Como preparar sua plataforma e-commerce para a Black Friday?

Como preparar sua plataforma e-commerce para a Black Friday?

Conheça os três fatores essenciais para preparar sua plataforma e-commerce para a Black Friday 2021 e ofereça uma boa experiência aos seus clientes na maior data promocional do varejo online.

Em uma data tão importante para o varejo quanto a Black Friday, é essencial contar com uma plataforma tecnológica que dê conta do recado. Especialmente neste ano, em que ao mesmo tempo a vacinação anima o comércio e a variante delta inspira temores, é muito difícil prever exatamente como será o comportamento dos consumidores. Por isso, os negócios devem se preparar para todo tipo de situação: de uma explosão de vendas até um desempenho aquém das expectativas.

O grande desafio é como fazer isso. Quem se prepara desde o início para o melhor caso pode acabar contratando capacidade de armazenamento e processamento demais, enquanto quem se programa para o mínimo pode ter problemas sérios de confiabilidade no site e gerar uma experiência ruim para o cliente.

A melhor solução é a que libera o varejista para se ajustar rapidamente a qualquer condição que o mercado apresentar. Isso só é possível quando a plataforma de e-commerce, o orquestrador omnichannel (OMS) e o sistema de gestão contam com três características fundamentais:

1) Escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade de crescer (ou diminuir) de forma ágil e linear conforme a necessidade do negócio. Plataformas escaláveis podem ser projetadas para oferecer sempre o mesmo nível de excelência na experiência do cliente, não importa qual seja o tráfego no e-commerce naquele momento. É como se uma loja física pudesse aumentar de tamanho em momentos de maior fluxo, e encolher quando estivesse vazia.

Sem uma plataforma de e-commerce que funcione com alta estabilidade e velocidade de acesso, o varejista fica para trás na competição pelos clientes. Segundo a Deloitte, um aumento de 0,1s na velocidade de um site mobile aumenta o valor médio do pedido em 9,2% e a taxa de conversão em 8,4%. Na Black Friday esses números podem ser ainda maiores: a velocidade de carregamento das páginas e processamento das informações se torna essencial para conquistar o cliente não somente para a data promocional, mas também para o Natal.

plataforma e-commerce para a Black Friday 2021

2) Estabilidade

Além da capacidade de se moldar à demanda de forma instantânea para otimizar os recursos, a plataforma de negócios do varejo deve ser altamente estável. O e-commerce precisa estar disponível todo o tempo, com uma experiência excelente sempre.

Para que isso aconteça, os sistemas precisam estar baseados em servidores com altíssimos níveis de redundância e eficiência, para que qualquer problema seja instantaneamente solucionado e a experiência ao cliente não sofra. A melhor forma de fazer isso é utilizando plataformas baseadas na nuvem (cloud computing), uma solução que gera grandes benefícios em toda a cadeia de valor. Plataformas baseadas na nuvem podem ser escaladas rapidamente e, ao mesmo tempo, se tornam muito estáveis: o fornecedor precisa cumprir os SLAs definidos e, assim, você tem controle total sobre a experiência oferecida.

Um ponto importante para garantir estabilidade da operação do varejo na Black Friday é o funcionamento das integrações entre sistemas internos e externos de múltiplos parceiros. Certifique-se de que as integrações sigam as regras mais modernas e rígidas de qualidade para evitar bugs que prejudiquem a experiência dos usuários. De preferência, busque integrações nativas e fornecedores que entreguem soluções completas para minimizar a necessidade de integrações.

Conte com fornecedores que estejam preparados para qualquer contingência e atuem proativamente. Na Black Friday 2020, a Linx aumentou em 95% sua estrutura de nuvem somente para o setor de moda, ao mesmo tempo em que duplicou os recursos para emissão de notas fiscais. Com isso, a empresa lidou com tranquilidade com um aumento de 70% nas vendas durante o mês de novembro.

3) Flexibilidade

Para investir em tecnologia, é preciso ter um olhar no momento atual e outro no futuro. A visão imediata é mais simples: analise as necessidades atuais, acrescente uma folga para imprevistos e defina os parâmetros e funcionalidades que serão utilizadas. O problema é prever alguns anos à frente: como identificar quais tecnologias atuais se tornarão essenciais no futuro?

Em 2018, poucos estavam preparados para o cenário atual, e certamente os custos desse pioneirismo eram mais elevados. Por outro lado, quem sai na frente fica em vantagem, e quem espera os preços das soluções caírem muito acaba ficando para trás, pois não oferece nenhuma diferenciação. Como sair desse dilema?

As plataformas de varejo mais avançadas são capazes de atuar nas duas pontas. Ao mesmo tempo em que apresentam custos acessíveis para a maioria dos varejistas, conseguem se adaptar rapidamente às novas necessidades de negócios. Quando surgiu o PIX, ou quando as compras via WhatsApp passaram a exigir links de pagamento, quem contava com o suporte tecnológico adequado conseguiu adotar rapidamente essas soluções e ganhar mercado.

O que você precisa saber para migrar de plataforma de e-commerce

Assim, varejistas que participam de um ecossistema de desenvolvimento de soluções são mais competitivos, pois se aproveitam dos recursos que foram desenvolvidos para todos os clientes. Todo o ecossistema cresce mais rápido e de forma mais sólida. Um exemplo é o que a Linx fez no setor automotivo: o Linx Smart API é uma plataforma aberta que apresenta mais de 2 mil APIs, para que o varejista escolha as soluções mais aderentes a seu negócio e integre rapidamente outros fornecedores, com flexibilidade e estabilidade.

Uma estrutura em APIs permite que o varejista tenha à sua disposição um catálogo de soluções flexíveis, com evolução constante e agilidade na ativação das integrações. Sempre em conformidade com a LGPD.

O futuro é imprevisível, mas é possível preparar a sua plataforma e-commerce para a Black Friday. Soluções tecnológicas avançadas oferecem segurança, lidam bem com o aumento de tráfego na data promocional e oferecem recursos omnichannel e mobile. Com a transformação constante do mercado, o aumento da exigência dos clientes e a concorrência cada vez mais acirrada, você precisa fazer com que a inovação funcione a seu favor. E a hora é agora!

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