Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Pix, TED e DOC: quais as diferenças entre eles?

Pix, TED e DOC: quais as diferenças entre eles?

Para quem deseja entregar uma experiência de compra cada vez melhor para o cliente, é fundamental ficar atento ao que o mercado oferece de mais novo. Para alcançar a eficiência em pagamentos, é necessário entender quais são as diferenças entre Pix, TED e DOC.

Seja reduzindo custos, seja digitalizando processos e otimizando as suas vendas, conhecer as particularidades de cada um desses métodos é muito importante. Que tal, então, esclarecer todas essas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para se aprofundar no assunto!

O que é o Pix?

Antes de conhecer as diferenças entre eles, é preciso saber o que é o Pix. Anunciado pelo Banco Central no início de 2020, esse é um novo método de pagamento que vai ficar disponível para os clientes finais de bancos e aplicativos de carteira digital com mais de 500 mil contas.

Além dos métodos comuns, como cartões, boleto, TED e DOC, pessoas físicas e jurídicas vão poder fazer transações de forma simples e prática. Todas as operações dentro do Pix são feitas em tempo real, além de acontecerem sem qualquer tipo de limitação de dia ou horário.

Quais são as diferenças entre Pix, TED e DOC?

Mas, na prática, quais são as peculiaridades de Pix, TED e DOC? Listamos as principais!

Restrição de horário

A maior diferença entre Pix, TED e DOC é a restrição de horário. A primeira opção está disponível para os consumidores todos os dias da semana e 24 horas por dia, sem nenhum tipo de restrição, enquanto o TED só funciona até às 17h de dias úteis, e o DOC, até às 22h.

Valor mínimo e máximo

Inicialmente, o Pix vai ter uma restrição de valor máximo para envio, por ser uma fase de testes. A tendência, porém, é de que isso acabe em breve. Para os TEDs, também não existe nenhum tipo de limitação, enquanto os DOCs só transferem quantias até R$ 4.999,99.

Tempo de transação

Outra diferença considerável entre Pix, TED e DOC é o tempo que a transação leva até ser efetuada. O TED realiza o pagamento até as 17h do dia em que a solicitação foi feita, enquanto o DOC precisa de um dia útil. O Pix, por outro lado, permite que tudo aconteça em tempo real.

Praticidade

Além disso, a praticidade é outra diferença fundamental entre os três meios de pagamento. Para quem deseja adotar uma gestão digital no varejo, por exemplo, o Pix é um recurso muito atrativo, já que um simples QR Code na sua loja pode simplificar o processo de pagamento.

Qual é a importância de oferecer o Pix aos seus clientes?

Oferecer variadas opções de pagamento aos seus clientes é fundamental para quem deseja se destacar a longo prazo. Afinal, a ideia é tornar a jornada de compra do consumidor cada vez mais simples, aumentando suas chances de sucesso, certo? É por isso que o Pix deve fazer parte do seu portfólio.

As diferenças entre Pix, TED e DOC, portanto, são várias. Em um cenário de muita competição, é vital buscar formas de reduzir taxas e entregar uma melhor experiência para o seu cliente.

Agora que já sabe tudo sobre Pix, TED e DOC, que tal continuar bem informado sobre outros assuntos relevantes para a gestão do seu negócio? Confira o nosso artigo sobre o papel da tecnologia como parceira para descomplicar a operação da loja!

Ir para

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas