
Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Para quem deseja entregar uma experiência de compra cada vez melhor para o cliente, é fundamental ficar atento ao que o mercado oferece de mais novo. Para alcançar a eficiência em pagamentos, é necessário entender quais são as diferenças entre Pix, TED e DOC.
Seja reduzindo custos, seja digitalizando processos e otimizando as suas vendas, conhecer as particularidades de cada um desses métodos é muito importante. Que tal, então, esclarecer todas essas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para se aprofundar no assunto!
Antes de conhecer as diferenças entre eles, é preciso saber o que é o Pix. Anunciado pelo Banco Central no início de 2020, esse é um novo método de pagamento que vai ficar disponível para os clientes finais de bancos e aplicativos de carteira digital com mais de 500 mil contas.
Além dos métodos comuns, como cartões, boleto, TED e DOC, pessoas físicas e jurídicas vão poder fazer transações de forma simples e prática. Todas as operações dentro do Pix são feitas em tempo real, além de acontecerem sem qualquer tipo de limitação de dia ou horário.
Mas, na prática, quais são as peculiaridades de Pix, TED e DOC? Listamos as principais!
A maior diferença entre Pix, TED e DOC é a restrição de horário. A primeira opção está disponível para os consumidores todos os dias da semana e 24 horas por dia, sem nenhum tipo de restrição, enquanto o TED só funciona até às 17h de dias úteis, e o DOC, até às 22h.
Inicialmente, o Pix vai ter uma restrição de valor máximo para envio, por ser uma fase de testes. A tendência, porém, é de que isso acabe em breve. Para os TEDs, também não existe nenhum tipo de limitação, enquanto os DOCs só transferem quantias até R$ 4.999,99.
Outra diferença considerável entre Pix, TED e DOC é o tempo que a transação leva até ser efetuada. O TED realiza o pagamento até as 17h do dia em que a solicitação foi feita, enquanto o DOC precisa de um dia útil. O Pix, por outro lado, permite que tudo aconteça em tempo real.
Além disso, a praticidade é outra diferença fundamental entre os três meios de pagamento. Para quem deseja adotar uma gestão digital no varejo, por exemplo, o Pix é um recurso muito atrativo, já que um simples QR Code na sua loja pode simplificar o processo de pagamento.
Oferecer variadas opções de pagamento aos seus clientes é fundamental para quem deseja se destacar a longo prazo. Afinal, a ideia é tornar a jornada de compra do consumidor cada vez mais simples, aumentando suas chances de sucesso, certo? É por isso que o Pix deve fazer parte do seu portfólio.
As diferenças entre Pix, TED e DOC, portanto, são várias. Em um cenário de muita competição, é vital buscar formas de reduzir taxas e entregar uma melhor experiência para o seu cliente.
Agora que já sabe tudo sobre Pix, TED e DOC, que tal continuar bem informado sobre outros assuntos relevantes para a gestão do seu negócio? Confira o nosso artigo sobre o papel da tecnologia como parceira para descomplicar a operação da loja!