Estética e saúde
Lembretes de consultas médicas para redução de faltas
As faltas em consultas médicas representam um desafio significativo para a eficiência do sistema de saúde, afetando tanto pacientes quanto
As clínicas médicas podem obter grandes vantagens ao melhorar a comunicação entre os médico e paciente. E a tecnologia tem um papel fundamental nisso!
Em qualquer segmento que lide com clientes, ter uma boa comunicação é requisito fundamental. Quando se lida com dados pessoais, então, saber se comunicar faz toda a diferença para gerar mais confiança e obter melhores resultados. É o caso das clínicas médicas, em que a troca de informações entre pacientes e médicos faz toda a diferença.
Na prática, porém, nem sempre é isso que acontece. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Toronto, 54% das queixas dos pacientes e 45% de suas preocupações não são identificadas pelos médicos durante as consultas. Ao mesmo tempo em que o paciente pode ter dificuldade em explicar seus sintomas, os médicos nem sempre estão preparados para fazer uma escuta ativa: um estudo realizado na França mostrou que 83% do que foi dito nas consultas foi falado pelo especialista.
É comum que o paciente não consiga explicar corretamente sua dor, ou que não se sinta à vontade para fazer perguntas que poderiam esclarecer dúvidas sobre o tratamento. Como resultado, o paciente sai da consulta sem confiar completamente no médico, o que leva à diminuição da aderência ao tratamento – implicando em resultados menos eficientes.
Para resolver esses obstáculos de comunicação, é preciso humanizar a relação entre médico e paciente. Como fazer isso?
O primeiro passo para melhorar a comunicação entre médico e paciente é estabelecer uma cultura de atendimento humanizado na instituição. Ter profissionais que atendam bem os pacientes é ótimo, mas se toda a cultura organizacional não caminhar nesse sentido, em pouco tempo isso se perde.
Construa canais abertos de comunicação e crie relações de trabalho baseadas em respeito e transparência, capacitando os colaboradores e estimulando o trabalho em equipe, em um ambiente que gere confiança e bem-estar entre os profissionais. Isso se refletirá na maneira como o atendimento é prestado aos pacientes.
Oferecer treinamentos aos colaboradores e médicos é essencial, uma vez que eles são os responsáveis pela jornada do paciente na clínica. Ter simpatia, paciência, agilidade, escutar ativamente e falar de forma clara (explicando a terminologia médica para o paciente) são aspectos essenciais para gerar essa boa jornada e melhorar a comunicação.
Uma boa comunicação entre médico e paciente tem consequências positivas para o relacionamento, para a qualidade do diagnóstico e para a aderência ao tratamento sugerido.
Para os pacientes, uma boa comunicação aumenta a possibilidade de que o tratamento seja seguido. Afinal de contas, se durante a consulta o médico desenvolver uma relação eficaz e de confiança com o paciente, informando-o bem sobre as possibilidades e os argumentos para o diagnóstico, a adesão ao tratamento será maior. Por isso, é importante que o paciente perceba que possui abertura para conversar com o médico sobre cuidados, dúvidas e tratamentos.
Além disso, para que o tratamento tenha sucesso, é essencial que o paciente saia da consulta com a sensação de que foi bem atendido, foi ouvido e teve suas dúvidas solucionadas. Isso fará não apenas com que ele siga o tratamento, mas que retorne àquela clínica no futuro se for necessário.
Para os médicos, ter uma comunicação mais clara com os pacientes é importante para compreender melhor suas queixas e poder entender seus medos, questionamentos. Com isso, ele consegue abertura para que o paciente seja mais preciso na descrição dos seus sintomas, facilitando o diagnóstico.
Uma consequência de um melhor diagnóstico é a diminuição de erros clínicos, uma vez que identificar corretamente o problema leva ao tratamento mais adequado, trazendo mais rapidamente a solução do problema.
Está acontecendo em toda parte. Os clientes têm buscado, cada vez mais, formas de interação rápidas e práticas – e nada tem se mostrado mais rápido e prático do que o smartphone. Da marcação de consultas ao acompanhamento, o uso de ferramentas de mensagem vem se mostrando muito eficiente para gerar uma comunicação clara entre médico e paciente.
Adotar ferramentas de mensagens permite que o paciente faça a marcação de consultas e exames de forma digital, recebendo confirmações por e-mail e SMS e podendo reagendar ou cancelar por esses mesmos canais, de maneira muito prática. Dessa forma, a recepção da clínica passa a atender clientes 24 horas por dia, com muita praticidade.
Da mesma forma, os resultados de exames ficam disponíveis em formato eletrônico, em um sistema criptografado para oferecer segurança a essas informações altamente pessoais. Os pacientes acessam de maneira prática, podem dar andamento à interação com o médico e mantêm a confiança ao longo de toda a jornada.
Os resultados também aparecem no racional do negócio da clínica. Dados do Linx Clinic Web mostram que, entre os clientes que utilizam a solução sem o módulo de mensageria, o absenteísmo médio é de 23,91% – a cada 4 pacientes, 1 falta à consulta. Já entre os que usam ferramentas de mensagem, esse número cai para 6,57% – o equivalente a 1 falta a cada 15 consultas.
Assim, uma clínica que realiza 100 agendamentos por mês utilizando ferramentas de mensageria, tem um ganho de 72% de receita em relação a quem não usa. É um resultado extremamente positivo do ponto de vista financeiro – e que gera uma relação de confiança muito mais sólida entre médico e pacientes.
Com o Linx Clinic Web, a comunicação entre médico e pacientes nas clínicas médicas passa a ser muito mais ágil e eficiente. Agende uma demonstração gratuita da plataforma e descubra por que realizamos mais de 570 mil agendamentos por mês e temos 15 mil médicos ativos na plataforma.