Aproveite as oportunidades no varejo de proximidade

Aproveite as oportunidades no varejo de proximidade

A transformação do varejo dá ao Varejo de proximidade a possibilidade de estar sempre em contato com o consumidor, tanto na loja física quanto por meios digitais.

Lojas de conveniência, adegas, padarias, minimercados de vizinhança e outros formatos típicos do Varejo de Proximidade estão em alta no Brasil. As mudanças de comportamento dos consumidores durante a pandemia aumentaram a importância do relacionamento próximo com os clientes. Isso favoreceu as pequenas compras de reposição, que ganharam força no último ano.

Dados da Allis, empresa de field marketing, apontam um aumento de 20% na busca por comércios próximos de casa. Localização privilegiada, facilidade para chegar e comprar, e mix adequado às necessidades dos clientes são fatores cada vez mais valorizados.

Uma pesquisa da Accenture mostra que 56% das pessoas disseram comprar mais do comércio local durante a pandemia e 79% querem comprar ainda mais desses estabelecimentos no pós-pandemia. Ao mesmo tempo, segundo a GfK Brasil, quase 40% dos donos de comércios de proximidade mudaram o mix de produtos em suas lojas no ano passado, adequando o sortimento às necessidades dos consumidores.

Tecnologia é essencial

Por se tratar de um setor em que as compras acontecem várias vezes por semana, ou até mesmo diariamente (nada como um pão quentinho, não é mesmo?), os varejistas de proximidade estão ficando mais avançados. Com o uso de tecnologia, e respeitando as diretrizes da LGPD, passam a analisar dados de comportamento dos clientes para entender melhor seus hábitos e oferecer o produto certo, na hora certa, pelo melhor preço.

Cada vez mais, o uso de tecnologia se torna uma necessidade no varejo de proximidade. Em um segmento de comércio marcado pela velocidade, agilidade e hiperlocalização, somente quem compreende muito bem seu cliente consegue ocupar cada metro quadrado do piso de vendas com os produtos certos, na quantidade exata. O espaço limitado é um fator extra: cada produto parado no estoque representa a perda de venda de um outro item. Por isso, ter um sistema de gestão para cuidar do estoque e da gestão fiscal/financeira é essencial para o sucesso do negócio.

Incorpore recursos digitais

Encantar o cliente se torna um desafio ainda maior – e traz mais oportunidades – quando se somam as possibilidades digitais. O crescimento dos aplicativos de delivery e a corrida do e-commerce pela entrega no mesmo dia mostram que os clientes querem receber imediatamente suas compras. Não é à toa que, na Black Friday 2020, o número de pedidos online enviados a partir do comércio mais próximo do cliente saltou 142% em relação ao ano anterior. Os clientes se acostumaram, na pandemia, a comprar de tudo pela internet e receber rapidamente.

Experiência de compra jornada de compra

Para o Varejo de Proximidade, que tem a vantagem de entregar com grande agilidade, este é um grande momento. Para que isso aconteça, porém, é preciso integrar as informações dos estoques de cada ponto de venda, com atualização em tempo real. Dessa forma, WhatsApp, aplicativos, redes sociais e e-commerce passam a se conectar ao comércio físico e dão mais opções aos consumidores. É conveniência para o cliente e uma gestão cada vez mais inteligente para o seu negócio.

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