Justamente por possibilitar a operação completa de uma loja virtual, a plataforma e-commerce deve oferecer certas funcionalidades que são consideradas essenciais para o seu sucesso. Confira:
Opções de personalização para o e-commerce. Um e-commerce precisa ser agradável para que o consumidor identifique-se com ele e tenha seu interesse de consumir despertado, tanto em termos visuais, quanto em termos de usabilidade. É bem provável que você já tenha abandonado uma loja virtual por considerar o ambiente inseguro, estranho e incompatível com o segmento, não é? Por isso, a plataforma de e-commerce ideal é aquela que oferece opções para a personalização do seu e-commerce, com o objetivo de conquistar o consumidor final.
Sistema de pesquisa inteligente. Um dos recursos essenciais de um e-commerce é, sem dúvida, seu campo de busca. Muito embora haja categorização e separação de produtos por departamentos, o consumidor virtual procura, em primeiro lugar, o item desejado no campo de busca e, quanto mais inteligente esse recurso for, melhor! O ideal é que esse recurso apresente sugestões instantâneas, busca fonética de sinônimos e proximidade, além de outros diferenciais.
Adaptação para mobile. As negociações via smartphone crescem a cada ano, e essa já não é uma realidade que pode ser ignorada. Assim, contar com uma plataforma de e-commerce mobile-friendly (amigável para mobile) é essencial para alcançar os consumidores mais atualizados, que realizam negociações via mobile.
Integração com ERP, transportadoras, meios de pagamento e outros. As integrações são muito importantes para um e-commerce de sucesso, afinal, possibilitam que a loja virtual esteja totalmente estruturada e completa. O sistema
ERP permite o gerenciamento e a integração de todos os processos de uma empresa em um único ambiente. A integração com transportadoras e empresas logísticas, por sua vez, possibilita que diferentes opções de frete e envio sejam oferecidas ao consumidor, e a integração com meios de pagamento favorece a contratação de intermediadores ou gateways para viabilizar as conversões.
Plataforma preparada para SEO. Uma ótima plataforma de e-commerce é preparada para SEO, afinal, a otimização para sites de busca é um dos principais recursos para tornar um e-commerce conhecido no universo online. Portanto, recursos como URLs amigáveis, cadastro de meta tags, texto alternativo para imagens, tags strong, redirect 301 e outros recursos são indispensáveis.
Usabilidade. Para garantir uma experiência completamente satisfatória ao consumidor, do início ao fim da negociação virtual, uma boa plataforma de e-commerce é capaz de oferecer ótimos recursos de usabilidade, como: histórico de navegação, checkout transparente e sem pontos de fuga, nuvem de palavras e mais!
Integração com marketplaces. Os marketplaces são verdadeiras vitrines virtuais que possibilitam a exposição de diversos produtos e serviços ao consumidor online. Esse tipo de integração é capaz de alavancar as vendas de um e-commerce, justamente, porque coloca sua marca entre grandes nomes e negócios.