Pagamento sem contato no food service: como adotar na prática?

Pagamento sem contato no food service: como adotar na prática?

A tecnologia mudou completamente a forma como as empresas recebem por suas vendas. Uma das maiores inovações é o pagamento sem contato, em que o próprio cliente paga sua conta, sem a necessidade de interagir com um atendente.

Empresas de diversos segmentos, como do setor de food service, já adotaram a esta estratégia. Além de ser uma forma de prevenção contra a Covid-19, pois impede o contato direto com o dinheiro e uma maior interação entre pessoas, o pagamento sem contato traz muitos benefícios ao negócio, até por isso já vinha crescendo rapidamente antes mesmo da pandemia.

Quer saber mais sobre o assunto e como adotar essa prática no Food Service? Continue a leitura deste post!

Qual é a importância de oferecer várias opções de pagamento?

Se até alguns anos atrás os estabelecimentos comerciais podiam escolher como receber as compras de seus clientes, atualmente o cenário é diferente: o consumidor decide como quer pagar. Então, se o cliente quer usar o cartão de crédito, mas a empresa só recebe em dinheiro, vai perder muitas vendas.

O ideal é oferecer diversas opções de pagamento — inclusive aceitar o máximo de bandeiras e carteiras digitais possíveis. Dessa forma, o estabelecimento enriquece a experiência de compra do cliente e ainda tem mais facilidade para fidelizá-lo.

O que é pagamento sem contato?

O pagamento sem contato é uma tecnologia inovadora que vem sendo usada por diversas empresas. Os cartões que permitem fazer transações por aproximação, por exemplo, vêm com um chip específico que é lido pelas maquinhas. Por isso, é possível pagar uma conta apenas aproximando o cartão delas. Além de aceitar pagamento via cartão, as máquinas ainda têm tecnologia NFC, e os clientes podem quitar suas compras pelo celular, pelo relógio e por pulseiras.

Carteiras digitais também ganharam muita força recentemente e elas possibilitam pagamento sem contato através de QR Codes.

Como implantar o pagamento sem contato no food service?

A forma mais segura de implantar esse meio de pagamento é contar com parceiros que ofereçam soluções tecnológicas. Dessa forma, você consegue receber de diversos meios. A seguir, vamos citar quais os principais.

Pagamentos via QR Code

Esse método pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Isso porque é muito simples pagar uma compra usando essa tecnologia.

Basta que o cliente abrir, em seu celular, a carteira digital de sua preferência, apontar a câmera para um QR Code, conferir o valor, clicar em “realizar pagamento” e, pronto, pagamento efetuado!

Link de Pagamento

O link de pagamento é bastante simples e utilizado em vendas online e delivery. Para que o cliente pague suas compras, basta enviar a ele um link que, quando aberto, direciona a pessoa para uma página de check-out, onde o consumidor escolhe se vai pagar no cartão de crédito ou débito, por exemplo.

Pix

O Pix é um dos meios de pagamento sem contato mais modernos e atuais. Ele funciona da mesma forma que uma transferência online, mas não há cobrança de taxa de transferência e o dinheiro cai na conta do favorecido na hora.

Para realizar um pagamento via Pix, basta informar o cliente o número de uma chave, que pode ser o CPF ou número de telefone, por exemplo. O Pix funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que faz desse meio de pagamento uma excelente ferramenta para melhorar os resultados de seu negócio.

Como o pagamento sem contato pode ser benéfico ao meu negócio?

Adotar o pagamento sem contato vai trazer uma vantagem competitiva para o seu negócio, pois será um diferencial em relação a estabelecimentos que ainda não adotarem essa estratégia.

A seguir, vamos citar outros benefícios que o pagamento sem contato oferece para os restaurantes.

Agilidade no atendimento

O pagamento via contactless permite uma agilidade na hora da finalização da venda. O cliente não precisa aguardar na fila, enquanto o caixa troca de maquininhas, confere trocos ou enquanto o consumidor da frente digita a senha na maquininha.

Em poucos segundos, o cliente aproxima seu cartão ou dispositivo da máquina e o pagamento é processado. Então, o caixa pode atender aos outros clientes mais rápido, aumentando as suas vendas.

Segurança para empresas e clientes

Os meios eletrônicos vieram para facilitar e oferecer mais segurança a clientes e varejistas, pois dificultam a ação de criminosos. No entanto, pelo fato de não pedir senha, muitas pessoas pensam que esse método não é seguro. Fique tranquilo, pois a tecnologia não permite que o aparelho receptor tenha contato com a senha do usuário. Além disso, a conciliação de pagamentos digitais é muito mais fácil, o que otimiza o tempo dos gestores.

Melhor experiência do cliente com a marca

Ninguém gosta de esperar na fila, muito menos para pagar uma conta. Em dias de movimento intenso, como em fins de semana, as pessoas podem ficar impacientes. Nesse cenário, o pagamento sem contato ajuda muito a melhorar a experiência do cliente no estabelecimento, pois ele será atendido em tempo hábil.

Como o pagamento sem contato apoia os cuidados contra o coronavírus?

Uma das medidas de proteção contra o coronavírus é não ter contato com superfícies contaminadas. Então, na hora de receber pagamento, o caixa precisa manusear dinheiro que passa na mão de muitas pessoas ou manipula cartões de crédito de vários clientes. Essa prática aumenta os riscos de contágio.

Por isso, em tempos de pandemia e distanciamento social, receber por Pix ou outro meio de pagamento que evita o contato entre as pessoas é uma boa forma de manter todos seguros.

Vale ressaltar que o pagamento sem contato não é um modismo. É cada vez mais raro as pessoas utilizarem dinheiro na hora das compras. Uma simples ida à padaria já é motivo para usar cartão de crédito e débito. Portanto, o varejista deve se adequar a essa nova realidade e disponibilizar esses recursos para seus clientes. Caso contrário, vão perder território.

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