Por que participar de eventos escolares?

Por que participar de eventos escolares?

A educação está constantemente evoluindo. As escolas de hoje contam com metodologias, práticas e tecnologias que eram inimagináveis há poucos anos, e a transformação não para. Esse é o principal motivo para participar de eventos escolares.

Afinal, vivemos na era da educação digital. Este é um momento de revolução, em que a comunicação e a informação são cruciais para o desenvolvimento dos alunos e das escolas. E essas transformações devem ser compartilhadas.

A importância da realização de eventos no contexto escolar está em oferecer um espaço positivo e construtivo para essa partilha.

Nesse contexto, eventos para escolas particulares são a oportunidade para gestores, mantenedores, diretores, coordenadores, professores e demais interessados na área de educação inovarem suas escolas, renovarem seus conhecimentos e aumentarem seu repertório.

eventos escolares

Para entender a importância dos eventos escolares e saber como você pode aproveitar melhor um evento escolar, continue sua leitura.

Por que participar de um evento de educação?

Um dos grandes inimigos da educação é a estagnação. Atualmente, há milhares de escolas que se mantêm presas a métodos e práticas do século passado e não estão prontas para os desafios das novas gerações de alunos e do novo mercado de trabalho.

Na maioria dessas escolas, o ensino acaba ficando limitado, os professores e colaboradores estão desmotivados, os alunos estão desinteressados e até a gestão é pouco efetiva, sofrendo com perdas de tempo e de dinheiro.

Todos esses problemas são sintomas da estagnação e podem prejudicar seriamente qualquer instituição, mas principalmente as escolas particulares, que dependem das mensalidades de seus alunos para continuarem a lecionar.

Para remediar essa “doença” é preciso buscar a renovação e conhecer novas tendências da educação que já estão dando certo em outros lugares.

A melhor estratégia para fazer isso é participar de eventos escolares!

Afinal, eventos para escolas representam uma reunião de conhecimentos, saberes e experiências preparados especialmente para serem compartilhados por todos os participantes.

Confira os cinco grandes benefícios que você pode colher em eventos para escolas:

  • Atualização das técnicas de ensino

Gamificação, metodologias ativas, ensino híbrido e STEM. Essas são apenas algumas das técnicas, práticas e metodologias que vêm crescendo no mundo da educação. Por meio delas, e de várias outras, é possível criar um ensino muito mais efetivo, adequado às novas gerações e com excelentes resultados.

Isso significa que as aulas expositivas tradicionais estão perdendo cada vez mais espaço e a atualização é fundamental.

Um evento escolar que aborde o assunto, exibindo experiências e novas possibilidades na educação, é um excelente caminho para você ter uma escola mais moderna.

Participar de eventos e conhecer essas novas técnicas vai ajudar nos resultados da escola, no engajamento da comunidade escolar e até na compreensão dos diferentes tipos de alunos e comportamentos.

  • Motivação de professores e gestores

Um dos principais problemas da estagnação é a desmotivação. Sem ter perspectivas de crescimento e evolução, professores, colaboradores e até gestores perdem o estímulo necessário para oferecer um trabalho de qualidade.

Por outro lado, ao oferecer uma formação continuada por meio de eventos educacionais, a escola estará motivando diretamente sua equipe escolar.

Lembre-se de que um professor realmente engajado é fundamental para aulas efetivas, para a qualidade do ensino e para a retenção de alunos.

  • Otimização da gestão escolar

Bons eventos para escolas particulares abordam também assuntos de gestão e podem ajudar nos resultados de sua instituição. 

Por meio de boas práticas, discutidas em eventos escolares, é possível diminuir a inadimplência, atualizar métodos de cobrança e evoluir na gestão financeira como um todo.

As palestras e participações também apresentam formas de reduzir a evasão escolar e melhorar a retenção, sem falar em técnicas para aumentar a produtividade da equipe, reduzindo o trabalho manual e a perda de tempo.

  • Criar networking com outras escolas

Além de acompanhar as palestras, os participantes de eventos escolares podem conversar entre si, trocar experiências e criar redes de contato. 

Essas redes têm um grande potencial para garantir a evolução e a sustentabilidade das instituições no longo prazo.

  • Conhecer empresas que podem potencializar o trabalho educacional

Com a evolução da tecnologia, hoje há milhares de empresas e edtechs focadas totalmente em oferecer novas possibilidades para instituições de ensino.

Essas empresas e sistemas de gestão escolar estão à disposição para revolucionar sua escola. No entanto, é difícil para diretores e gestores conhecerem as possibilidades que podem melhorar seu trabalho.

Em um evento escolar, no entanto, você tem a oportunidade de ter contato com muitas dessas soluções educacionais e descobrir quais são as mais adequadas à sua realidade.

eventos escolares

Sponte para a educação: evento para revolucionar sua escola

Entre os dias 27, 28 e 29 de setembro, a Sponte, empresa referência em software de gestão educacional no Brasil, promoverá o Sponte para a educação, evento online que tem como tema “repensando o presente além do futuro”.

Ao longo de seus mais de 20 anos no setor, a Sponte participou e apoiou incontáveis eventos de educação, buscando fomentar cada vez mais a evolução do ensino. 

Nessa vasta experiência, a empresa percebeu que fala-se muito sobre o “futuro da educação”, como se a era digital no setor estivesse em algum ponto nos próximos anos e houvesse muito tempo para se preparar.

No entanto, a transformação já chegou. O futuro da educação é agora e as escolas precisam estar prontas. Por isso, o evento focará em repensar a educação do presente, com um olhar para o futuro próximo.

Para isso, o Sponte para a educação contará com grandes nomes das áreas de educação, gestão, marketing, inovação e tecnologia, em palestras com temas extremamente relevantes para o atual contexto educacional. Confira algumas das pautas que serão abordadas no Sponte para a educação:

  • Marketing escolar

Hoje o marketing deixou de ser apenas uma estratégia para conquistar matrículas e se tornou uma ferramenta fundamental para engajar a comunidade escolar, melhorar o relacionamento com os alunos, evitar a evasão e ter bons resultados.

  • Escola do futuro e novos modelos de ensino

Já falamos muito neste texto sobre as transformações do mundo da educação e isso será parte fundamental do evento escolar da Sponte. O comunicador, palestrante e escritor Marcos Piangers vai ser o responsável por essa palestra. 

  • Segurança da informação e LGPD para escolas

Vivemos na era da informação e há cuidados que precisam ser tomados para garantir a segurança nesse mundo digital! É para isso que existe a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Sua escola já está adaptada?

  • O mantenedor escolar do futuro

A forma de gerir instituições educacionais também está mudando! Já ouviu falar sobre a gestão premium? Essa é uma forma de transformar sua escola para obter resultados muito melhores, com mais eficiência.

Não perca a oportunidade de fazer parte desse grande evento! Ele acontecerá entre os dias 27, 28 e 29 de setembro, das 14h às 17h30, 100% online, gratuito e com emissão de certificado. Já pensou? É a oportunidade de transformar a educação em sua escola, fazer networking, otimizar sua gestão e conhecer muitos outros educadores — sem gastar nada com isso. 

Clique aqui e confira o cronograma completo do Sponte para a educação.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!