PDV Móvel: a tecnologia que muda tudo no varejo

PDV Móvel: a tecnologia que muda tudo no varejo

Do atendimento ao cliente ao layout dos pontos de venda, o PDV Móvel faz com que o varejo se adapte mais rápido às mudanças do mercado.

Para prosperar em um mundo cada vez mais dinâmico e instável, o varejo precisa ser flexível, resiliente e adaptável. Modelos de negócios, sortimento de lojas, meios de pagamento, layout e equipamentos precisam ser capazes de acomodar diferentes necessidades, comportamentos de clientes e ocasiões de consumo. 

Lidando com consumidores que esperam experiências incríveis e buscam novidades com frequência, o varejo não pode se dar ao luxo de ficar parado. Ter flexibilidade dentro do ponto de venda é essencial para ajustar os negócios às demandas momentâneas, reduzir filas, dar mais conforto aos clientes nas lojas e fidelizar o público. 

pdv movel

É aqui que o uso de PDVs Móveis pode fazer uma imensa diferença para varejistas de todos os tamanhos. Não importa qual seja a superfície média de suas lojas, algumas questões são persistentes e impactam a experiência dos consumidores. E um PDV Móvel pode transformar a percepção dos consumidores, aumentar as vendas e gerar fidelidade nos clientes – de diversas maneiras: 

Filas para quê? 

As filas para o checkout são o ponto que mais incomoda os consumidores. Em muitos casos, acabam sendo um mal necessário, uma vez que o cliente já comprometeu seu tempo com a ida à loja. Mas, em muitos outros casos, são um motivo suficiente para escolher outro local. 

Economizar tempo e esforço no checkout é um aspecto tão importante que motivou o desenvolvimento de lojas autônomas, que levam a zero o tempo gasto no pagamento. Essa tecnologia, porém, tem outros inconvenientes, como o alto custo de implementação – e mesmo para o grande varejo, a equação financeira pode não fazer sentido. 

O uso de PDVs Móveis, por outro lado, resolve as questões de fila, oferece uma experiência diferente nos pontos de venda e aproxima o time de loja dos consumidores. Isso pode acontecer de diversas maneiras: 

1. Terminais “papa-fila”

Podem ser acionados em lojas que contam com checkouts para que o cliente não precise esperar sua vez para ser atendido.

2. Soluções “scan & go

O próprio cliente escaneia os produtos que coloca em seu carrinho. No final do processo, ele apresenta o equipamento para o caixa, que faz a conferência e processa o pagamento. 

3. Pagamento em toda a loja

O vendedor pode, com o PDV Móvel, atender o cliente em qualquer lugar, oferecendo um serviço mais personalizado. 

Interação com os consumidores 

Alguns segmentos do varejo dependem muito mais da venda assistida, como é o caso de vestuário, calçados e materiais de construção. Nesses casos, utilizar terminais móveis em vez de um computador em uma mesa faz com que a interação com os consumidores possa acontecer em qualquer ponto da loja. 

Essa mudança aparentemente sutil transforma o relacionamento com o cliente. Quando o vendedor não tem mais a barreira do monitor do computador e do teclado, ele pode estar mais próximo dos clientes, mostrar mais produtos e oferecer mais soluções. 

Em segmentos como calçados, o uso de um PDV Móvel muda a dinâmica do atendimento: o vendedor pode consultar o estoque e já identificar se o produto desejado está disponível, levando a uma jornada de compras mais objetiva. 

Venda omnichannel 

Contar com um PDV Móvel na loja também é uma forma prática de garantir a integração do estoque da loja com o e-commerce. Por meio do equipamento, os vendedores podem vender produtos que não estão no estoque local, aumentando a chance de entregar o que o cliente deseja. O equipamento também facilita o fechamento de vendas para retirada na loja (click & collect), faz com que o time da loja esteja mais atento às oportunidades de venda de produtos que não estão no estoque e, por impulsionar as vendas, também aumenta o comissionamento do time – e sua motivação para trabalhar. 

Otimização do PDV 

Muitas redes de varejo possuem dezenas ou centenas de lojas, mas cada ponto de venda é bastante pequeno. Com isso, cada metro quadrado do PDV é valioso. Substituir os tradicionais computadores por PDVs Móveis otimiza o espaço da loja e abre espaço para reorganizar a loja, oferecer mais produtos e melhorar a experiência do cliente. 

Mesmo que o espaço anteriormente ocupado pelo terminal PDV não seja usado para apresentar mais produtos (sendo usado como área de café, “estacionamento de marido” ou provador, por exemplo), a experiência de compra do consumidor melhora, já que novos serviços são oferecidos. Caso a opção seja por mais produtos, a venda por loja tende a aumentar, rentabilizando melhor o espaço físico. 

Solução para a gestão 

O potencial do PDV Móvel não termina na face da operação que está voltada para o cliente. Soluções desse tipo podem acessar informações de gestão, como a movimentação diária, pedidos pendentes, posição de estoque e tarefas a serem realizadas pelo time da loja. Com isso, o PDV Móvel deixa de ser apenas uma solução de vendas para se transformar em um aplicativo de apoio aos colaboradores e aos gestores. 

As possibilidades são infinitas: do acompanhamento da meta de cada profissional à tomada de decisões gerenciais, passando pelo controle dos estoques em tempo real, pela consulta de preços e pela análise de perdas, PDVs Móveis dão mais produtividade às atividades de retaguarda, gerando uma gestão mais dinâmica do negócio. 

Em grandes redes, integrar os PDVs Móveis ao sistema de gestão permite que o QG da empresa tenha uma visão em tempo real, loja a loja, do que está acontecendo no negócio. Isso facilita a realização de ações pontuais de correção, campanhas-relâmpago e qualquer outra iniciativa que gere aumento de vendas. 

 

O uso de PDVs Móveis no varejo é uma tendência importante. Com a necessidade de atualização periódica do hardware das lojas, o momento de substituição das máquinas pode ser uma grande oportunidade para fazer um upgrade sem comprometer outros investimentos. 

Conheça mais sobre a solução de PDV Móvel da Linx e entenda como ela pode aumentar a rentabilidade das suas lojas! 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!