PDV na palma da mão: a próxima revolução do varejo físico
Meios de pagamento

PDV na palma da mão: a próxima revolução do varejo físico

Do atendimento ao cliente à gestão do negócio, pagamento e impressão do cupom fiscal, veja como as tecnologias móveis dão mais agilidade e eficiência ao varejo.  

A digitalização dos negócios colocou o PDV na palma da mão dos vendedores, o que vem transformando o varejo brasileiro de diversas formas. Essa é uma revolução que deu às lojas físicas o poder de abrir mão de formatos e modelos de negócios implementados décadas atrás e considerados imutáveis. Em um mundo digitalizado, flexível e ágil, a mobilidade passou a ser uma necessidade de negócios de todo tipo. 

Pense, por exemplo, na rentabilidade do piso de vendas. Em um modelo de varejo tradicional, com um terminal PDV em um balcão, uma área considerável tem possibilidades bem limitadas de venda de produtos, o que diminui o potencial de faturamento do negócio. Se, por outro lado, o vendedor processar os pagamentos a partir de um Smart POS, aquele espaço pode ser ocupado por mais produtos ou por novas experiências para os clientes. 

A própria experiência do consumidor muda com o uso de um PDV móvel. Aquele processo tradicional de “fechar a venda” e colocar o cliente na fila cai por terra: o vendedor fecha a venda e processa o pagamento na hora, diminuindo a possibilidade de desistência e criando um relacionamento mais próximo com o público. 

E essa não é uma tendência – é uma realidade. No Brasil, mais de 20% dos consumidores já realizaram pagamentos via celular, índice que chega a 43% nos EUA e a mais de 80% na China. O mercado global de pagamentos móveis alcançou US$ 1,97 trilhão em 2021 e os 10 principais apps de pagamentos móveis somam 3,37 bilhões de usuários. Em 2020, os pagamentos por QR Code na China somaram US$ 5,15 trilhões. 

Pagamentos sem contato e transações via celular estão transformando o varejo. Para os brasileiros, o Pix é parte do cotidiano, o que mostra o quanto abraçamos rapidamente a tecnologia. Segundo um estudo da Visa, cerca de 50% dos consumidores dizem que o pagamento por aproximação é um dos recursos de segurança mais importantes disponíveis atualmente.   

PDV na palma da mão

Um ecossistema de mobilidade 

Falar em PDV na palma da mão envolve, na realidade, um conjunto de tecnologias. Por isso, não basta implementar uma solução de PDV Móvel na frente de caixa: o potencial realmente revolucionário do varejo móvel se apresenta quando todo o negócio passa a ter uma arquitetura de mobilidade. 

E é mais simples do que parece, pois os ganhos vão sendo ampliados conforme as soluções são implementadas. Assim, é possível começar com o maior “ponto de dor” do seu negócio e, aos poucos, avançar para outras áreas para ganhar mais eficiência, produtividade e rentabilidade. 

Que recursos o seu ecossistema de pagamentos precisa ter para colocar o PDV na palma da mão do cliente e do vendedor – e multiplicar suas vendas?   

Smart POS 

O Smart POS é uma solução de vendas e pagamento integrada em um mesmo equipamento, que melhora o aproveitamento de espaço da loja e permite fechar a venda na frente do cliente, a qualquer momento. Ao finalizar o pagamento, o cupom fiscal é impresso e a jornada de vendas fica completa. O terminal também pode ser usado em outras atividades, como a consulta do estoque, o cadastro de consumidores e a verificação dos preços dos produtos.   

Pagamento por QR Code 

Os pagamentos com QR Code estão se popularizando cada vez mais. A facilidade de fazer transferências via Pix sem a necessidade de digitar os dados abre a possibilidade de pagamentos muito rápidos no PDV, entregando experiências ainda mais positivas para os clientes. Soluções como o QRLinx centralizam a comunicação do PDV com os principais players de pagamento, acelerando o uso de carteiras digitais e Pix.   

TEF 

O TEF é o recurso que permite à empresa se conectar a todos os meios de pagamento. É uma solução essencial para o varejo e, por isso, o varejo precisa se assegurar de contar com uma solução TEF que garanta agilidade durante a venda – especialmente em um ambiente de vendas ágeis, como uma loja com PDV Móvel.   

POS conectado ao delivery 

O delivery é uma opção muito importante em diversos negócios e, por isso, é importante que o terminal POS esteja integrado ao PDV para que as informações de venda sejam rapidamente processadas, evitando diferenças de caixa, erros sistêmicos e fraudes financeiras. Tecnologias como o POS Connect permitem que o terminal funcione como PDVs Móveis dentro da loja ou armazenem as transações feitas no delivery para descarregá-las mais tarde.   

Links de pagamento 

Durante a pandemia, os links de pagamento se mostraram como uma solução prática e fácil para a realização de pagamentos remotos. Hoje, eles são uma parte importante da estratégia de vendas remotas do varejo, que pode realizar transações com segurança de forma simplificada.   

Conta Digital Integrada 

A operação de frente de caixa é muito importante, mas os benefícios de um ecossistema de mobilidade vão muito além. Recursos como o Linx Conta Integrada permitem que o varejo agilize suas operações financeiras e facilite sua rotina. A solução cria um “espelho” da conta Stone do varejista dentro do ERP da Linx, simplificando o monitoramento de saldos e extratos, pagamento de contas, geração de boletos e realização de transferência. É mais agilidade para a gestão do dia a dia.   

Conciliação de pagamentos 

Automatizar a gestão financeira do negócio com segurança e atendendo a padrões internacionais de segurança é uma forma de aumentar a eficiência e produtividade do departamento financeiro da empresa. Com o Linx Equals, o negócio pode contar com dashboards intuitivos e conexão a diferentes meios de pagamento para acelerar a verificação das entradas e saídas financeiras. 

Visão financeira no ERP 

Na retaguarda do negócio, é importante acompanhar todas as maquininhas de cartão e vouchers em um único lugar. O Linx Raio-X permite analisar as entradas financeiras em tempo real, a partir do ERP, e com isso a gestão pode ser mais eficiente, produtiva e simplificada. Outra vantagem é a redução de taxas indevidamente cobradas e um gerenciamento completo dos recebimentos. 

O PDV na palma da mão pode ser uma realidade para seus vendedores e para a gestão da sua loja. Quer saber como fazer essa revolução acontecer no seu negócio? Então fale com a gente! 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!