Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
O mercado automotivo é um dos mais concorridos em escala global, sendo que a conexão com o público consumidor é feita diretamente pelas concessionárias. Sobre essas empresas recai uma grande carga de responsabilidade, que ajuda uma marca a se firmar ou ser rejeitada pelo público, e é o pós-venda em concessionárias que mede as chances de êxito que cada uma terá em cada mercado.
Essa busca pela confiança e eficiência pode ser observada em uma análise das últimas décadas, em que quatro marcas dominavam o mercado e, lentamente, cederam espaço para outras montadoras conquistarem o público. Os carros japoneses, coreanos e chineses refletem bem essa luta para se tornar uma opção de compra para o público brasileiro, no que obtiveram notável êxito.
Quer saber mais sobre a importância do pós-venda em concessionárias? Continue a sua leitura e veja como ele influencia o sucesso da sua empresa. Confira!
Mencionamos brevemente a jornada de marcas asiáticas para se consolidarem no mercado nacional, o que também se aplica a algumas francesas, como Renault, Citroën e Peugeot. Muitas delas patinaram no início de suas operações no Brasil, e o pós-venda certamente foi uma das maiores dificuldades enfrentadas.
Veículos que não eram projetados para as ruas comumente esburacadas do nosso país demandavam constante reposição de peças, e quando o proprietário procurava uma concessionária, o resultado era desanimador. Muitos precisavam ficar até mesmo meses sem poder utilizar seu carro, que estava “internado” à espera de componentes novos que vinham de outros países.
Hoje em dia, além da confiança no veículo, contar com peças de reposição e garantir agilidade na solução de problemas é imperativo, sob pena de se arruinar a reputação de uma montadora e sua rede de concessionárias.
Muitas pessoas cultivam a ideia de que fazer a manutenção em uma concessionária é mais caro do que recorrer às oficinas independentes, o que nem sempre é verdade. Cuidar da precificação no pós-venda é algo que pode contribuir para um relacionamento a longo prazo e não apenas durante a garantia do veículo.
O mercado de reparação sempre foi e será promissor, com vantagem para as concessionárias, pela estrutura e organização dos procedimentos. Zelar pela satisfação e conhecer as preferências do público consumidor prestará uma grande ajuda para a credibilidade e rentabilidade da empresa.
A receita auferida pelas concessionárias com o pós-vendas era de, em média, 15% do total de todas as receitas auferidas nos anos 80, o que saltou para os atuais 47,9%. Ainda há bastante mercado para explorar nesse segmento, junto às vendas de seminovos, que representam uma fatia cada vez maior das vendas.
A rotina dos seus clientes pode ser bastante corrida, o que faz com que todo o tempo seja muito valorizado, e a espera pode entrar em choque com essa realidade. O agendamento de serviços por canais digitais é uma solução para esse problema, pois dessa forma você pode encaixar o atendimento em um horário que não cause prejuízos ao cliente ou que ao menos permita a ele se programar.
A primeira vantagem é fortalecer a imagem da sua concessionária, com um aumento significativo de feedbacks positivos. Ao inspirar confiança, sua clientela será fidelizada e você terá mais facilidade para atrair novos compradores, o que permitirá a sustentabilidade e o crescimento da sua loja.
O pós-venda em concessionárias, quando feito de maneira eficiente e tecnológica, entrega resultados positivos, e se isso estiver aliado a um marketing estratégico e focado em manter o consumidor, conseguirá alavancar as receitas.
Gostou das nossas dicas? Então entre em contato conosco e saiba como nós podemos ajudar sua concessionária!