Pequeno varejo: primeiros passos para decolar seu negócio
Varejo

Pequeno varejo: primeiros passos para decolar seu negócio

O uso de um sistema simples, mas completo, pensado nas necessidades do microempreendedor, acelera o crescimento das vendas e a gestão da sua loja.

Toda empresa deseja crescer, ninguém quer ser eternamente pequeno e correr para ter apenas o suficiente para pagar as contas. Crescimento representa mais oportunidades e mais possibilidades de encantar os clientes, aproveitar os movimentos do mercado e impulsionar ainda mais a expansão.

Para o pequeno varejo, porém, os primeiros passos são os mais difíceis. Como um avião na pista do aeroporto, o esforço para ganhar velocidade e decolar é imenso. E quem não se estruturar não consegue ter o necessário para levantar voo e fazer o negócio acontecer. Mas, afinal, por onde começar? Como sair do zero e ganhar velocidade para impulsionar o crescimento das vendas?

Nessa jornada de evolução, tecnologia é fundamental. Seja para cumprir com obrigações legais (como ter um terminal PDV para emissão de cupons fiscais), seja para conhecer melhor o cliente ou controlar os estoques, o investimento em uma plataforma de gestão de negócios é um passo crucial.

Qualquer plataforma de varejo precisa, no mínimo, atender às suas necessidades atuais de negócio – de preferência, te permitir ir além disso e melhorar a gestão. Quando sua loja está equipada com um sistema de gestão que oferece mais do que você precisa no momento, ele te permite explorar novas possibilidades, automatizar rotinas de negócios, melhorar o relacionamento com os clientes, ter uma gestão mais eficiente das compras e das vendas, e controlar os processos financeiros.

Para que seu negócio de varejo decole, o ideal é você seguir estes 7 passos:

1) Comece pequeno, cresça rápido

Especialmente quando falamos de startups e pequenas empresas, o lema é “comece pequeno e cresça rápido”. Teste ideias e soluções e, assim que você tenha em mãos tudo o que precisa, acelere. Para que isso seja possível, sua loja precisa ter, no mínimo, uma solução de gestão que centralize todas as informações do seu negócio.

pequeno varejo decole seu negocio

2) Simplifique, não complique

Todo negócio é feito de atividades rotineiras, que tomam tempo e recursos (financeiros e/ou humanos). A dica é: simplifique. Otimize o atendimento ao cliente, o registro de informações sobre as vendas e os consumidores, a emissão de notas e as obrigações financeiras. Automações que fazem uma informação ser inserida apenas uma vez e usadas por todas as áreas que precisam desse dado são uma forma eficiente de economizar tempo e dinheiro. É mais praticidade e agilidade para empreendedores que não podem desperdiçar nada.

3) Pense na mobilidade

Controlar as vendas e serviços da sua loja a partir de um único PDV, que não precisa ser um computador fixo atrás de uma bancada, é um grande ganho para o pequeno lojista. Como ele não tem muito espaço na loja, usar um terminal móvel é uma forma prática de criar um layout mais leve para o ponto de venda e permite estar sempre frente a frente com o cliente. A mobilidade reduz filas e, quando integrada ao sistema de gestão, permite que o celular ou tablet seja usado para cadastrar produtos, preços e pedidos, com acompanhamento em tempo real. É, literalmente, o controle na palma da sua mão.

4) Para decolar é preciso estar na nuvem

A tecnologia de cloud computing é uma poderosa aliada do seu negócio. Com um baixo investimento em infraestrutura, passa a ser possível integrar todas as informações do seu negócio em uma única plataforma, armazenando os dados do negócio e do cliente com segurança. No passado, era preciso investir em um servidor e em serviços de segurança, com atualização constante, o que exigia um grande conhecimento técnico. Hoje não mais: coloque seus dados na nuvem e esteja seguro.

Além disso, quando sua empresa crescer, basta contratar mais espaço e capacidade de processamento de informações, conforme a demanda. Em vez de investir e manter parte do sistema ocioso, sua loja pode ter exatamente o necessário para aquele momento e investir os preciosos recursos em outras áreas da loja.

5) Tenha controle total da operação

O uso de um sistema de gestão facilita o monitoramento dos dados em um único local, de forma simples e objetiva. Quando todas as informações estão concentradas em um único local, você simplifica sua administração e o planejamento do negócio, focando somente no que precisa ser melhorado.

6) Digitalize sua loja

Digitalizar o negócio não é a mesma coisa de criar um e-commerce. Você vai precisar ampliar seus canais de venda, com certeza, porque a loja que não vai atrás do cliente fica para trás, mas não é preciso fazer um investimento proibitivo. Soluções enxutas de e-commerce, integradas à loja física, permitem que você crie vitrines interativas com conteúdo personalizado e faça promoções diferentes para cada cliente. Se você tiver seguido a ordem e feito os passos 1 a 5 antes de chegar aqui, conseguirá integrar os dados de vendas, estoques e clientes do e-commerce e da loja física, acompanhando tudo em tempo real.

Banner CTA_Ano novo ecommerce novo

7) Analise o desempenho para crescer mais

Cresce mais rápido quem sabe para onde está indo. Analisar o desempenho do seu negócio e identificar rapidamente os pontos de melhoria, ou mesmo antecipar problemas futuros, faz com que você consiga criar estratégias, planos e campanhas para fazer seu estoque girar, fazer o cliente retornar e planejar melhor suas vendas. Com mais eficiência e proatividade, você consegue chegar mais longe.

O crescimento de seu negócio depende de muitos fatores. E, em todos eles, a tecnologia precisa ser sua aliada, e não um problema a mais. Busque soluções desenvolvidas para as suas necessidades para simplificar a gestão do seu negócio.

O Microvix GO é uma solução desenvolvida para o microempreendedor, que precisa ter um software simples, barato e completo para o dia a dia. O sistema automatiza as operações de PDV e controla os principais processos de frente de loja e estoques, para que você tenha mais tempo para atender bem os clientes. Com funcionalidades para simplificar a gestão do seu negócio, apoiar a tomada de decisões e aumentar as vendas fora da loja, o Microvix GO digitaliza sua loja e ajuda seu negócio a decolar.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente