Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Um dos maiores desafios para os proprietários e gestores de um posto de combustível de marca própria é conquistar vantagem competitiva. Apesar de tão essencial no dia a dia, há muitos concorrentes. Por esse motivo, é preciso encontrar meios de tornar o posto independente mais atrativo.
Se você souber identificar as oportunidades, certamente conseguirá se destacar no mercado. Por isso, listamos 4 estratégias excelentes para você conquistar mais clientes e, assim, impulsionar os resultados do seu negócio. Acompanhe!
A loja de conveniência de um posto de combustível está repleta de oportunidades: um motorista que vai abastecer e aproveita para tomar um café, as crianças que vão junto com os pais e pedem um chocolatinho para comer durante a viagem, um cliente que vai calibrar os pneus e aproveita para fazer um lanche rápido, entre outras.
Então, explore as oportunidades. Mantenha a loja de conveniência sempre bem organizada e ofereça produtos diversificados, sem esquecer as mercadorias de primeira necessidade e as de compra por impulso ou emergência. Vá além dos petiscos, carvão, bebidas, gelo e cigarros. Assim, você garantirá que um público maior seja atendido.
A troca de óleo já se tornou um serviço praticamente obrigatório nos postos de combustível. Mesmo assim, há como ir além e se destacar no mercado. Para isso, mantenha o local sempre bem organizado e limpo.
Além disso, treine muito bem a equipe que trabalhará com isso. O bom atendimento e o conhecimento profundo sobre o assunto passam credibilidade e confiança aos clientes. Outro ponto importante é trabalhar com produtos de qualidade.
Aproveite que é um posto de combustível de marca própria e invista em diversas marcas de óleo. Desse modo, ampliará a sua carteira de clientes.
Hoje em dia é bastante comum os postos oferecerem lavação rápida. Mas isso não basta para deixar seu posto atraente a ponto de se destacar dos concorrentes. É preciso realizar um serviço de excelência, pois todo motorista necessita da limpeza no veículo.
Uma ideia é agregar serviços como polimento, limpeza interna, impermeabilização dos estofados, higienização do ar-condicionado, entre outros. Você também pode criar um programa de fidelidade. Por exemplo, a cada 10 lavações, o cliente ganha uma limpeza interna. Ou, ainda, ao abastecer determinada quantidade de combustível, ganha uma lavação rápida.
É comum que alguns motoristas nem saiam do carro quando vão abastecer. Então, que tal colocar carrinhos de snacks na pista? Esse é um atrativo que dá bastante resultado, pois permite que o cliente compre um produto a mais mesmo que não se dirija à loja de conveniência.
Isso também melhora a experiência do consumidor, que pode comprar de forma confortável e ainda mais rápida. Então, deixe o carrinho na pista, sempre com um bom mix de produtos.
Viu como não é difícil tornar seu posto de combustível bandeira branca ainda mais atrativo para os clientes? Com essas dicas e uma boa gestão de posto, certamente você verá os resultados do seu negócio melhorarem muito. Além disso, conseguirá um espaço cada vez maior no mercado.
Que tal compartilhar as dicas nas redes sociais? Assim, você ajudará outras pessoas a entender como atrair mais clientes para o posto de combustível de marca própria.