Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O uso de um sistema simples, mas completo, pensado nas necessidades do microempreendedor, acelera o crescimento das vendas e a gestão da sua loja.
Toda empresa deseja crescer, ninguém quer ser eternamente pequeno e correr para ter apenas o suficiente para pagar as contas. Crescimento representa mais oportunidades e mais possibilidades de encantar os clientes, aproveitar os movimentos do mercado e impulsionar ainda mais a expansão.
Para o pequeno varejo, porém, os primeiros passos são os mais difíceis. Como um avião na pista do aeroporto, o esforço para ganhar velocidade e decolar é imenso. E quem não se estruturar não consegue ter o necessário para levantar voo e fazer o negócio acontecer. Mas, afinal, por onde começar? Como sair do zero e ganhar velocidade para impulsionar o crescimento das vendas?
Nessa jornada de evolução, tecnologia é fundamental. Seja para cumprir com obrigações legais (como ter um terminal PDV para emissão de cupons fiscais), seja para conhecer melhor o cliente ou controlar os estoques, o investimento em uma plataforma de gestão de negócios é um passo crucial.
Qualquer plataforma de varejo precisa, no mínimo, atender às suas necessidades atuais de negócio – de preferência, te permitir ir além disso e melhorar a gestão. Quando sua loja está equipada com um sistema de gestão que oferece mais do que você precisa no momento, ele te permite explorar novas possibilidades, automatizar rotinas de negócios, melhorar o relacionamento com os clientes, ter uma gestão mais eficiente das compras e das vendas, e controlar os processos financeiros.
Para que seu negócio de varejo decole, o ideal é você seguir estes 7 passos:
Especialmente quando falamos de startups e pequenas empresas, o lema é “comece pequeno e cresça rápido”. Teste ideias e soluções e, assim que você tenha em mãos tudo o que precisa, acelere. Para que isso seja possível, sua loja precisa ter, no mínimo, uma solução de gestão que centralize todas as informações do seu negócio.
Todo negócio é feito de atividades rotineiras, que tomam tempo e recursos (financeiros e/ou humanos). A dica é: simplifique. Otimize o atendimento ao cliente, o registro de informações sobre as vendas e os consumidores, a emissão de notas e as obrigações financeiras. Automações que fazem uma informação ser inserida apenas uma vez e usadas por todas as áreas que precisam desse dado são uma forma eficiente de economizar tempo e dinheiro. É mais praticidade e agilidade para empreendedores que não podem desperdiçar nada.
Controlar as vendas e serviços da sua loja a partir de um único PDV, que não precisa ser um computador fixo atrás de uma bancada, é um grande ganho para o pequeno lojista. Como ele não tem muito espaço na loja, usar um terminal móvel é uma forma prática de criar um layout mais leve para o ponto de venda e permite estar sempre frente a frente com o cliente. A mobilidade reduz filas e, quando integrada ao sistema de gestão, permite que o celular ou tablet seja usado para cadastrar produtos, preços e pedidos, com acompanhamento em tempo real. É, literalmente, o controle na palma da sua mão.
A tecnologia de cloud computing é uma poderosa aliada do seu negócio. Com um baixo investimento em infraestrutura, passa a ser possível integrar todas as informações do seu negócio em uma única plataforma, armazenando os dados do negócio e do cliente com segurança. No passado, era preciso investir em um servidor e em serviços de segurança, com atualização constante, o que exigia um grande conhecimento técnico. Hoje não mais: coloque seus dados na nuvem e esteja seguro.
Além disso, quando sua empresa crescer, basta contratar mais espaço e capacidade de processamento de informações, conforme a demanda. Em vez de investir e manter parte do sistema ocioso, sua loja pode ter exatamente o necessário para aquele momento e investir os preciosos recursos em outras áreas da loja.
O uso de um sistema de gestão facilita o monitoramento dos dados em um único local, de forma simples e objetiva. Quando todas as informações estão concentradas em um único local, você simplifica sua administração e o planejamento do negócio, focando somente no que precisa ser melhorado.
Digitalizar o negócio não é a mesma coisa de criar um e-commerce. Você vai precisar ampliar seus canais de venda, com certeza, porque a loja que não vai atrás do cliente fica para trás, mas não é preciso fazer um investimento proibitivo. Soluções enxutas de e-commerce, integradas à loja física, permitem que você crie vitrines interativas com conteúdo personalizado e faça promoções diferentes para cada cliente. Se você tiver seguido a ordem e feito os passos 1 a 5 antes de chegar aqui, conseguirá integrar os dados de vendas, estoques e clientes do e-commerce e da loja física, acompanhando tudo em tempo real.
Cresce mais rápido quem sabe para onde está indo. Analisar o desempenho do seu negócio e identificar rapidamente os pontos de melhoria, ou mesmo antecipar problemas futuros, faz com que você consiga criar estratégias, planos e campanhas para fazer seu estoque girar, fazer o cliente retornar e planejar melhor suas vendas. Com mais eficiência e proatividade, você consegue chegar mais longe.
O crescimento de seu negócio depende de muitos fatores. E, em todos eles, a tecnologia precisa ser sua aliada, e não um problema a mais. Busque soluções desenvolvidas para as suas necessidades para simplificar a gestão do seu negócio.
O Microvix GO é uma solução desenvolvida para o microempreendedor, que precisa ter um software simples, barato e completo para o dia a dia. O sistema automatiza as operações de PDV e controla os principais processos de frente de loja e estoques, para que você tenha mais tempo para atender bem os clientes. Com funcionalidades para simplificar a gestão do seu negócio, apoiar a tomada de decisões e aumentar as vendas fora da loja, o Microvix GO digitaliza sua loja e ajuda seu negócio a decolar.