Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
As transformações na dinâmica dos negócios estão mudando devido à criação de novas tecnologias. Uma das grandes melhorias previstas para 2021 é a implementação do open banking no Brasil — mecanismo que vai permitir a criação de um ecossistema financeiro digital que promete grandes benefícios ao varejo.
Com esse recurso, os clientes (PF e PJ) poderão compartilhar suas informações financeiras, se assim desejarem, para negociar com as instituições sobre opções de produtos e serviços especializados.
Para o varejista, isso significa um ganho de eficiência nas operações de crédito, melhores condições de financiamento e novas alternativas de contratação. Se você quer saber mais sobre essa novidade, continue a leitura e descubra como ela pode ajudar o seu negócio!
Sua tradução literal significa “banco aberto”. Essa novidade do setor financeiro foi criada com o intuito de oferecer uma ampla gama de opções para o consumidor gerir seus dados monetários e deve estar totalmente implementada até outubro de 2021.
Assim, o cliente também terá direito às informações, diferente da estrutura anterior, quando os bancos detinham o controle. Existe um ganho em termos de poder de decisão, e a pessoa não fica presa a nenhuma entidade financeira. Portanto, desde que o indivíduo autorize, o sistema vai permitir o compartilhamento entre as demais instituições financeiras regulamentadas.
Para o varejo, além dos benefícios enquanto cliente do sistema bancário, há ainda outras vantagens associadas à possibilidade de financeirização das grandes lojas com a finalidade de fornecer serviços financeiros para os consumidores. Existem, ainda, outros aspectos que devem ser destacados quanto às aplicações do open banking.
No sistema tradicional, quando você opta por realizar um financiamento ou alguma outra atividade financeira de longo prazo, normalmente se preserva o vínculo com a instituição que o cedeu, mesmo em casos de insatisfação com os serviços prestados.
Com o open banking, isso deixará de ser um problema, pois você poderá autorizar o acesso de outras instituições, receber diversas ofertas e escolher a melhor alternativa. Desse modo, você poderá escolher as soluções oferecidas em diferentes instituições.
Além de melhores condições de taxa de juros e financiamento, há também uma redução no número de intermediários para executar muitos processos, resultando em redução dos custos nos meios de pagamento e, por consequência, nas taxas que chegam aos clientes.
A criação desse ambiente vai permitir que diversas entidades ofereçam recursos no mercado e a criação de melhorias como foi o Pix para varejistas. Com isso, há grande expectativa para a redução nas taxas de juros, bem como maior poder de barganha por parte dos consumidores.
Além disso, como há flexibilidade dos dados, várias instituições podem criar ofertas personalizadas e específicas para atender cada pessoa.
Essa tecnologia vai proporcionar aos varejistas os recursos necessários para:
● melhorar a eficiência em suas operações de crédito;
● ampliar as opções de parcelamento;
● customizar produtos e serviços conforme sua demanda.
Consequentemente, custos como a recuperação de dívidas e provisão de devedores são minimizados com o uso adequado desse mecanismo.
Também existem melhorias nos recursos de precificação devido à análise das informações do open banking. Assim, o acesso a mais informações vai permitir que o estabelecimento conheça ainda mais a demanda, os produtos que deseja e qual preço pode pagar por eles. Contar com esses recursos vai proporcionar alavancar qualquer projeto e otimizar os resultados do seu negócio.
Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.