E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Quando um cliente entra na sua loja inclinado a comprar determinado produto, provavelmente, ele irá procurá-lo diretamente na barra de busca. Por isso, essa solução deve ter certo destaque na página principal. Além disso, uma barra de busca visível e atraente também é útil para manter por mais tempo no seu site aqueles usuários que entraram sem ter um produto específico como foco de compra.
Outro ponto importante é permitir que o cliente filtre e modifique esses filtros conforme a sua necessidade. Por exemplo: o usuário selecionou camisetas da cor azul no tamanho G. No entanto, se ele mudar de ideia e quiser escolher outra cor, o site deve permitir de forma fácil a troca do azul pela nova cor desejada.
Não é frustrante quando você se anima a comprar determinado produto e, na hora de finalizar a compra, descobre que ele está em falta? Nessas horas, é importante se colocar na pele do consumidor. Pensando nisso, mostre de forma bem clara o aviso de “produto esgotado” quando você não tiver o item em estoque.
Outra experiência ruim é colocar o produto no carrinho, fazer todos os passos de cadastro/login e descobrir, só no final, que aquela mercadoria tem frete pago. O problema nem é o valor em si, mas o fato de que o cliente está esperando pagar um preço e acaba sendo surpreendido negativamente.
Para evitar esse tipo de problema, seja claro quanto ao frete (se existe e de quanto vai ser) desde o início do processo de compra. Se você oferece frete grátis (em qualquer compra ou acima de um determinado valor), seja transparente logo de cara. E no caso de o frete ser pago, é essencial disponibilizar uma ferramenta de cálculo.
Pelo mesmo motivo, é indispensável ser específico quanto aos meios de pagamento e formas de envio.
Permita que, já estando na página do carrinho, o cliente volte ao site facilmente e continue comprando. Essa iniciativa tende a trazer resultados financeiros positivos para o seu negócio, bem como a satisfação do consumidor ao acessar a página que quiser de forma simples. É indicado que o botão de “adicionar ao carrinho” seja atraente, pois ele é a ponte entre a escolha do produto e a finalização da compra.
E o interior da cesta também merece um cuidado especial. Detalhes básicos, como exibir as miniaturas dos produtos e informações detalhadas sobre a compra podem dar mais vida à página e ainda facilitar a leitura e a decisão de compra do cliente.
Enquanto, na loja física, o consumidor tem a oportunidade de ver e tocar no produto que está comprando, na loja virtual, isso não é possível, o que acaba gerando um distanciamento entre cliente e produto.
O primeiro ponto a se ter em mente é que a sua página tem que ser organizada para o seu visitante. Não dá para fazer uma página boa para indexação que não seja boa para a navegação do consumidor. A rejeição da página e o tempo em que o visitante gasta nela são fatores que impactam o resultado da busca orgânica. Portanto, dê atenção aos seguintes pontos:
Incorporar as suas mídias sociais ao layout da sua loja virtual é importante, uma vez que elas permitem que os produtos sejam compartilhados e, logo, ajudam a direcionar mais usuários para o seu e-commerce. Portanto, inclua os botões das mídias sociais nas páginas do seu site, mas lembre-se de nunca ofuscar a estrela principal: o produto.
Você sabia que cerca de 84% dos brasileiros já compra via smartphone ou tablet? Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo Opinion Box. Então, não esqueça de tornar o seu e-commerce responsivo, permitindo a compatibilidade como as diversas telas, como desktop, tablet e smartphone.
Outro dado interessante da pesquisa mostra que 30% dos pesquisados disseram ter o hábito de iniciar uma compra no celular e terminá-la no computador. Por sua vez, 20% fazem o caminho inverso, começando a compra no computador e terminando no dispositivo móvel.
À medida que a sua loja virtual for crescendo, você precisa construir relacionamento com os usuários a partir de uma base de dados para divulgar os seus produtos. Uma estratégia para capturar as informações dos seus possíveis clientes é criando um formulário de cadastro, convidando-os a receber notícias sobre a sua marca via newsletter.
Os brasileiros costumam pesquisar bastante na internet antes de realizar uma compra, incluindo a opinião de outros consumidores. Isso é extremamente relevante e mostra a importância de exibir o feedback dos clientes no seu site. O ideal é colocar essa opinião direto na página de cada produto.
A falta de confiança é um dos aspectos que mais afasta o consumidor das marcas. Uma estratégia utilizada para diminuir essa falta de credibilidade é exibir na sua página formas variadas para que o cliente possa entrar em contato com você, como e-mail, telefone e endereço.
Como você pôde ver nesse artigo, existem diversos itens que precisam de avaliação na hora de construir um layout eficiente para o seu e-commerce. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções que a Linx pode oferece para ajudar no seu sucesso.