Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

5 benefícios do pagamento digital para o seu negócio

5 benefícios do pagamento digital para o seu negócio

O varejo está cada vez mais competitivo. Por isso, a sua empresa deve se adaptar para poder oferecer a melhor experiência possível aos seus consumidores. Isso vale para o atendimento, por exemplo, e também para os meios de pagamento. Em um cenário de pandemia da Covid-19, oferecer o pagamento digital é fundamental para garantir mais vendas.

Imagine atrair o consumidor até a sua loja — seja ela física ou digital —, convencê-lo a comprar o seu produto, mas limitar suas opções para finalização da compra? As chances de conversão se reduzem consideravelmente, certo? Com tantas opções, o pagamento digital deve ser uma prioridade para o seu negócio.

A revolução digital chegou e a sua empresa não pode ficar para trás. Mas, na prática, quais são os benefícios de investir e oferecer meios de pagamento online? Que tal tirar essa dúvida e saber mais sobre a importância da digitalização dos processos no seu negócio? Continue a leitura!

O que é e como funciona o pagamento digital?

O pagamento digital representa qualquer método de transação financeira realizado pela internet, via transferência bancária ou cartões de crédito e débito. Ou seja, fazer uma compra sem o uso de dinheiro vivo ou talão de cheques. Além de oferecer maior segurança para as duas partes envolvidas na negociação, essa é uma forma garantir mais praticidade ao consumidor.

Qual é o papel da tecnologia e sua importância para o momento?

Não é só o vendedor que deve se adaptar para conseguir fechar um negócio. A sua empresa como um todo tem que passar por uma transformação. Querendo ou não, a tecnologia pode desempenhar esse papel quando falamos em meios de pagamento. Segundo estudo da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a digitalização do pagamento é uma tendência.

A pesquisa mostra que o número de compras feitas com cartão de crédito e débito cresceu 18,7% entre 2018 e 2019. Os pagamentos por aproximação — com a tecnologia NFC — movimentaram 6 bilhões de reais e registraram um aumento maior do que 500%. Ou seja, o consumidor está se adaptando ao novo context e para conseguir vender a sua empresa precisa fazer o mesmo.

Quando consideramos o cenário de distanciamento social, o pagamento digital se torna ainda mais relevante. Afinal, de acordo com levantamento do Google, o principal critério para os consumidores escolherem uma loja física é a segurança que o ambiente oferece. Permitir que o cliente finalize a compra com NFC, por exemplo, pode contribuir para esse sentimento.

Quais são os 5 benefícios de se investir no pagamento digital?

Mas, na prática, quais são as principais vantagens em oferecer meios de pagamento digital aos seus clientes? Para você não ter dúvidas em relação aos benefícios dessa estratégia, listamos os mais relevantes. Confira!

1. Avanço tecnológico

O primeiro dos benefícios é o avanço tecnológico. Em uma sociedade cada vez mais conectada aos meios digitais — especialmente após o período de pandemia —, é fundamental otimizar os processos internos da sua empresa. Imagine perder tempo com anotações no papel e o uso de planilhas de preenchimento manual? As chances de erro são muito grandes.

Com a oferta do pagamento digital para os seus clientes, a tendência é que o controle seja bem mais acertado sobre tudo o que entra e sai do seu negócio. Além disso, é um passo importante para a modernização da sua empresa como um todo. Principalmente, a longo prazo, a tendência é que esses avanços façam uma enorme diferença no seu resultado de vendas.

2. Registros mais eficientes

O registro manual das suas vendas, por exemplo, pode aumentar a incidência de erros nesses documentos, o que tende a complicar o seu trabalho de gestão. Com os pagamentos online, essas funções são automatizadas, evitando que você e a sua equipe percam tempo com o trabalho de checagem e conferência de tudo aquilo que foi registrado.

3. Integração online e offline

Caso você pense em vender online, os meios de pagamento digital tornam essa adaptação ainda mais simples. A integração entre os mundos on e offline é otimizada, o que amplia as possibilidades de venda. Tudo isso de forma controla e prática, evitando que a concorrência conquiste os seus clientes.

Em um cenário pós-Covid-19, a tendência é que o digital ganhe ainda mais espaço. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, 49% dos brasileiros vai priorizar a jornada de compra digital nos próximos meses. Imagine depender apenas das suas vendas nas lojas físicas. O impacto a longo prazo pode ser significativo.

4. Maior segurança

Com o pagamento digital, as duas partes envolvidas na transação são beneficiadas com maior segurança. O número de fraudes, por exemplo, tende a diminuir consideravelmente. A longo prazo, os resultados financeiros do seu negócio se tornam muito melhores. A segurança também pode ser relacionada com a saúde, reduzindo o contato físico com notas, cartões e, até mesmo, maquininhas.

5. Mais variedade de opções

Ao adotar métodos de pagamento digital, a sua empresa pode oferecer mais opções para os seus consumidores. Em vez de limitar o pagamento ao dinheiro e cartão, por exemplo, o link de pagamento é uma opção cada vez mais utilizada. Quando falamos em experiência do consumidor, qualquer detalhe pode fazer uma enorme diferença entre uma perda e uma conversão.

Com a transformação digital acelerada, existem cada vez menos desculpas para se adaptar a essa nova realidade. Por isso, é importante procurar por soluções que entreguem respostas para as principais necessidades do seu negócio. Ao oferecer a possibilidade de pagamento digital aos seus clientes, inúmeros caminhos podem se abrir, e os resultados tendem a melhorar.

Agora que você já sabe como o pagamento digital pode ser importante, Quer continuar revolucionando e vendendo muito seus produtos e serviços? A Linx Pay te ajuda! Aqui, você tem um ecossistema completo de soluções na palma da sua mão, com recursos para explorar o universo online, offline ou a combinação perfeita dos dois.

 

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Ir para

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas