Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Quais são as vantagens do Pix para food service? Veja aqui

Quais são as vantagens do Pix para food service? Veja aqui

Dentro de um mercado tão competitivo, é fundamental sempre procurar por alternativas que tornem o seu negócio ainda mais atrativo para os clientes. Existem algumas ferramentas que contribuem para diferentes objetivos de uma empresa. Seja para aumentar as vendas, seja para um maior lucro, o impacto do Pix para bares e restaurantes pode ser significativo.

O novo meio de pagamento chancelado pelo Banco Central promete reduzir os custos de operações financeiras para pessoas físicas e jurídicas. Se é uma tendência que pode cair no gosto dos clientes, é função do gestor se informar ao máximo sobre o tema. Afinal, quais são as vantagens do Pix para as empresas do setor de food service? Qual é o impacto desse método nas suas operações?

Quer tirar essas e outras dúvidas sobre a novidade que promete alterar algumas práticas comuns no mercado financeiro? Neste conteúdo, apresentamos os tópicos mais relevantes sobre o assunto e discutimos como você deve se preparar para disponibilizar a nova funcionalidade. Continue a leitura deste artigo para saber como o Pix pode ser essencial para o futuro do seu negócio. Confira!

Como o Pix funciona?

Antes de entender o impacto dessa nova modalidade de pagamentos no mercado, é preciso saber, de fato, o que o Pix representa. Anunciado no início de 2020, o método de pagamento vai entrar em vigor apenas em novembro deste ano. A sua grande vantagem é a rapidez para que as transações sejam realizadas, possibilitando transferências de valores ilimitados em questão de segundos.

Isso mesmo: sem nenhum tipo de limite — após o período de testes realizado pelo Banco Central —, qualquer pessoa física vai poder enviar e receber recursos financeiros de forma simples, prática e segura. Outra característica importante desse método é a disponibilidade. Enquanto TED e DOC não funcionam, por exemplo, nos finais de semana, o Pix vai funcionar todos os dias por 24 horas.

Esqueça, assim, a espera até que uma transação seja efetuada. Em apenas 10 segundos, o dinheiro vai sair de uma conta para outra. E é justamente por isso que esse método se torna uma revolução para o mercado. Antes, era inviável pensar em um estabelecimento comercial recebendo algum tipo de pagamento via TED ou DOC, por exemplo, o que muda completamente com o Pix.

Quais são as vantagens do Pix para O food service?

Mas, na prática, quais são as principais vantagens do Pix para food service? Confira a nossa lista!

Dinheiro disponível instantaneamente

Imagine receber em seu restaurante por TED, DOC ou boleto. Você entregaria o produto e, na melhor das hipóteses, receberia no dia seguinte. Com o Pix, ganha-se uma outra opção de pagamento, mas que libera o dinheiro instantaneamente. Ou seja, assim que o cliente finalizar a compra, o valor vai ficar disponível para o seu estabelecimento.

Apesar da confirmação que cartões de crédito e débito disponibilizaram para as empresas, o tempo até que o dinheiro, de fato, esteja na conta é muito maior, podendo demorar até 28 dias, no caso do crédito.

Facilidade no gerenciamento do fluxo de caixa

Quando falamos na digitalização dos processos, o Pix contribui diretamente para isso. Imagine que você tenha uma dark kitchen e precise controlar os pedidos. Poder receber de forma simples e prática, garantindo que o dinheiro chegue instantaneamente à sua conta, tem o potencial de se tornar um grande diferencial. Tudo isso contribui para uma gestão mais eficiente do seu fluxo de caixa.

Menores taxas

O Banco Central ainda não anunciou quais serão as taxas definitivas para as empresas que forem receber via Pix. O que já foi confirmado, porém, é que os valores serão menores do que dos outros métodos de pagamento. E isso é válido não apenas para TED e DOC, já que o preço para o aluguel ou compra das máquinas também pode ser um pouco mais alto.

Melhor experiência para o consumidor

Qualquer estabelecimento que deseja se destacar deve priorizar a experiência do consumidor. Por isso, entregar uma opção como o Pix contribui diretamente para seu sucesso. Quanto mais métodos, maiores são as chances de agradar a clientela. Do link de pagamento até o QR Code com a chave Pix, a tecnologia ainda oferece opções baratas para entregar mais ao seu público.

Maior proteção aos envolvidos

Pode parecer exagero, mas os cuidados após a pandemia da Covid-19 precisam ser redobrados, e um deles é reduzir o contato, certo? Querendo ou não, as notas e maquininhas podem se tornar vetores para a transmissão do vírus. Sendo assim, o Pix surge, também, como uma alternativa para garantir maior segurança e proteção para os seus clientes e funcionários dentro do estabelecimento.

Como empresas podem receber via Pix?

Para pagar e receber via Pix, pessoas físicas e jurídicas devem cadastrar uma chave Pix, que pode ser o CPF, CNPJ, e-mail ou um número aleatório, junto à sua instituição financeira. Como promete facilidade, o novo método simplifica o recebimento por parte das empresas: basta fornecer a chave escolhida ou gerar um QR Code, que vai servir para receber um ou todos os pagamentos.

Para otimizar esse trabalho, contar com uma solução como o QR Linx pode ser o ideal, o que vai permitir a centralização de todos os pagamentos recebidos por essa tecnologia. Caso o seu negócio tenha um sistema de gestão para restaurante, como o Degust, essa função pode ser integrada à solução. Ou seja, a própria plataforma gera o código que vai ser utilizado para o recebimento.

Para quem deseja seguir competitivo em um mercado cada vez mais concorrido, entender qual é o impacto da adoção do Pix para food service é fundamental. A partir de ações como essa, a sua empresa vai se modernizando e garante sempre a melhor experiência possível ao seu consumidor, além de aproveitar os demais benefícios apresentados aqui.

Agora que você já sabe qual é o impacto do Pix para restaurantes, o que acha de mostrar para outras pessoas do seu círculo como esse meio de pagamento pode ser relevante para os negócios? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Ir para

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas