Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Todos sabemos que os hábitos de consumo não se mantêm os mesmos por muito tempo, mas nos últimos anos essa transformação atingiu uma velocidade jamais vista. O que é febre em um ano, no outro já pode ser obsoleto.
Um caso recente que vem à mente são as paletas mexicanas que tomaram conta do País anos atrás e hoje já não vemos mais tanta oferta desse produto no mercado.
Dado este cenário, entender mais a fundo seus clientes atuais passa a ser fundamental, porém como fazer isso?
Ter um sistema de gestão para restaurantes te ajuda a ter uma visão clara e intuitiva de diversos indicadores que te permitem ser mais assertivo em suas tomadas de decisão.
Outro incremento importante para a sua operação no momento de entender o comportamento do consumidor é ter um sistema de CRM para restaurantes que traz informações em tempo real. Ele também possibilita ações de relacionamento mais ágeis e flexíveis.
Uma gestão mais automatizada do seu restaurante contribui para uma melhor compreensão das preferências do público: o que cada um consome, a que horas, com qual frequência, entre outros indicadores essenciais.
Assim, você consegue se aproximar do seu público e construir relacionamentos mais fortes e duradouros, o que é fundamental nos dias de hoje.
Para te ajudar a construir um negócio mais saudável, separamos os 5 principais benefícios de conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes:
Todo gestor sabe o quanto é difícil construir um cardápio que atenda a todos e não tenha itens sem saída. Muitas vezes um estabelecimento tem o seu carro-chefe, aquele item que é mais vendido, mas alguns dos itens complementares não vendem como o esperado.
Para sanar isso é necessário entender quais são exatamente os produtos que o seu cliente deseja.
Entender quem vai ao seu restaurante, o que consomem e desejam, passa a te dar uma ideia mais clara de como compor melhor seu cardápio: quais produtos ofertar, a quais preços e a que horas do dia.
Compreender o que seus clientes consomem nas diferentes refeições do dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) te fará notar que você pode construir diferentes cardápios para diferentes momentos do dia.
Por exemplo, nem tudo o que sai no café da manhã, sai no almoço e vice versa. Esse é um caso clássico de padarias, que focam nos matinais pela manhã e nos pratos feitos durante o almoço.
Com essas informações, você pode também construir combos promocionais mais inteligentes que impulsionarão o seu negócio e irão atrair mais clientes.
Construir suas ofertas de forma mais contextualizada vai trazer muitos ganhos para a sua operação.
Você já vivenciou a experiência de lançar uma campanha promocional, mas não conseguir mensurar os resultados dela? Imagino que sim, pois isso é recorrente no mercado de Food Service.
Sem mensurar os resultados, você não consegue saber se deve repetir essa promoção, fazer apenas pequenos ajustes ou se deve mudar o rumo do barco por completo.
Tomar decisões às escuras é o pesadelo de qualquer gestor. Ao ter um sistema de CRM para restaurantes, você passa a lançar campanhas com poucos cliques e fazer o monitoramento dos resultados em tempo real.
Outro ponto relevante é não tratar mais todos os clientes da mesma forma, pois o novo consumidor busca por personalização. Crie segmentações em suas campanhas, oferecendo aquilo que é mais aderente a eles.
Por exemplo, mulheres de 40 a 55 anos de idade, que consomem no seu restaurante com uma recorrência mensal e a um ticket médio de 45 reais, provavelmente, não estão propensas a consumir os mesmos itens que mulheres de 16 a 22 anos que consomem a cada 6 meses a ticket médio de 20 reais.
Por isso, o ideal é montar combos promocionais específicos que foquem naquilo que seus diferentes públicos mais almejam. Assim, você conquistará os melhores resultados.
Conhecemos casos de restaurantes que tiveram ROI na casa de 78% em suas campanhas ao segmentá-las para públicos específicos.
O cliente moderno responde muito melhor quando é impactado por aquilo que faz sentido para ele.
Fidelizar clientes é uma das maiores dificuldades de qualquer operação de Food Service, ainda assim, todo restaurante pode e deve investir para ter uma taxa maior de fidelização.
Tenha em mente: clientes que recomendam e retornam são os melhores amigos do seu negócio e o “boca a boca” segue sendo a melhor forma de divulgação de uma marca.
Ao entender os hábitos de consumo de quem vai ao seu restaurante isso se torna mais fácil, pois você é mais assertivo no atendimento, entregando exatamente aquilo que o consumidor deseja.
Para maximizar esses pontos positivos derivados da fidelização, construa um programa de fidelidade personalizado para o seu restaurante.
Os clientes que mais consomem no seu restaurante gostam de ser recompensados pelo alta frequência de compra e isso faz com que voltem a consumir no seu estabelecimento.
Conforme dados da Smallbizgenius, 75% dos consumidores afirmam que dão preferência a empresas que oferecem um programa de fidelidade com recompensas.
Esse dado deixa claro o ganho que você pode ter ao construir um relacionamento mais próximo com seus melhores clientes: maior fluxo de vendas.
Um programa de fidelidade também te ajuda a ter acesso a mais dados dos seus clientes que podem ser muito valiosos para ações de Marketing, como disparo de e-mails, SMS, notificações push, entre outras.
Os clientes fiéis são a base do seu negócio e ajudarão a alavancar seus resultados, portanto, busque sempre crescê-la.
Conhecemos um caso de sucesso onde uma rede de restaurantes aumentou seu número de clientes no programa de fidelidade de 27mil para 55mil em apenas um mês.
Premie seus consumidores mais assíduos e tenha uma base maior de soldados da sua marca.
Ao conhecer melhor os seus clientes, você os fideliza, como mostrado no tópico acima. Porém, muitos se perguntam se isso traz, de fato, um grande retorno financeiro para o negócio que faça valer a pena o esforço. As pesquisas mostram que sim.
Em uma pesquisa recente de Harvard, foi evidenciado que ao aumentar a sua taxa de fidelização em 5%, você pode aumentar seu lucro entre 25% e 95%.
Em outra pesquisa da Marketing Metrics, foi mostrado que a probabilidade de realizar vendas adicionais, que incrementam o ticket médio, para um cliente fidelizado é de 60% a 70%, enquanto que para novos clientes é de apenas 5% a 20%.
Clientes fidelizados gastam mais, portanto se você ainda não tem um programa de fidelidade por achar que não vale o esforço, chegou a hora de mudar e construir uma mecânica de fidelização personalizada para a sua operação e ver seus resultados decolarem.
Conforme pesquisa recente da Vivendi, 77% das marcas poderiam deixar de existir e ninguém sentiria falta, pois elas não engajam seu público.
Construir uma marca forte se torna ainda mais essencial para bares e restaurantes na busca por diferenciação em um mercado tão acirrado quanto o Food Service.
Aqueles que trabalharem bem o seu principal ativo, a marca, terão vantagens competitivas perante à concorrência.
Ao entender o seu público a fundo e o que os engaja você será capaz de construir uma marca muito mais condizente com as expectativas dos seus clientes atuais ou clientes potenciais.
Entregar uma mensagem clara do que é a essência da sua marca e ela fazer sentido aos seus consumidores deve ser uma das prioridades do seu negócio. Não deixe de olhar para isso.
O seu cliente precisa ser o centro de todas as suas tomadas de decisão, mas o primeiro passo para uma ação bem estruturada é compreender seus hábitos e suas necessidades.
Ao entender suas preferências, ofertar exatamente aquilo que ele deseja e ser dinâmico fazendo ajustes rápidos na sua operação você impulsionará os resultados do seu negócio.
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