Para se adequarem às novas demandas e tendências do mercado de alimentação fora do lar que não param de crescer, os sistemas de PDV do segmento de Food Service também precisaram passar por grandes alterações. Hoje, já existem recursos que acompanham esta evolução e facilitam o trabalho, otimizando as demandas deste mercado.
Reduzindo a fila dos pedidos
Com horários de almoço reduzido, consumidores que optam pelas refeições fora de casa não querem perder tempo em filas longas – um desafio para os estabelecimentos de food service que precisam buscar alternativas para melhorar constantemente a produtividade.
Nesse contexto, a tecnologia mobile tem um papel importante para agilizar o atendimento: em horários de pico ela pode ser utilizada fazendo o que chamamos de “papa fila”, adiantando a coleta de pedidos ao longo da fila, antes de chegar ao caixa convencional. Assim, os pedidos são enviados para a cozinha com antecedência, agilizando o preparo dos alimentos. Algumas soluções inclusive possibilitam efetuar o pagamento no próprio sistema mobile.
Soluções que personalizam, agilizam o atendimento e geram informações estratégicas
Os aplicativos móveis já são uma febre e têm se tornado cada dia mais essenciais. Alimentação, mapas, música, ingressos, tempo, fotos, meios de transporte, são algumas das tarefas e hobbies que ficaram mais fáceis com essa tecnologia.
Uma das tendências do mercado de food service é a necessidade crescente de oferecer opções para que o consumidor personalize suas refeições o máximo possível, garantindo uma experiência agradável e recompensadora. E, para entender as aspirações dos consumidores, nada melhor que utilizar os recursos dos aplicativos, que os clientes acessam por conta própria, quando e de onde quiserem.
Algumas empresas trabalham com aplicativos gerais para o setor, abarcando múltiplas marcas e estabelecimentos, porém, a grande tendência é o oferecimento de aplicativos próprios pelas grandes redes de alimentação.
Fora do Brasil essa tendência já está bem consolidada e por aqui estamos caminhando nesse sentido. O grande diferencial competitivo de um aplicativo próprio é que o varejista consegue entender seu consumidor e elaborar promoções, cardápios, combos e até lanches específicos para cada região ou público.
Todos esses benefícios são somados ao fortalecimento institucional das marcas que conseguem se estabelecer e tornarem-se referência. Em alguns aplicativos, por exemplo, é possível fazer o pedido a caminho do restaurante e apenas retirá-lo no estabelecimento – toda a personalização da refeição e pagamento são feitos por meio do aplicativo.
Os dados armazenados servem de referência para que, na próxima compra, o varejista consiga oferecer opções que se adequem mais ao perfil de determinado consumidor. Essas práticas agregam valor aos estabelecimentos, tornando-os cada vez mais especialistas em seus públicos.
Totem de autoatendimento
Uma cultura que já está enraizada em outros países e vem tomando forma no Brasil é a do “faça você mesmo” – numa linha diferente daquela do modelismo ou da personalização. O “faça você mesmo”, aqui, vem no sentido do autosserviço, visando agilizar processos para o consumidor.
Assim, totens de autoatendimento vêm sendo adotados por alguns estabelecimentos como uma boa opção para horários de pico, e empresas de fast food em especial têm se beneficiado muito com essa prática.
Com os totens é possível diminuir o tempo de atendimento, personalizar a refeição do cliente, agilizar os pedidos para a cozinha e até aumentar o ticket médio da venda (por conta da compra intuitiva e da adição de produtos ou complementos que em alguns casos não são oferecidos na frente de caixa).
Veja aqui a solução de autoatendimento oferecida pela Linx para estabelecimentos de fast food e restaurantes.
Maior assertividade nos pedidos e compras de recursos – feitos de acordo com a real necessidade evitando o desperdício – otimização do tempo, melhoria da produtividade, conhecimento aprofundado da base de clientes são alguns dos benefícios que as novas tecnologias já proporcionam para o ponto de venda no segmento de food service. Todas aplicáveis ao dia-a-dia do varejista para auxiliar o crescimento de forma sustentável, deixando a empresa pronta para as próximas revoluções do varejo que podem chegar a qualquer momento.