Pós-venda da Black Friday: veja como encantar o seu cliente

Pós-venda da Black Friday: veja como encantar o seu cliente

O pós-venda da Black Friday pode ser uma grande oportunidade para fidelizar os clientes para o Natal. Confira algumas dicas de como aproveitar esse período. 

Quando chega o fim da Black Friday, muitos lojistas pensam que o trabalho acabou, mas não. É neste momento que as lojas virtuais precisam aproveitar o período de pós-venda da Black Friday para impulsionar os resultados para fechar o ano com saldo positivo.   

Em 2022, o faturamento dos varejistas sofreu uma queda de quase 30%, em relação ao ano anterior. A Copa do Mundo impactou os resultados das vendas. Mas, apesar das dificuldades do ano passado, o varejo está mais otimista para Black Friday, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Reclame Aqui e a Linx, 55% dos lojistas esperam melhores resultados nas vendas para este ano.  

Com esse cenário com as expectativas positivas, os comerciantes precisam aproveitar os dados dos novos clientes e estreitar contatos para continuar comprando a sua marca. Afinal, logo que passa a Black Friday, já começam os preparativos para o Natal. 

Para te ajudar a fidelizar os clientes no pós-venda da Black Friday, separamos algumas dicas para continuar vendendo até o final do ano. Veja!

 pós-venda da Black Friday

1. Seja estratégico

Para ter um pós-venda da Black Friday eficiente é preciso fidelizar o cliente para convencê-lo de comprar novamente no seu e-commerce. Já dizia o autor Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um. Dessa forma, é importante o varejista se relacionar com o consumidor por diversos canais de comunicação da loja, seja e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens

2. Mantenha o contato com os clientes

Manter a marca de uma empresa na mente de um cliente não é fácil, mas como diz aquele ditado, quem não é visto não é lembrado. Para que o cliente continue vendo o seu negócio, mesmo após a Black Friday, é importante manter a comunicação em diversos meios. Seja rede social, e-mail, mensagens no WhatsApp, o importante é interagir e oferecer ofertas exclusivas ou enviar brindes para que o cliente sinta-se especial. Além disso, é importante criar periodicidade nas comunicações, para assim o cliente sempre ver a sua marca. 

3. Segmente a nova base

Se você se comunica com o seu cliente através de e-mail marketing você consegue direcionar campanhas e produtos mais específicos de acordo com perfil do consumidor. Mas, para que sua estratégia seja eficiente, é necessário segmentar a base de clientes para que você consiga vender mais no pós-venda da Black Friday. Dessa forma, separa os seus contatos por alguns critérios e categorias. Quando se segmenta a base de clientes, a experiência de compra é mais positiva e agiliza a jornada de compra do consumidor.  

4. Invista em cross selling

Outra estratégia que pode ser relevante para o lojista é o cross selling. Essa técnica é quando a marca oferece produtos complementares que estejam relacionados à primeira compra do cliente. Essa estratégia só funciona quando é oferecido um produto relevante e que de fato agregue valor. 

5. Ofereça uma boa experiência

Se o cliente tem uma experiência positiva quando compra um produto, a chance dele voltar ou indicar para pessoas próximas é enorme. Mas, mesmo quando o cliente finaliza a compra, garanta que ele sinta que tenha um suporte de qualidade. É importante enviar e-mails agradecendo por escolher a sua marca, questionar como foi a experiência e o que pode ser melhorado no pós-venda da Black Friday.  

 

Você sabia que os clientes Linx Commerce podem integrar a sua plataforma a solução Linx Chat Commerce para ajudar a conquistar os clientes no pós-venda da Black Friday? 

A Linx Chat Commerce é uma assistente conversacional que foi criada para unificar as experiências físicas e digitais do cliente. Com essa solução o cliente é conduzido na jornada de compra de forma inteligente, personalizada e humanizada durante todo seu atendimento no e-commerce. 

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