ERP
A importância de um ERP para a gestão de lojas de shopping
Ferramenta integra todas as pontas para que a gestão de lojas de shopping seja mais ágil e eficiente. Confira! Gerenciar
Montar um plano de negócios para franquia é um dos passos principais para organizar os processos internos e fazer uma gestão eficiente. É nesse documento que são descritas todas as informações relevantes para planejar as ações da empresa, realizar uma pesquisa de mercado e ter ideias inovadoras para apresentar um diferencial competitivo.
Ter um plano de negócios bem detalhado é fundamental para identificar erros, reduzir riscos, organizar as ideias e oferecer o suporte necessário para uma gestão de sucesso. Além disso, esse documento tem um papel principal quando o intuito é expandir o negócio.
Quer entender melhor como é feito um plano de negócios para franquia? Então, acompanhe este post e tire as suas principais dúvidas!
O crescimento do mercado de franquias fez com que esse modelo de negócio se tornasse ainda mais atraente para quem busca gerenciar um empreendimento de sucesso. Afinal, com uma marca já consolidada no mercado, diversos processos podem ser otimizados, principalmente no que diz respeito à captação de novos clientes.
Por esse motivo, várias pessoas que estão pensando em abrir um negócio buscam uma franquia para aproveitar os benefícios desse modelo. No entanto, muitas se esquecem de fazer uma boa análise e elaborar um plano de negócios.
Essa é uma etapa importante para a criação de uma empresa, sendo indispensável também para as franquias. Com o plano de negócios, é possível definir metas, padrões de processos internos e um clima organizacional alinhado com a proposta da marca.
Desse modo, um plano de negócios para franquia funciona como um documento que servirá como guia para todas as ações da empresa, dando a devida importância aos processos relevantes para garantir o crescimento saudável do negócio e um bom posicionamento no mercado.
Suponha que um empreendedor realizou todos os processos para abrir uma franquia e finalmente conseguiu deixá-la ativa no mercado. O que deve ser feito agora? Na ausência de um plano de negócios, os próximos passos podem parecer confusos ou serem baseados em ideias pouco viáveis para o nicho em que se está atuando.
Dessa maneira, a principal importância do plano de negócios é que ele ajuda a conduzir um negócio ao sucesso, por meio de uma projeção adequada das próximas etapas do desenvolvimento da empresa.
A seguir, veja algumas das principais vantagens de contar com um plano de negócios para franquia!
A gestão financeira é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento de um negócio, pois impacta diretamente os demais setores da empresa, desde a logística até o marketing.
O mapeamento de custos é uma das atribuições do setor financeiro de uma franquia. Quando há uma gestão adequada dessa etapa, é possível tomar decisões alinhadas com o orçamento disponível, evitando prejuízos para o negócio.
Tendo em vista que o plano de negócios ajuda a nortear todo o trabalho de uma franquia, esse documento tem contribuição direta no planejamento estratégico das ações e para a definição de objetivos.
Assim, é possível evitar passos muito largos e que se tornam insustentáveis para o atual estado da empresa. Ao mesmo tempo, a gestão consegue aproveitar todo o potencial que o negócio apresenta e tomar decisões mais inteligentes.
Um exercício muito interessante para engajar as franquias é a criação de cenários. Analisar as tendências do mercado e o posicionamento da empresa ajuda a identificar alguns dos pontos fracos e fortes do negócio, assim como colabora para aproveitar as inovações que entram em cena e descartar ideias que se tornam obsoletas na atualidade.
Além disso, ao criar cenários, é mais fácil planejar uma gestão de crise, principalmente em momentos de instabilidade econômica nacional ou mundial. O plano de negócios é uma estratégia útil para fazer essas previsões com base em dados relevantes.
Estruturar um plano de negócios envolve ter um olhar analítico não apenas sobre a condição da própria empresa, como também do mercado e do cenário econômico. Confira, a seguir, alguns componentes importantes para montar o documento.
Custos de investimento, taxas de impostos e capital de giro são apenas alguns exemplos dos custos que devem ser considerados e organizados para manter uma gestão financeira eficiente. Assim, é possível estimar o Retorno sobre o Investimento (ROI) e a quantia inicial para abrir a franquia.
É preciso planejar também como serão os processos operacionais da franquia. A divisão do trabalho tem muito efeito na produtividade e lucratividade do negócio, por isso, precisa de uma atenção redobrada no plano de negócios. Além disso, uma estrutura operacional bem definida induz à criação de um clima organizacional eficiente.
As expectativas de receita são outro ponto importante que deve constar no plano de negócios. Além disso, é preciso fazer pesquisas e analisar os dados de investimentos em ações que tragam retornos positivos, como os resultados de estratégias de marketing e demais decisões que interferem no aumento ou diminuição dos lucros esperados.
Para ter um bom planejamento, é importante também definir objetivos e metas que devem ser alcançados em determinado período. Desse modo, é possível direcionar as ações para atingir os resultados que foram estabelecidos.
A estrutura de pessoal abrange desde o recrutamento de novos colaboradores até o treinamento de funcionários. Uma boa gestão de pessoal faz com que a equipe seja bem integrado, o que leva a alcançar mais facilmente os objetivos e metas.
Como visto, o plano de negócios para franquias é fundamental na definição e no acompanhamento das ações da empresa. Quando o documento é bem estruturado, tem de tudo para oferecer a clareza necessária para fazer uma gestão de ponta a ponta e, assim, conquistar resultados satisfatórios. Portanto, utilize ao máximo essa fase de planejamento e capriche nos detalhes.
Achou o post interessante? Então, aproveite a visita em nosso blog para conferir informações sobre se vale mais a pena abrir uma franquia ou o negócio próprio!