Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Entenda como são feitos os pagamentos via QR Code

Entenda como são feitos os pagamentos via QR Code

O comportamento do consumidor muda cada vez mais rapidamente. Para ter sucesso nesse cenário, é preciso que a sua empresa esteja atenta e se adapte aos novos hábitos. Dentre as muitas ações e estratégias a serem adotadas, oferecer uma melhor experiência de compra para seu cliente final é uma preocupação indispensável. Os pagamentos via QR Code, portanto, podem ser mais uma ferramenta muito útil.

Não importa o seu segmento: os hábitos de consumo são cada vez mais digitais. O dinheiro vivo vai, aos poucos, sendo substituído por meios mais seguros e práticos. Mas, além dos cartões tradicionais, outros métodos estão ganhando espaço.

Com mais de 230 milhões de smartphones em uso no Brasil, se você deseja fidelizar o cliente com mais eficiência e precisão, o mínimo que pode fazer é levar tendências como o pagamento via QR Code em consideração no seu planejamento estratégico.

Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento desse método e, é claro, os benefícios de adotá-lo na operação da sua empresa? Continue a leitura deste artigo para conferir!

O que é o QR Code?

Cada vez mais popular no varejo, o QR Code é uma tecnologia pensada para otimizar a experiência de acesso à informação oferecida aos consumidores. De uma forma simples e prática, eles conseguem fazer a leitura do código e conferir, por exemplo, promoções e mais detalhes sobre um produto. O que nem todo mundo sabe, porém, é que essa tecnologia também pode ser utilizada como método de pagamento.

Como o nome já indica — Quick Responder Code, em tradução livre, significa Código de Resposta Rápida —, todo esse processo é feito de forma simples e prática. Basta ter um smartphone com câmera para fazer a leitura da imagem e acessar o conteúdo. Atualmente, mais do que um canal de informação, o QR Code se tornou uma forma de realizar pagamentos.

Em um período em que o pagamento móvel ganha cada vez mais espaço, essa tecnologia é uma das tendências do mercado. Seja de forma presencial ou online, as transações podem ser confirmadas via QR Code. Para quem deseja otimizar a experiência do cliente, essa é uma nova forma de tornar a jornada de compra mais atrativa para o consumidor.

Como são realizados os pagamentos via QR Code na prática?

Também é importante entender como os pagamentos via QR Code funcionam, certo? É um processo tão simples que nem mesmo o consumidor mais atrasado digitalmente vai ter algum tipo de dificuldade. Basta que o cliente aponte o seu smartphone com a câmera aberta para o código bidimensional. Em seguida, uma página exclusiva vai se abrir.

Nela, ele vai encontrar todas as informações necessárias para finalizar a transação. Como cada código é único, não existe nenhuma chance de realizar um pagamento duplicado. Assim, sem qualquer tipo de contato ou tarefa mais complexa, o cliente pode finalizar a transação dentro da mesma página. Com a integração, o seu sistema vai receber a confirmação de compra.

Quais os benefícios para diversas frentes de negócios?

Para você não ter dúvidas de como os pagamentos via QR Code podem ser interessantes para o seu negócio, listamos os principais benefícios de disponibilizar esse método. Confira!

Segue as tendências do mercado

Para se manter competitivo, é fundamental conhecer e aplicar as principais estratégias do varejo ao seu negócio. Seguir as tendências é mostrar que a sua empresa está sempre atenta e não vai deixar a concorrência criar uma vantagem competitiva tão grande. Oferecer o QR Code como um método de pagamento, portanto, posiciona a sua marca como referência em seu segmento. Além disso, com a chegada do Pix em novembro, o seu estabelecimento vai poder oferecer mais essa experiência de pagamento aos clientes.

Pagamentos com agilidade e segurança

Todos os pagamentos realizados via QR Code têm como principal característica a agilidade. Ou seja, o consumidor consegue fazer a transação de forma simples e fácil. Além disso, como mostramos ao longo deste artigo, todos os processos são completamente seguros. Em tempos de distanciamento social e redução de contatos, esse método pode ser ainda mais interessante.

Afinal, de acordo com um relatório do Google, preço, proximidade e produto ainda são relevantes, mas um novo fator desempenha cada vez mais impacto na decisão de compra: segurança. Além da segurança oferecida pelo processo, o pagamento no mundo físico se torna muito mais prático, e o consumidor se sente protegido ao entrar na sua loja para fazer uma compra.

Melhor experiência para o cliente

Para ter sucesso em um mercado tão concorrido, é fundamental colocar o cliente como foco. Para isso se materializar, pensar todas as etapas da jornada de compra do consumidor torna-se fundamental. A partir da compreensão dos seus hábitos e comportamentos, fica mais fácil ajustar a experiência entregue ao cliente — e o pagamento via QR Code é um caminho.

Diversificação dos meios de pagamento

Quanto maior a diversificação dos métodos de pagamento, melhor para o seu negócio. Além de esse ser um excelente complemento para entregar uma experiência ainda mais completa ao cliente, é uma forma de aumentar as suas possibilidades de negócio. Assim, as chances de o consumidor não fechar uma compra são muito menores, deixando que ele se concentre apenas no produto ou serviço.

Taxas mais baixas

Outro benefício de adotar o pagamento via QR Code na sua empresa é financeiro. Por ser uma tecnologia mais simples e automatizada, os custos de execução desse processo são muito mais baixos do que os de outros métodos. Sendo assim, as taxas cobradas pelos gerenciadores costumam não ser tão elevadas.

Para oferecer pagamentos via QR Code ao seu público, porém, é importante pensar em soluções que otimizem esse trabalho. Afinal, não é qualquer tecnologia que vai gerar os resultados mais esperados. A Linx, por exemplo, oferece uma solução completa, ideal para quem deseja ter acesso a todas essas facilidades e ainda poder controlar de forma automatizada aquilo que é recebido.

Com o QR Linx, você passa a ter uma solução integrada à sua operação de vendas e gestão, com benefícios como:

·        Negociação facilitada: aceita as principais wallets sem necessidade de negociar com cada uma delas, com a Linx fazendo esse trabalho;

·        Centralização dos recebíveis: tudo o que é recebido vai para uma única conta, sem a necessidade de utilizar diversos portais;

·        Conciliação de vendas: com o QR Linx integrado à sua automação, você pode fazer a gestão das suas vendas e recebimentos de forma unificada;

·        QR Code único para todas as wallets: você não vai precisar de diferentes sinalizações de QR Code, um único código permite o pagamento via diferentes wallets.

Agora que você já sabe como os pagamentos via QR Code funcionam e os benefícios que eles oferecem para o seu negócio, que tal dar o próximo passo e entregar ainda mais opções para o seu cliente na hora de pagar? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses. Ao acessar o site da Linx, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas