Pix Saque e Pix Troco: conheça as novas modalidades do Pix
Meios de pagamento

Pix Saque e Pix Troco: conheça as novas modalidades do Pix

A criação do Pix Saque e Pix Troco faz com que os meios de pagamento também sejam omnichannel e cria mais possibilidades de fidelizar clientes e aumentar vendas. Saiba mais!

Menos de um ano depois de seu lançamento, o Pix pode ser considerado um sucesso. O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central já supera, em número de transações, cheques, DOCs, TEDs e boletos, somados. Às vésperas do Dia dos Pais, o sistema bateu seu recorde de transações, chegando a 40,4 milhões e movimentando R$ 24,8 bilhões em um único dia.

Isso não significa que não haja espaço para melhorias. No final de novembro, entrarão em operação duas novas funcionalidades, o Pix Saque e o Pix Troco, que abrem grandes oportunidades para que a loja física funcione como uma central de serviços financeiros para a vizinhança. Ao mesmo tempo, as preocupações com segurança fizeram com que o Banco Central mudasse as regras para transações via wallet, limitando os valores das transferências no período da noite. Vale destacar que nada muda para as transações comerciais no varejo, pois os sistemas de aceitação já seguiam regras mais rígidas e seguras.

Os novos passos da evolução do Pix criam mais oportunidades para o varejo. Quem souber aproveitar poderá se destacar em relação aos concorrentes e aumentar a fidelização de seus clientes. Vamos entender melhor o que muda?

Pix Saque e Pix Troco: o varejo amplia seu alcance

O Pix Saque é um recurso que permite ao cliente sacar dinheiro no caixa das lojas físicas. Assim, em vez de se deslocar até um caixa eletrônico ou um banco, o consumidor pode sacar dinheiro no momento que faz suas compras. Já o Pix Troco permite que o consumidor transfira para a loja um valor maior que o da compra e receba a diferença em dinheiro.

Essas duas modalidades de Pix entrarão em operação no final de novembro e poderão ter algum impacto sobre os negócios na época do Natal. Por isso, assim como aconteceu com o Pix no ano passado, boa parte dos varejistas irá esperar o início de 2022 para implementar esses recursos. O que significa uma boa oportunidade para quem sair na frente.

Como a adesão ao Pix Saque e Pix Troco é opcional, cada lojista deverá avaliar se faz sentido oferecer os serviços, considerando o comportamento dos clientes da vizinhança e questões como a segurança da região e a necessidade de ter mais dinheiro físico para lidar com essas transações. Mas como o Pix Saque e o Pix Troco impactam o varejo?

Pix Saque e Pix Troco novas modalidades Pix

1) O varejo ganha uma nova vocação

Nos últimos anos, a digitalização dos negócios tem feito com que a loja física deixe de ser somente um ponto de venda e ganhe outros sentidos, como hub logístico para operações omnichannel, ponto de experiência, ponto de relacionamento com o cliente e local de coleta de informações sobre o comportamento dos consumidores. O Pix Saque e o Pix Troco ampliam a vocação de relacionamento do varejo, transformando as lojas físicas em pontos de serviços financeiros.

2) Aumento do fluxo de clientes

Com mais serviços sendo oferecidos, o varejo passa a ser uma opção ainda mais interessante para solucionar problemas do dia a dia. Tendo já estabelecido uma relação de confiança com a loja física, o consumidor se sentirá muito mais seguro para ir até o supermercado, a farmácia ou o posto de combustíveis da vizinhança e sacar algum dinheiro que precise.

O resultado é o aumento do fluxo de clientes nas lojas, o que aumenta as oportunidades de venda, reforça a imagem da marca e estimula a fidelização do público.

3) Mais eficiência dos meios de pagamento

O Pix Saque e o Pix Troco levam o conceito omnichannel para os meios de pagamento. Com a entrada do sistema em operação, será possível pagar digitalmente e receber troco em espécie, ou fazer uma operação de saque digital e receber em dinheiro, transformando o caixa da loja em um caixa eletrônico.

Ao mesmo tempo em que essas transações farão o cliente passar mais tempo em contato com o varejo, aumentará o tempo no caixa, o que pode impactar a experiência de compra dos clientes. As filas nos caixas poderão aumentar em determinados momentos. Com isso, os lojistas que adotarem essas modalidades precisarão estar preparados para realizar as transações muito rapidamente. Ainda dá tempo de revisar a infraestrutura das lojas e treinar as equipes para lidar com Pix Saque e Pix Troco.

4) Oportunidade de fidelizar clientes

Os clientes terão um motivo a mais para visitar o ponto de venda. Como cada interação ajuda a construir a fidelidade do consumidor à marca, o Pix Saque e Pix Troco podem se tornar ferramentas importantes no relacionamento com o cliente. Transações via Pix poderão, por exemplo, contar pontos extras no programa de fidelidade, o que ajuda a fazer o cliente preferir sua loja em vez de outra que também ofereça o serviço.

E-book sobre pix pagamento banco central

5) Acelere a gestão financeira do seu negócio

O aumento das modalidades de Pix faz com que faça ainda mais sentido centralizar recebimentos e pagamentos no sistema. A partir do uso de soluções de QR Code da Linx, o varejista pode receber transações das mais variadas carteiras digitais disponíveis no mercado, sem a necessidade de ter um QR Code diferente para cada instituição financeira.

As vantagens se estendem muito além da facilidade de recebimento. Os valores são carregados automaticamente na conta da empresa, assim que o pagamento é finalizado, uma vez que o sistema funciona integrado ao terminal PDV. A adoção do QR Code também abre automaticamente o leque de aceitação, já que varejistas que usam a solução passam a aceitar as principais wallets do mercado, como Mercado Pago (16 milhões de usuários ativos mensais), Ame (6 milhões de usuários), PicPay (12 milhões) e Merci (27 milhões).

Como todo o fluxo transacional passa a ser feito de forma integrada, o lojista centraliza a gestão de suas finanças e tem uma visão em tempo real de tudo o que acontece em seu negócio.

As novas modalidades do Pix e os aperfeiçoamentos na segurança do sistema fazem com que o varejo tenha ainda mais facilidade para usar os pagamentos instantâneos como uma ferramenta estratégica em seu negócio. É hora de olhar para os meios de pagamento como uma oportunidade de fidelização e aumento de vendas.

Conheça as soluções da Linx e ofereça mais essa facilidade aos seus clientes. Fale com a gente e saiba mais!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente