E-commerce
5 dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce
O checkout de um e-commerce pode trazer muita dor de cabeça para o lojista. Mas, separamos algumas dicas para facilitar
Em um cenário competitivo cada vez mais complexo, saiba como utilizar a publicidade nos marketplaces para gerar mais resultados para seu negócio
O marketing digital vem se tornando cada vez mais complexo. Nesta pandemia, o reforço dos grandes varejistas à sua estratégia de marketplaces, ampliado pela entrada de pequenos e médios players no mercado digital e pela digitalização dos consumidores, faz com que seja preciso analisar com ainda mais profundidade onde alocar seus recursos de mídia.
Dados da eMarketer apontam que no ano passado os formatos digitais de publicidade ultrapassaram pela primeira vez nos Estados Unidos a chamada mídia tradicional. Com a pandemia e o fechamento das lojas físicas, investir em publicidade online se tornou ainda mais importante.
No Brasil, embora o cenário de mídia seja bem diferente, os meios digitais também estão em alta. Em 2019, a internet respondeu por 21,2% dos investimentos em publicidade, contra 17,7% no ano anterior. Mais da metade desses investimentos está em display, quase um quarto em social media e 11,5% em buscas.
Dados apurados pela Linx Digital na Black Friday 2019 mostram que o investimento em ads nos marketplaces saltou 44,5% em relação ao mesmo evento do ano anterior, mas somente 20% do investimento publicitário foi realizado pelos sellers. Isso significa que ainda existe uma grande oportunidade de diferenciação para varejistas que saibam se posicionar no mercado por meio dos ads.
Com a forte expansão dos marketplaces em 2020, mais opções precisam ser analisadas, a competição aumenta e é preciso ter uma estratégia clara de investimentos para não desperdiçar recursos.
Com o aumento da concorrência no ecommerce e mesmo dentro dos marketplaces, publicidade e promoção passa a ter um papel cada vez mais forte para o desempenho das vendas. Mesmo na busca orgânica dos marketplaces, essa lógica se aplica: seja na Casas Bahia, na Magalu ou na Netshoes, uma boa experiência de compra faz com que os resultados das buscas acelerem as vendas. Assim, os algoritmos tendem a priorizar os produtos e sellers que vendem mais e têm melhores avaliações.
Dessa forma, para vender mais e estar mais bem colocado nas buscas orgânicas não basta ter um trabalho muito bem feito de organização do catálogo: é preciso promover bem os produtos para gerar mais vendas e estimular os consumidores a fazer reviews.
Leia também: 4 erros que lojistas não podem cometer no catálogo do ecommerce
A publicidade nos marketplaces pode ser usada não apenas para gerar vendas, engajar e reter clientes no marketplace, mas também em todos os seus canais de contato com os consumidores. Além disso, quando usados com inteligência, os ads podem trazer grandes contribuições para a estratégia de negócios do varejo. Dessa maneira, agregarão valor muito além do aumento das vendas.
Trouxemos algumas maneiras como você pode utilizar ads em marketplaces para criar vantagens competitivas para todas as áreas de seu negócio:
A publicidade nos marketplaces é importante em uma série de aspectos das vendas do varejo online. Em primeiro lugar, por reunir milhares de sellers e milhões de consumidores, os marketplaces têm um conhecimento muito mais profundo das jornadas de compra dos consumidores e dos gatilhos de consumo.
Ao fazer parte de um marketplace e utilizar os serviços de inteligência analítica da plataforma, o varejista consegue obter muito mais insights sobre o comportamento do público. Com esses insights, surgem novas ideias de ações promocionais que podem ser utilizadas não apenas no marketplace, mas também no próprio site de ecommerce e nas operações físicas do varejista.
A indústria pode utilizar marketplaces para testar a aderência do consumidor a produtos e serviços específicos, com uma audiência muito mais ampla do que a que poderia ser impactada em uma estratégia convencional direct-to-consumer (D2C). Nesse contexto, o uso de ads nos marketplaces permite entender melhor os produtos que obtêm mais visibilidade. Essas informações podem ajudar a balizar investimentos em mídia em outros marketplaces, em outras mídias digitais e até mesmo nos espaços físicos das lojas de varejo.
