com os consumidores.

Confiança

Reconhecimento de marca e reputação de mercado, dois fatores valiosos para a sobrevivência de qualquer negócio. Os postos embandeirados já começam com esses elementos contando a seu favor. Os bandeiras brancas devem trabalhar para conquistar a confiança dos consumidores.

Naturalmente, essa é uma tarefa que exige mais tempo. No longo prazo, um posto independente bem gerido pode garantir faturamento mais atrativo justamente pela ausência de amarras contratuais. Mas, inicialmente, há um desafio enorme.

Quais os diferenciais da Linx para a sua operação?

No fim das contas, não importa se você opera um posto independente ou embandeirado, pois a realidade é uma só: postos de combustíveis exigem uma gestão sólida. A administração controlada, transparente e moderna é o coração para o bom funcionamento do seu negócio.

É com isso em mente que apresentamos a Linx. Caso não nos conheça, vale notar que somos a principal desenvolvedora tecnológica de soluções e sistemas para o varejo, atendendo mais de 45,6% do mercado nacional.

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