
Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Colocar sua loja na era digital não precisa ser um bicho de sete cabeças. Saiba como aproveitar a tecnologia a seu favor, vender mais e encantar seus clientes.
Para o pequeno varejo, a expressão “digitalizar o negócio” parece complexa, difícil, cheia de inesperados que poderão tirar o foco da loja física. Mas não precisa ser assim. Se do ponto de vista estratégico é necessário atender o cliente como ele quiser, pelo canal que ele escolher, o pequeno varejo tem à sua disposição soluções facilitadas e processos simplificados que geram um relacionamento mais próximo com o consumidor.
Tecnologia não pode ser uma complicação: ela precisa resolver problemas do negócio, e não criar outros. Ainda mais quando o assunto é a digitalização da loja física. Nestes tempos em que o varejo ainda não opera a 100% de velocidade, mas as lojas físicas já podem funcionar, é ainda mais importante fazer o cliente ter o melhor atendimento possível e se sentir acolhido.
Se no ano passado recursos 100% digitais, como o WhatsApp e as redes sociais, foram essenciais para manter as lojas em operação, na retomada pós-pandemia outras soluções irão se destacar. Soluções que tanto levam a loja até o cliente, como expandem a loja física quando o consumidor quer produtos de menor giro.
As expectativas dos clientes são cada vez maiores. Depois de vivenciar experiências digitais seguras, com pagamentos rápidos e entregas ágeis, eles não irão aceitar problemas tradicionais das lojas pré-pandemia, como filas, atendimento ruim e falta de produtos em estoque. Para acompanhar as expectativas dos clientes, toda loja, a partir de agora, deveria ser ominchannel.
O omnichannel existe para assegurar que o cliente compre o que quiser, quando quiser, da forma como achar mais conveniente. Mesmo quando o consumidor estiver dentro da loja, ele pode querer um produto que não está no estoque do PDV. No passado, essa venda estava perdida. Hoje, é possível integrar o estoque da loja com as demais unidades e com um armazém central. Assim, se o produto não está na loja, pode ser deslocado de outro lugar para retirada no PDV ou entregue diretamente ao cliente.
Esse modelo de negócios aumenta a fidelidade do cliente e o coloca no centro da estratégia do varejo. Com isso, gera mais faturamento e lucro para o varejista. Mesmo para o pequeno varejo, esse não é um passo impossível: comece unindo o e-commerce à sua loja física, integre seus estoques e melhore a gestão do negócio. No seu ritmo, de acordo com sua capacidade de crescimento.
Digitalizar a loja física não é o único caminho para digitalizar seu negócio. Durante a pandemia, muitos descobriram as vantagens de contar com um catálogo digital de produtos. E há bons motivos para isso, como a rapidez na atualização de dados, a facilidade de categorização de produtos e a redução de custos.
Um catálogo digital de produtos não é somente uma versão digitalizada de um catálogo em papel. Ele é, na realidade, uma ferramenta poderosa para que clientes e parceiros acessem rapidamente seus produtos, em uma plataforma que pode ser integrada, por exemplo, a meios de pagamento.
Desenvolvidos a partir das informações que já estão disponíveis no cadastro de produtos, eles aumentam o acesso dos consumidores à sua loja. Passa a ser possível, por exemplo, vender online a partir de um link nas redes sociais ou do WhatsApp, oferecendo uma experiência próxima à de um e-commerce. A flexibilidade de uso dos catálogos digitais também permite a realização de promoções específicas para determinados produtos e clientes, de acordo com sua estratégia de negócios.
Com isso, colocar seu catálogo digital de produtos na mão do cliente é uma forma segura de turbinar seu negócio e gerar mais vendas para sua loja.
Sua loja não precisa se limitar à tradicional venda “atrás do balcão”. Em muitos setores, é possível ir até o cliente, enquanto em outros a loja continua sendo essencial, mas pode ser um espaço muito mais interessante e agradável. Nesses casos, cresce a importância das vendas mobile.
Sistemas de vendas móveis dão flexibilidade para ajustar o layout da loja à necessidade de cada momento. Com um celular ou tablet, a equipe pode fechar a venda e processar o pagamento, sem a necessidade de encaminhar o cliente para uma fila. Ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de desistência, esse modelo mantém o calor humano do relacionamento com o vendedor e gera mais encantamento.
Esse mesmo modelo pode ser aplicado em sistemas como o porta a porta, acelerando a tomada dos pedidos, evitando erros de processamento e acelerando o ciclo de vendas. Em vez da dupla catálogo + bloco de pedidos, o vendedor pode apresentar os produtos no celular ou tablet, ou encaminhar o link do catálogo digital para o cliente. É mais praticidade e tecnologia para o seu negócio.
A Linx possui soluções sob medida para vendas móveis e gestão do pequeno varejo. Sistema ERP pensado e desenvolvido para descomplicar a rotina dos microempreendedores com tecnologia de ponta.