Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Contar com muitos meios de pagamento na farmácia aumenta a complexidade do negócio, mas oferece conveniência e praticidade para os clientes. O que é mais importante para você?
A gestão de uma farmácia passa por uma infinidade de fatores, mas todos eles com um ponto em comum: oferecer a melhor experiência para que o cliente goste de estar em sua loja, comprar e se tornar fiel à sua marca. Para isso, aspectos como o visual do ponto de venda (físico ou digital), a experiência de atendimento e a rapidez do checkout são muito relevantes. Mas um tema que nem sempre está nas prioridades dos gestores tem uma importância fundamental: a variedade de meios de pagamento na farmácia.
Oferecer diversos meios de pagamento na farmácia aumenta a praticidade para o consumidor e impede que o cliente deixe de comprar se, por exemplo, um determinado cartão de crédito não passar na maquininha. Um estudo de 2022 mostra que 52% dos brasileiros já desistiram de uma compra por não poderem pagar como queriam.
Mas a variedade de meios de pagamento na farmácia vai muito além do operacional ou mesmo da questão legal (é preciso oferecer mais de uma possibilidade de pagamento para o cliente, sempre). Para quem está atento, essa pode ser uma oportunidade de diferenciação e de posicionamento de marca.
Um estudo realizado pela Mastercard em 18 países mostra que 93% das pessoas se dispõem a usar um meio de pagamento emergente, como criptomoeda ou biometria. No mercado brasileiro, o pagamento por aproximação (NFC) caiu nas graças da população e é usado em todo tipo de comércio – e até mesmo em cafeterias, praças de pedágio e terminais de ônibus.
Mas é preciso tomar cuidado, pois não basta colocar um novo meio de pagamento na sua farmácia. A experiência de uso dessa ferramenta precisa ser excepcional, pois 70% dos consumidores não voltam a comprar de uma marca depois de uma experiência ruim. Por isso, ao ampliar a variedade de meios de pagamento em sua farmácia, esteja atento a 5 pontos.
Não é segredo para ninguém que o checkout é o momento menos agradável de qualquer experiência de compra no varejo. Os pagamentos invisíveis nas lojas Amazon Go resolvem a fila do caixa de uma forma radical: eliminando a etapa do pagamento. Mas nem sempre faz sentido investir recursos e exigir uma mudança de comportamento grande dos clientes para adotar esse formato.
O mais importante é entender novos meios de pagamento como uma oportunidade de aumentar a velocidade no checkout da sua farmácia. E cada segundo conta para diminuir as filas e permitir que o cliente saia rapidamente da loja.
Para que isso aconteça, é preciso oferecer meios de pagamento na farmácia que simplifiquem a operação do ponto de venda. Pagamentos sem contato (NFC), Pix e QR Code, por exemplo, podem ser opções mais velozes do que o uso de dinheiro ou mesmo de cartões – especialmente se a conectividade da loja física já está resolvida.
Uma grande vantagem do uso de meios de pagamento digitais é a oportunidade de coletar dados sobre os consumidores – e, com isso, trabalhar a personalização das ofertas e promoções e melhorar a operação da loja. Um cliente logado no aplicativo da loja e que faz o pagamento a partir do app transmite para o varejista, automaticamente, informações como a lista de produtos comprados, local, data e hora. Quando bem trabalhadas, essas são informações relevantes para entender perfis comportamentais.
Mais ainda: o aplicativo da marca permite personalizar o mix promocional e a vitrine de produtos, oferecendo para o cliente apenas o que faz sentido dentro de sua jornada de compras. Dessa forma, o meio de pagamento contribui para que a farmácia entenda melhor o cliente e seja mais relevante para ele.
Para uma farmácia, oferecer diversos meios de pagamento traz aumento de rentabilidade, por uma série de motivos:
Infelizmente, a farmácia também precisa pensar na segurança física de seus clientes e colaboradores. Diminuir o uso de dinheiro e aumentar o volume de pagamentos por meios digitais torna o ambiente da loja mais seguro.
Um bom exemplo é o uso de pagamentos por biometria: o uso de reconhecimento facial ou identificação pela impressão digital garante que cada cliente seja identificado e permite que o consumidor compre sem estar com a carteira ou o celular. Além da segurança, essa alternativa de pagamento também evita a perda do cliente com o “eu queria comprar, mas estou sem a carteira aqui”.
Os meios de pagamento também podem ser usados estrategicamente para identificar oportunidades de relacionamento com o cliente. Um varejista que perceba que em uma região existe um uso maior de uma determinada modalidade pode investigar os motivos que levam a esse comportamento. Como boas perguntas geram boas respostas, a farmácia terá mais informações sobre o cliente.
Imagine, por exemplo, que uma loja da rede tem um volume grande de vendas pela carteira digital da farmácia e que, nesse local, existe um consumo maior de itens de maior valor agregado, como dermocosméticos. Será que não vale a pena promover o uso da carteira digital em outras lojas para tentar multiplicar esse ganho?
O uso de uma variedade de meios de pagamento na farmácia traz uma série de vantagens. Para aproveitar essas oportunidades, sua rede precisa contar com um sistema de gestão que ofereça um ecossistema completo de soluções, aumentando suas vendas, diminuindo as perdas, fidelizando o cliente e gerando mais informações para seu negócio.
A Linx conta com o sistema de gestão líder no setor farma, atendendo às necessidades de empresas de todos os tamanhos, com integração total a meios de pagamento e programas de benefícios. Seja seu negócio uma farmácia independente, uma rede associativista ou um player de grande porte, podemos ajudar você a impulsionar suas vendas.
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