Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Por que utilizar as soluções de Cloud no cenário de emissão de obrigações fiscais?

Por que utilizar as soluções de Cloud no cenário de emissão de obrigações fiscais?

Em virtude das atuais circunstâncias, a transformação digital torna-se estratégica para a continuidade dos negócios, pois reduz a necessidade de interações diretas entre as pessoas, bem como a necessidade de espaços físicos para comercialização de produtos e serviços. Além disso, esse cenário provoca a revisão de processos, diminuindo suas complexidades e possibilitando uma padronização mais eficaz.

A relação entre as pessoas no dia a dia está mudando. O ato de comprar um produto ou consumir um serviço, por exemplo, está sendo adaptada a uma realidade na qual o contato entre as pessoas vem reduzindo. Com efeito, as pessoas estão aderindo a plataformas de compras, tele-entrega ou serviços de compra antecipada e retirada “no balcão”, similares a drive thru ou take away. Consequentemente, o mercado varejista está se adaptando e oferecendo soluções multiplataformas ou omnichannel aos clientes, com diferentes meios de acesso, consumo e pagamentos: sites, aplicativos, redes sociais, telefones e a própria loja física.

Considerando esse contexto, processos também precisam ser ajustados, soluções tecnológicas precisam ser adaptadas rapidamente e diferentes meios de acesso precisam ser disponibilizados. Para contribuir com esse cenário, o uso de tecnologias em nuvem (cloud) é uma excelente alternativa.

Essa tecnologia, permite usufruir de inovações e funcionalidades de segurança, melhoradas constantemente pelos fornecedores dessas infraestruturas. Além disso, possui serviços de redundância, tolerância a falhas, elasticidade que garantem resiliência, controle e estabilidade de suas soluções. Tudo isso de maneira automatizada. Por fim, os custos são ajustáveis de acordo com a demanda: podemos rapidamente aumentar ou reduzir a capacidade computacional de aplicações conforme a necessidade. Em um data center ou infraestrutura própria, atualizar os computadores sempre foi algo de grande custo, tanto financeiro quanto operacional. Em cloud, isso é bastante simplificado e fácil de operar, sendo possível, até mesmo, automatizar.

Outros motivadores para adoção dessa tecnologia: a facilidade de distribuição, manutenção, monitoramento e compliance. A distribuição dos softwares pode ser automatizada e realizada num único local. Tão logo uma versão de software seja atualizada em nuvem, todas as soluções que fazem uso dele já usufruirão de sua versão mais recente, em questão de minutos, sem necessidade de roll out de versão em lojas, por exemplo. Além do mais, os serviços de cloud permitem um amplo monitoramento de transações, com diversas ferramentas que auxiliam na gestão de produtos tecnológicos. O monitoramento abrangente é um capítulo à parte, outro grande benefício das infraestruturas em cloud.

Fazendo uma analogia ao cenário de emissão de obrigações fiscais, imaginemos a emissão de cupons de uma loja do varejo. Esse é um processo e um serviço complexo que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana e com alta performance. Além disso, é um segmento bastante impactado por regulamentações, tem constantes inovações que precisam ser desenvolvidas ou acatadas, o que exige seguidas manutenções, ajustes e inovações nos serviços já existentes. Além disso, a necessidade de alta disponibilidade requer monitoramento constante e atuação rápida, para evitar acúmulo de vendas represadas ou lentidões que causem filas de clientes nas lojas, por exemplo. Ou seja, percebemos que o uso de tecnologias cloud agrega muito valor a esse contexto de negócio.

De fato, a adoção dessa tecnologia contribui para cenários de mudanças e necessidades de adaptações rápidas, seja em processos ou tecnologias, simplificando a operação de negócio e a capacidade de transformação digital. Além disso, facilita a distribuição de versões de softwares, fazendo uso de uma infraestrutura que é mantida e evoluída regularmente. Por fim, permite a escala desta infraestrutura conforme necessidade.

 

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses. Ao acessar o site da Linx, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas