Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Os benefícios de investir na automação do posto de combustível

Os benefícios de investir na automação do posto de combustível

O sucesso de um negócio está diretamente ligado às decisões tomadas pelos gestores e suas equipes. Assim, é necessário que esses profissionais tenham em mãos as informações mais completas e consistentes no menor tempo possível.  

Em um posto de combustível isso é crucial. Além do abastecimento, é comum haver outras frentes de atendimento, como uma loja de conveniência, serviços de lavagem e de troca de óleo. Neste caso, o volume de informações e dados gerados aumenta consideravelmente, sendo impossível captar tudo manualmente e manter o controle no papel ou excel.

Neste contexto, uma solução é investir na automação dos processos do posto.

Por que investir na automação do posto de combustível?

A competitividade do posto pode aumentar consideravelmente com o uso de uma ferramenta de gestão. Isso porque as funcionalidades da plataforma permitem que a comunicação entre os setores, a análise de dados e as tomadas de decisão fiquem muito mais ágeis e efetivas, possibilitando reajustar as suas ações em curto prazo em função de um monitoramento eficiente. Quer conhecer mais vantagens desse investimento? Confira:

Fidelização de clientes

Com um público fiel, que gera receita recorrente, é possível antecipar cenários e reduzir os impactos de um mercado cada vez mais incerto. Mas para alcançar a tão desejada fidelização do público, é preciso converter um consumidor arredio ao ato de abastecer em um cliente frequente.

O sistema de gestão permite manter um histórico de atendimento e assim personalizar o contato. É possível, por exemplo, oferecer descontos para clientes recorrentes ou oferecer brindes em datas especiais. Outra vantagem é aumentar a agilidade na prestação do serviço do frentista, que gasta menos tempo com burocracia e libera o cliente para seguir seu caminho mais cedo.

Otimização de processos

O frentista tem características muito próprias de modelo de trabalho, escolaridade e padrão de uso de tecnologia. Por isso, toda solução precisa partir de premissas específicas. Sendo assim, invista que um sistema de gestão que não só facilite a administração do negócio, mas também a rotina de trabalho da sua equipe.

Uma ferramenta com navegação intuitiva (ou similar às que o frentista já esteja acostumado, como as mídias sociais) melhora a produtividade e qualidade da inserção de dados no sistema, já que será usada plenamente. Com isso, a empresa ganha duas vezes, ao melhorar a experiência do cliente – que não fica parado esperando sua nota fiscal – e ao ter processos administrativos sendo executados plenamente.

Controle das informações

Outra vantagem de aderir às tecnologias de gestão é fugir dos papéis, cadernos, planilhas e anotações dispersas. Com tudo em um ambiente virtual, organizado e sistematizado, não há mais perda de informação. Os backups são feitos regularmente, permitindo que você acesse dados fácil e rapidamente.

Outro ponto importante é poder dar acesso tanto à sua equipe administrativa quanto aos frentistas a informações de maneira integrada. Assim, os processos acontecem de forma mais fluída, os dados são facilmente encontrados e disponibilizados, o que gera maior produtividade no dia a dia de trabalho.

Acesso a indicadores

Controlar indicadores estratégicos é uma premissa para manter o crescimento de qualquer negócio. Neste sentido, a automação garante que eles estejam organizados de forma clara, o que facilita o entendimento do seu significado. Isso sem falar na geração de insights que a organização das informações oferece, uma vez que é possível acessá-las em forma de gráficos e percentuais, facilitando a interpretação da situação real do seu posto.

Gestão fiscal

O cenário fiscal brasileiro é complexo: a carga tributária, o modelo de cálculo de impostos e o controle exigido pela legislação estão em constante atualização. Portanto, é fundamental que o seu sistema de gestão esteja preparado para atender a todas às demandas tributárias do seu posto de combustível.

Controle financeiro

O controle minucioso proporcionado pelo sistema de gestão também é responsável por otimizar o controle do estoque de combustível, que pode ser atualizado em tempo real conforme as vendas do dia. Assim, é possível evitar a frustração de um consumidor que chega ao posto para abastecer, mas encontra tanques vazios, bem como manter um controle financeiro mais confiável, evitando erros humanos.

Conhecimento de negócio

Todos os dados, comparativos entre períodos, análise dos hábitos e perfis dos consumidores captados por um sistema de gestão possibilitam um conhecimento profundo sobre o seu público e a sua operação, gerando informações que irão auxiliar no desenvolvimento do seu negócio em longo prazo.

Investir na automação do posto de combustível é uma iniciativa que traz melhorias melhorias em todas as áreas da empresa a partir de uma importante integração. Mais do que nunca, ter informação é ter poder. Então, o conhecimento a poucos cliques e de forma inteligente leva a uma gestão de sucesso.

Contato comercial
Envie uma mensagem ou Chat online

Telefone Comercial:

3003-0400

Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.