Os marketplaces são uma forma mais barata de entrar em novos mercados, uma vez que não exigem o desenvolvimento de uma estrutura física, como escritórios ou centros de distribuição. As ações de marketing realizadas em marketplaces em novos mercados geram dados relevantes para entender, por exemplo, a receptividade a determinados produtos, estilos de comunicação e gatilhos de consumo. Com isso, aumenta a possibilidade de aproveitar novas oportunidades de negócios.
A coleta, processamento e análise constante de dados de comportamento e compra dos consumidores gera um fluxo contínuo de insights importantes para o desenvolvimento de seus negócios. Limitar esse conhecimento a uma única plataforma é limitar o potencial de ganhos.
Desenvolva uma estrutura interna para lidar com os dados coletados de diversas fontes, inclusive os marketplaces e as ações de publicidade digital. Utilize esses dados para realimentar todos os pontos de contato com o cliente. Ao fazer isso, a empresa abandona o mindset focado em produtos para identificar oportunidades de relacionamento com os consumidores.
Tenha em mente que marketplaces diferentes geram resultados diferentes. Dessa forma, é preciso criar estratégias distintas para cada marketplace em que sua marca estiver presente e analisar o que traz melhor desempenho em cada canal. Assim, será possível identificar possibilidades de ganho de escala e saber com precisão qual a melhor abordagem em cada meio de comunicação.
Como cada marketplace possui um público específico, características diferentes de usabilidade e algoritmos diferentes para busca orgânica e publicidade, o impacto dos seus anúncios será diferente. Esteja sempre atento ao retorno do investimento para não desperdiçar recursos.
Um aspecto importante da sua estratégia de ads em marketplaces é utilizar os portais como um canal para atrair novos clientes para sua base de dados e, a partir daí, nutri-los para obter um relacionamento direto com eles como estratégia complementar. Como o fee cobrado pelos marketplaces nas transações e o investimento em ads fazem parte do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), incentivar o relacionamento direto com o consumidor é uma forma de diminuir esse custo e aumentar suas margens.
Marketplaces são excelentes para dar acesso a um público mais amplo e para complementar seu negócio com competências que você possa não ter (como alcance, logística e meios de pagamento). Mas é preciso ter uma estratégia bem clara para obter os melhores resultados desse canal de acesso aos clientes.
Se você procura um novo canal de mídia para o seu negócio, precisa entender que quando falamos de ads e marketplaces, existem duas estratégias não excludentes: você pode tanto ser um advertiser, expondo os seus produtos e vendendo mais, quanto um publisher, sendo remunerado por anúncios de outros vendedores.
Ao entrar para o Ads for Publishers, por exemplo, o seu ecommerce passa a mostrar produtos da rede Ads for Advertisers, ou seja, sua loja passa a aceitar anúncios de outros vendedores.
Quando o consumidor encontrar entre os anúncios algo que estava procurando e clicar para visualizá-lo, o publisher ganha em dobro: em rentabilidade e fidelidade. Para eles, o ganho por clique. Para o consumidor, a certeza de ofertas interessantes. Sua marca é mais lembrada e passa a ser sinônimo de satisfação – e clientes satisfeitos sempre voltam.
Já os advertisers, ou seja, os anunciantes, terão suas ofertas em destaque nos maiores marketplaces do país, atingindo potenciais consumidores e aumentando consideravelmente a visibilidade das campanhas – e os resultados são acompanhados em tempo real, com toda a rede de publishers à disposição para anúncio de ofertas.
Resumindo: o Linx Ads é uma rede de anúncios que conecta diversos ecommerces. Não importa em qual loja da rede o consumidor esteja: as ofertas mais relevantes sempre chegarão até ele. Líder de mercado em mídia nativa, o Linx Ads possibilita que seus produtos sejam anunciados em posições privilegiadas dentro dos maiores players do Brasil.
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