Por que você não deve nunca vender sem nota fiscal?
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Por que você não deve nunca vender sem nota fiscal?

Vender sem nota fiscal é crime – e ainda priva sua loja de ter uma gestão eficiente e atrapalha o crescimento do seu negócio

 O varejo brasileiro viveu na informalidade por muito tempo – e velhos hábitos demoram para desaparecer. Embora seja cada vez mais raro, todo mundo já se deparou com a possibilidade de vender sem nota fiscal. É o típico caso em que o crime não compensa.

Não compensa porque, em primeiro lugar, é um crime. A lei 8.137/1990 diz o seguinte: “é crime negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação”.

Uma venda sem nota fiscal sonega impostos, o que pode levar a multas (para quem é réu primário, de até 10 vezes o valor sonegado), apreensões de produtos e até mesmo à prisão dos envolvidos (por até 5 anos). Por mais pesada que seja a carga tributária no país, será que vale a pena vender sem nota fiscal e arriscar cadeia ou o fechamento do negócio?

Vender sem nota fiscal

Mas se a questão da sonegação já não é suficiente para fazer repensar a ideia de vender sem nota fiscal, aqui vão outros 7 argumentos que mostram que essa é uma ideia ruim:

 1)    Controle do negócio

Todo negócio paga impostos ou precisa fazer a substituição tributária. Para que isso aconteça, é necessário ter um controle preciso de tudo o que entra e sai da empresa. E as notas fiscais são justamente os documentos que trazem as informações do que foi comprado de quem, quando, a que preço – e de tudo o que foi vendido.

O controle da entrada e saída de mercadorias permite gerenciar o negócio e entender a dinâmica das vendas, o que leva ao próximo argumento.

 2)    Entendimento do comportamento dos clientes

Negócios em todo segmento do varejo dependem, cada vez mais, do uso de dados coletados no ponto de venda sobre o comportamento dos clientes. O armazenamento e análise das informações dos PDVs abre a possibilidade de que o negócio entenda quem são os clientes, o que compram, com que frequência e em que quantidade.

Dessa forma, analisar os dados do negócio gera novas possibilidades para criar promoções e campanhas, ou para precificar melhor os produtos e comprar na quantidade correta dos fornecedores. Olhando por esse aspecto, pagar impostos passa a ser apenas uma linha de custos.

 3)    Quem não paga impostos não cresce

Foi-se o tempo em que uma grande rede de varejo conseguia abrir dezenas ou centenas de lojas com base no “caixa 2”, ou recebendo uma parte das vendas “por fora” para alguma espécie de contabilidade criativa. Hoje, os negócios precisam operar com um nível de eficiência e produtividade tão grande que somente a integração de dados pode resolver. E, com o uso de tecnologia, é praticamente impossível sonegar impostos.

Novamente, não encare essa questão como “preciso pagar X para o governo”, e sim como uma linha de custos. Da mesma forma como é preciso “pagar X” para o fornecedor para comprar as mercadorias, os impostos são uma parte inevitável do negócio. O que todo varejista precisa saber é como obter vantagens com o uso de tecnologia para crescer mais – e, com isso, diluir seus custos.

 4)    Facilidade de gestão

Quem adota soluções tecnológicas que impedem a sonegação de impostos sabe que todas as vendas foram feitas por meio do sistema. Com isso, consegue entender, a qualquer instante, em tempo real, o que está acontecendo na empresa. Essa facilidade de gestão traz agilidade e permite tomar decisões rápidas e eficazes que aumentam a competitividade de qualquer negócio.

 5)    Redução de custos

Por incrível que pareça, respeitar a lei e impedir a sonegação de impostos na empresa gera redução de custos. Isso porque, com o processo de digitalização, passa a ser possível controlar o negócio em tempo real e saber exatamente o que ele vende em cada momento. Esse controle permite comprar o produto certo na quantidade exata, pelo melhor preço.

 6)    O foco precisa estar em vender

Varejistas que ainda tentam sobreviver sem pagar impostos precisam criar várias estruturas para “esconder” o dinheiro que entra no negócio. Com o tempo, a gestão fica mais preocupada em controlar esses “modos alternativos” e a certificar que nenhum dinheiro está sendo desviado por terceiros do que em encontrar maneiras de vender mais ou de encantar o consumidor. E quem não dá atenção total ao cliente acaba sendo trocado por um concorrente mais bem preparado.

 7)    Garantias e segurança

Vamos supor que você venda um produto sem nota para seu cliente. Se ele precisar trocar, como saber se ele ainda está no prazo para isso? Sem nota fiscal, você não tem como saber nem mesmo se ele realmente comprou de você – e esse é um prato cheio para fraudadores ou mesmo para criminosos que queiram usar sua loja para desovar itens roubados.

Além disso, o transporte de qualquer produto precisa conter uma nota fiscal de remessa. Sem isso, a carga pode ser considerada ilegal (e apreendida pela polícia), ou, em caso de roubo, não é possível nem mesmo acionar o seguro. Esses são riscos completamente desnecessários.

 A solução para a evolução da sua loja

A essa altura, deve estar claro que ter total controle dos aspectos fiscais do negócio é essencial para crescer. Quanto mais os aspectos burocráticos do negócio ficam nas mãos de plataformas tecnológicas avançadas, melhor: mais tempo você terá para gerenciar a empresa, criar bons relacionamentos com os clientes e vender mais.

Por isso, conte com as soluções Linx Pag Notas para dar mais dinamismo e deixar desimpedida a operação da sua loja. Resolvemos as pendências burocráticas, a infraestrutura e os processos de negócios para que você possa administrar a sua empresa com facilidade, da emissão de documentos fiscais eletrônicos à gestão das notas de entrada e saída. Conte com a gente para cumprir suas obrigações fiscais e reduza o tempo e os custos com burocracia.

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